Apesar de perder para o Kwid o posto de modelo mais vendido da Renault no Brasil, o Sandero continua a ter um papel importante na estratégia da marca para conquistar cada vez mais espaço no mercado brasileiro.
A previsão da empresa francesa em atingir 10% da fatia em três anos passa pelo hatch, que tem uma boa parcela de responsabilidade para a Renault conquistar a quarta posição entre as montadoras que mais vendem carros no país atualmente.
Dentro deste planejamento, o Sandero ganha uma atualização para se manter competitivo até a chegada da nova geração, estimada para 2022 e com a plataforma CMF-B do Clio francês
>> A história dos Porsches que afundaram no mar e renasceram para o Brasil
>> Nissan lança o elétrico Leaf com choque no preço; veja como ele anda
A linha 2020 já está nas lojas com um visual repaginado feito pelo Centro de Design da marca em São Paulo, com o objetivo de se aproximar do estilo europeu.
O modelo também adota o câmbio automático CVT Xtronic, desenvolvido pela parceira Nissan e que gerencia Kicks, Duster e Captur.
Esta novidade sepulta de vez qualquer lembrança do ultrapassado automático de quatro marchas que equipava o hatch no passado, e, principalmente, do criticado automatizado Easy'R.
A típica morosidade da transmissão CVT pode ser amenizada com as trocas manuais e sequenciais das seis marchas simuladas na alavanca seletora.
Há ainda novos itens de série e melhorias no acabamento interno, que melhoraram a percepção de conforto. O Sandero também incorpora as nomenclaturas Life, Zen e Intense, já usadas por Kwid e no Captur.
Controle de estabilidade e luz diurna em led
De série, o carro ganhou airbags laterais, Isofix para a fixação de cadeirinhas infantis e luz diurna em led integrado aos faróis.
As versões CVT vêm equipadas com controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampa. E são identificadas pelas molduras em plástico preto nas caixas de roda.
Na dianteira a grade frontal mantém o mesmo formato, mas muda a aparência conforme a versão e exibe detalhes cromados. Já para-choque e nichos das luzes de neblina foram redesenhados.
>> Governo oficializa as novas regras para tirar a CNH; veja o que muda
>> Toyota prepara seu primeiro SUV compacto no Brasil e já tem data de estreia
A mudança mais destacada por fora está na traseira. As lanternas agora seguem o design do Mégane europeu, em estilo horizontal que invade o porta-malas - há quem enxergue semelhanças com as lanternas do Fiat Argo.
Interior sugere mais requinte
Por dentro, o uso de tecido e novos padrões de revestimento disfarçam bem a profusão de plástico duro na cabine. O teto em tom escuro, por exemplo, passa um ar de requinte.
Nas versões mais caras parte do painel ainda mantém o acabamento em preto brilhante.
Já a lista de equipamentos foi engrossada com a central multimídia Media Evolution disponível com conexão Android Auto e Apple CarPlay. Com isso, será possível usar Spotify, Waze, Google Maps e áudoos de WhatsApp na tela de 7".
Outra novidade em todas as versões é a chave canivete, com comando de abertura e fechamento das portas.
O Sandero se destaca por oferecer o maior porta-malas do segmento, com 320 litros, e também a maior distância no ente-eixos (2,59 m).
A versão esportiva R.S. segue as mesmas mudanças da versão 'mais calma' e incorpora novas rodas diamantadas aro 17 na cor preta diamantadas.
Turbo fica para mais tarde
A motorização mantém as opções 1.0 SCe, de três cilindros, que rende 82/79 cv, e o 1.6 SCe, de quatro cilindros e 120/118 cv (etanol/ gasolina). O 2.0, de 150 cv e 20,9 kgfm de torque, continua exclusivo no R.S.
A opção turbo ficará para uma outra oportunidade, provavelmente a partir da nova geração. A escolha da Renault vai na contramão dos rivais, que estão apostando no motores pequenos sobrealimentado para melhorar o desempenho e diminuir o consumo.
"No futuro vamos colocar turbo no Sandero, mas por enquanto a família SCe é moderna e entrega bons números de eficiência e rendimento", ressalta Frederic Goyet, diretor de Marketing da Renault do Brasil.
>> Flagra: novo Renault Duster já roda no Brasil; veja o que muda no SUV
Sandero 2020 - preços e versões
Life 1.0
R$ 46.990
- Direção eletro-hidráulica; quatro airbags (dois frontais e dois laterais); luz diurna em led; lantrnas em led; ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix; ar-condicionado; vidros dianteiros elétricos; travas elétricas; chave canivete; e rodas de 15 polegadas.
Zen 1.0
R$ 49.990
Zen 1.6
R$ 55.990
- + central multimídia Media Evolution; volante com comandos de som e telefone; sensor de ré; banco do motorista com regulagem de altura; computador de bordo; coluna de direção com regulagem de altura; alarme; vidros elétricos com função "um toque"; e sistema start-stop (apenas na versão com motor 1.6).
Zen 1.6 CVT
R$ 62.990
- Todos os itens da Zen manual + câmbio automático CVT X-Tronic, controles de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampas; rodas de aço aro 16; e molduras nas caixas de roda.
Intense 1.6 CVT
R$ 65.490
- Todos os itens da versão Zen CVT + ar-condicionado digital; câmera de ré; faróis de neblina; vidros traseiros e retrovisores elétricos; piloto automático com limitador de velocidade; e rodas de liga leve aro 16 diamantadas.
R.S. 2.0
R$ 69.690
- Todos os itens da Zen manual + assistente de partida em rampas; controles de estabilidade e de tração; ar-condicionado digital; câmera de ré; retrovisores elétricos; vidros traseiros elétricos; piloto automático com limitador de velocidade; e rodas de liga leve aro 17 na cor preta com acabamento diamantado.
Logan e Stepway mudam
A renovação na linha 2020 também atinge o Logan e o aventureiro Stepway. Ambos ganham uma nova versão topo de linha, a Iconic.
O hatch mais parrudo agrega algo a mais em relação ao Sandero, como detalhes cromados nos faróis de neblina, apliques plásticos na parte inferior dos para-choques na cor prata e lanternas com lentes escurecidas.
As rodas são em aro 16 diamantadas na cor cinza. O Stepway é oferecido apenas com motor 1.6 SCe, com opção de câmbio manual ou CVT.
Stepway - versões e preços
Zen 1.6
R$ 61.190
- Direção eletro-hidráulica; quatro airbags (dois frontais e dois laterais); Isofix; sensor de ré; ar-condicionado; alarme; faróis de neblina; chave canivete; rádio; start-stop; e rodas aro 16.
Intense 1.6 CVT
R$ 70.990
- Todos itens da versão Zen + central multimídia Media Evolution; controles de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampas; ar-condicionado automático; câmera de ré; vidros traseiros e retrovisores elétricos; piloto automático (controlador e limitador de velocidade); e rodas de liga leve aro 16 biton diamantadas.
Iconic 1.6 CVT
R$ 73.090
- Todos os itens da Intense CVT + bancos de couro; sensor de chuva; sensor de luminosidade; e rodas de liga leve aro 16 biton diamantadas.
O sedã traz a mesma identidade visual dianteira do hatch, mas conserva as lanternas em formato quadrado da reestilização de 2014.
Segundo Frederic Goyet, a marca entendeu que não era necessário mudar as lanternas, que combinam melhor com a proposta do sedã.
A versão CVT (Intense e Iconic) teve a altura elevada em 4 cm da carroceria, chegando a 19 cm de vão livre do solo - o mesmo do Stepway.
O Logan apresenta um dos maiores porta-malas da categoria, com 510 litros, e também de entre-eixos, 2,63 m.
Logan- versões e preços
Life 1.0
R$ 50.490
- Direção eletro-hidráulica; quatro airbags (dois frontais e dois laterais); Isofix; ar-condicionado; vidros dianteiros e travas elétricas; chave canivete; e rodas aro 16.
Zen 1.0
R$ 53.490
Zen 1.6
R$ 59.490
- Todos os itens da versão Life + central multimídia Media Evolution; volante multifuncional; sensor de ré; ajustes de altura do banco e volante; computador de bordo; alarme; vidros elétricos com “one touch”; e stop-start (exclusivo para 1.6 manual).
Zen 1.6 CVT
R$ 66.490
- Todos os itens da Zen manual + câmbio automático CVT X-Tronic; controles de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampa; rodas aro 16; e molduras nas caixas de roda.
Intense 1.6 CVT
R$ 68.990
- Todos os itens da versão Zen CVT + ar-condicionado automático; câmera de ré; faróis de neblina; vidros traseiros e retrovisores elétricos; piloto automático (controlador e limitador de velocidade); e rodas de liga leve aro 16 diamantadas.
Iconic 1.6 CVT
R$ 71.090
- Todos os itens da Intense CVT + bancos de couro; sensor de chuva; e sensor de luminosidade.
*O jornalista viajou a convite da Renault
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião