A aposta de motores menores impulsionados por turbo já é uma realidade na Europa entre as fabricantes automotivas na busca por bom desempenho e emissões mais baixas de poluentes.
No Brasil, aos poucos, essa tendência da tecnologia conhecida como downsizing não é uma exclusividade das marcas premium. As populares Volkswagen, Hyundai, Chevrolet e Ford já têm sua opção turbinada, nas litragens 1.0, 1.4 e 1.5.
A Renault está próxima de entrar neste grupo. Depois de renovar sua linha de motores com a chegada do inédito 1.0 de três cilindros e de um novo 1.6, ambos da família SCe, a montadora prepara o lançamento do 1.3 turbo, também tricilíndrico. A informação é do site Autos Segredos.
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Segundo a publicação, o propulsor será flex e fará sua estreia no mercado brasileiro em 2019, associado ao câmbio manual ou automático. A sua chegada aposentará o atual 2.0, de 148 cv, que equipam os SUVs Duster e Captur, além do Sandero RS. Na Europa, ele ocupará o lugar do 1.2 TCe, de 107 cv, usado na quarta geração do Clio europeu.
O novo 1.0 turbo estaria previsto para empurrar a linha de utilitários e crossovers da aliança Renault-Nissan. Ou seja, Captur, Duster e picape Duster Oroch na marca francesa e Kicks, na japonesa.
Conforme o Autos Segredos, uma peculiaridade desta motorização será o gerenciamento de uma caixa automatizada de dupla embreagem e sete marchas nas opções mais caras - as mais baratas manteriam o atual casamento 1.6 com câmbio CVT, que estreou recentemente no Duster e no Captur.
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A novidade trará injeção direta de combustível, quatro válvulas por cilindro e tecnologia start-stop (que desliga e religa o motor nas paradas rápidas no trânsito), atendendo às rígidas normas de emissões Euro 6c.
A imprensa europeia fala em três níveis de potência: 115, 140 e 155 cv - por aqui, os valores devem subir com a presença do etanol, alcançando até 170 cv.
A expectativa que o 1.3 turbo seja apresentando pela Renault no ano na último trimestre deste ano na Europa e apenas em 2019 no Brasil, até mesmo se enquadrar às regras da Rota 2030, novo regime automotivo brasileiro que substituirá o Inovar-Auto a partir de 2018.
Outras novidades
Mas antes do motor 1.3 turbo, a Renault lançará outras novidades no mercado brasileiro. O próximo será a chegadas às lojas do subcompacto Kwid em agosto, ao preço inicial de R$ 29.990.
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Logo depois estreia o SUV grande Koleos, com preço girando próximo a R$ 150 mil. Para o ano que vem, a dupla Logan e Sandero passará por uma reestilização e adotará o câmbio CVT na motorização 1.6.
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Fala-se ainda de um novo sedã, por enquanto chamado de Projeto LJC. O modelo surgiria no Brasil no segundo semestre de 2018 para aposentar o Fluence.
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