A Renault revelou oficialmente como será o modelo que mistura características de SUV e de sedã e que chegará ao Brasil em 2020. O inédito Arkana apareceu sob a forma de conceito no primeiro dia do Salão de Moscou, que abriu as portas nesta quarta-feira (29).
A novidade estreará primeiro na Rússia em 2019, mas a montadora francesa irá comercializá-lo em outras regiões, como Ásia e América Latina, o que inclui o nosso mercado - o nome já está até registrado no instituto de patentes industriais do Brasil desde o ano passado.
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O Arkana é “uma fusão da elegância de um sedã com a robustez de um SUV”, disse a marca durante a apresentação mundial na Rússia.
Visualmente ele segue a atual identidade de design da marca, com assinatura em led dos faróis invadindo o para-choque em formato de 'C', além das barrinhas horizontais na grade e na entrada de ar inferior. Na traseira, uma linha em led atravessa o porta-malas, ligando as lanternas.
O carro é classificado pela Renault como um crossover cupê e terá uma boa distância da carroceria em relação ao solo e rodas aro 19, o que mostra a aptidão para rodar também na terra.
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O porte elevado e linhas angulosas fazem lembrar modelos premium como BMW X6 e Mercedes-Benz GLE Coupé. Mas ele é um pouco maior que o Duster e o Captur. O interior do veículo não foi mostrado no Salão de Moscou.
Pelo tamanho, virá para brigar com Jeep Compass, líder de vendas no segmento, porém deve encarar também VW Tiguan, Peugeot 3008, Kia Sportage e Hyundai New Tucson. Ou seja, chegará com preços entre R$ 110 mil e R$ 140 mil.
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Produção no Paraná
A Renault planeja usar a plataforma CMF-B, uma derivação esticada da mesma base do Kwid (CMF-A), porém com dimensões e qualidade dos materiais superiores aos empregados no subcompacto.
Fala-se também de o Arkana ser construído a partir de uma versão atualizada da plataforma compacta B0, a mesma do Captur, Duster e Sandero, rebatizada de B0+. Ambas possibilitam ao SUV-cupê ser feito na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR).
E também de usar o futuro motor 2.0 (de 4 cilindros), da família SCe, que chegará juntamente com o novo Duster no ano que vem. O câmbio deverá ser o automático do tipo CVT, com tração dianteira.
Mas pode haver uma surpresa sob o capô: há rumores de que ele adote o motor 1.3 Energy TCe, turbo com injeção direta, que será feito em parceria com a Mercedes-Benz para gerar até 170 cv.
Na Europa, virá equipado com os propulsores 1.2 e 1.6 turbo a gasolina, além da opções a diesel com tração integral nas versões mais caras.
Novo Sandero e Duster
Antes da chegada do Arkana ao Brasil, a Renault terá outros importantes lançamentos. Neste ano estreia a picape média Alaskan, enquanto que para 2019 estão previstas as reestilizações de Sandero e do Logan (1.º semestre) e do Duster (2.º semestre).
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