Concorrência
Efeito Duster antecipa nova geração do EcoSport
Com 3.877 unidades emplacadas apenas no mês de novembro, o Renault Duster superou o seu principal concorrente Ford EcoSport em 1.121 carros. Isto levou a Ford a antecipar a apresentação da nova geração do EcoSport. Embora a sua chegada no mercado só esteja programada para o início do segundo semestre de 2012, o carro será apresentado para a imprensa nacional, em uma avant-premiér, no dia 3 de janeiro em Brasília.
A Renault deve fechar 2011 com quase 200 mil veículos vendidos no Brasil, o que faz do país o segundo maior mercado da marca no mundo, atrás da França e à frente da Alemanha. "Só não passamos de 200 mil unidades porque os negócios caíram um pouco neste fim de ano", disse Jean-Michel Jalinier, que deixa este mês a presidência da Renault do Brasil para assumir o comando da Renault Sport F1, que fornece motores para quatro equipes da Fórmula 1. Em seu lugar assume o também francês Olivier Murget, que já trabalhou no Brasil.
Em sua última entrevista coletiva, Jalinier anunciou que fará sete lançamentos no Brasil durante o ano que vem, entre versões e novos produtos. Em balanço de 2011, ano considerado "especial" pela marca, ele afirmou que fechará com 5,6% de participação de mercado e quer 6,5% em 2012. Para isso, a produção da fábrica em São José dos Pinhais, no PR, será aumentada para 100 mil veículos no ano. Serão criados ainda novos centros de engenharia e de treinamento, novos empregos e, conseqüentemente, novos produtos.
A meta da Renault é ter 8% de participação até 2016, com 300 mil veículos comercializados ao ano. Em outubro passado, foi divulgada a injeção de mais R$ 500 milhões na fábrica do Paraná, totalizando R$ 1,5 bilhão para atual ciclo de investimento de 2010-2015.
Ao longo deste ano, a marca realizou 12 lançamentos (entre versões e novos modelos, incluindo as estreias de Fluence e Duster, a reestilização do Sandero, o câmbio automático para as linhas Sandero e Logan e ampliações na oferta do furgão Master) e abriu 28 concessionárias. Lançado para brigar pela liderança na categoria SUV contra o Ford EcoSport, o Duster liderou os emplacamentos nessa divisão em novembro, com 3.877 unidades contra 2.756 do rival, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). "Não pretendemos importar modelos da Europa. Acreditamos que temos produtos adequados para o mercado brasileiro. Nossa prioridade aqui é desenvolver carros para os segmentos de maior volume", finalizou Jalinier.
O jornalista viajou a convite da Renault
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast