Após revelar ao mundo o conceito K-ZE, a versão elétrica do Kwid que estreia em 2019 e também está previsto para o Brasil até 2022, a Renault antecipa no Salão de Paris como se dará a mobilidade premium daqui a alguns anos.
Chamado pela marca francesa como ‘a carruagem dos tempos modernos’, o EZ-Ultimo é uma solução de carro autônomo, elétrico,conectado e compartilhado que mira o transporte de passageiros.
A ideia da montadora é que esse tipo de projeto seja utilizado sob demanda, seja para um curto e médio trajeto, como oferece hoje em dia os aplicativos de transporte individual privado, ou mesmo longos trajetos e até o dia inteiro.
>> Confira 7 destaques do Salão de Paris que chegarão ao Brasil
Seria uma espécie de ‘Uber do futuro’, voltado não só para particulares, mas também para passeios turísticos e viagens de negócios, oferecendo durante o deslocamento doses extras de conforto e bem-estar, numa atmosfera luxuosa.
Está surgindo uma nova era da mobilidade, com uma evolução nas tendências de consumo, enquanto que a cada dia mais as pessoas preferem serviços de transporte sob demanda.
Por fora o visual longo que lembra um charuto mescla uma enorme área envidraçada do para-brisa ao teto a pequenas peças em formato de losango - tal qual o logotipo da marca -, que cria o efeito de ‘escamas de peixe’.
Elas funcionam como um espelho, filtrando a visão para o interior do veículo a fim de preservar a intimidade de seus ocupantes, deixando um leve efeito de transparência.
O acesso dos passageiros é facilitado por uma ampla porta automática e um banco deslizante e pivotante, que vem receber o usuário.
>> Ferrari Monza faz estreia mundial com motor mais potente da história
Reinventando a vida a bordo
Por dentro, o luxo predomina. Há piso de madeira, bancadas em mármore nas laterais e couro e veludo para a cadeira e o banco. Segundo a fabricante, o interior foi concebido para que as pessoas se descontraiam em um lounge relaxante e agradável.
A Renault firmou parcerias com empresas do setor de mídia para reinventar a vida a bordo do veículo.
>> Ford confirma fim do Focus no Brasil
Os ocupantes terão à disposição um novo sistema de infoentretenimento, chamado de AEX (Experiência Editorial Aumentada, na sigla inglesa). Informações, noticiários, conteúdo multimídia, como vídeos, e dados da viagem poderão ser vistos no para-brisa e vidros laterais, oferecendo uma experiência imersiva bastante realista.
A tecnologia também poderá interagir com celulares e fazer sugestões inteligentes para serem aplicadas no dia a dia.
Motorista vira passageiro
O EZ-Ultimo vem equipado com o nível de 4 de condução autônoma, pela qual o condutor poderá se juntar aos passageiros, delegando toda a responsabilidade da direção à inteligência artificial, que, aliás, no caso deste projeto, recebe as pessoas com uma voz sedutora e convida para um tour pelas redondezas.
>> Jovens estão tirando cada vez menos a CNH; entenda o motivo
Assim o motorista terá mais tempo para ler, ver um filme, trabalhar e descansar enquanto o veículo se desloca até ao destino.
Porém poderá assumir o volante se preferir, por exemplo em situações extraordinárias como em condições meteorológicas adversas.
O EZ-Ultimo representa esta nova era, oferecendo uma experiência exclusiva premium a bordo de um robô-veículo que pode ser personalizado em função do fornecedor de serviços.
Trilogia EZ de mobilidade urbana
Considerada uma das estrelas do Salão de Paris, o EZ-Ultimo é o terceiro membro da família de carros-conceito criados pela Renault na área de serviços de mobilidade urbana autônomos.
Ele compartilha a mesma plataforma modulável e elétrica do EZ-Go, carro autônomo direcionado ao transporte sob demanda, apresentado no Salão de Genebra, e do EZ-Pro, solução autônoma voltada ao transporte de carga para a última etapa da rota, visto em setembro no salão de veículos comerciais de Hannover.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast