Duster lidera o segmento dos utilitários esportivos com 3.877 unidades vendidas em novembro| Foto: Divulgação/ Renault

Concorrência

Efeito Duster antecipa nova geração do EcoSport

Com 3.877 unidades emplacadas apenas no mês de novembro, o Renault Duster superou o seu principal concorrente – Ford EcoSport – em 1.121 carros. Isto levou a Ford a antecipar a apresentação da nova geração do EcoSport. Embora a sua chegada no mercado só esteja programada para o início do segundo semestre de 2012, o carro será apresentado para a imprensa nacional, em uma avant-premiér, no dia 3 de janeiro em Brasília.

CARREGANDO :)
Jean-Michel Jalinier deixa a Renault do Brasil, para assumir a Renault Sport F1
O francês Olivier Murget, que já trabalhou no país, será o próximo presidente da marca
CARREGANDO :)

A Renault deve fechar 2011 com quase 200 mil veículos vendidos no Brasil, o que faz do país o segundo maior mercado da marca no mundo, atrás da Fran­­ça e à frente da Alemanha. "Só não passamos de 200 mil unidades porque os negócios caíram um pouco neste fim de ano", disse Jean-Michel Jalinier, que deixa este mês a presidência da Renault do Brasil para assumir o comando da Renault Sport F1, que fornece motores para quatro equipes da Fórmula 1. Em seu lugar assume o também francês Olivier Murget, que já trabalhou no Brasil.

Em sua última entrevista coletiva, Jalinier anunciou que fará sete lançamentos no Brasil du­­rante o ano que vem, entre versões e novos produtos. Em balanço de 2011, ano considerado "es­­pecial" pela marca, ele afirmou que fechará com 5,6% de participação de mercado e quer 6,5% em 2012. Para isso, a produção da fábrica em São José dos Pinhais, no PR, será aumentada para 100 mil veículos no ano. Serão criados ainda novos centros de engenharia e de treinamento, novos empregos e, conseqüentemente, novos produtos.

Publicidade

A meta da Renault é ter 8% de participação até 2016, com 300 mil veículos comercializados ao ano. Em outubro passado, foi divulgada a injeção de mais R$ 500 milhões na fábrica do Paraná, totalizando R$ 1,5 bilhão para atual ciclo de investimento de 2010-2015.

Ao longo deste ano, a marca realizou 12 lançamentos (entre versões e novos modelos, incluindo as estreias de Fluence e Duster, a reestilização do Sandero, o câmbio automático para as linhas Sandero e Logan e ampliações na oferta do furgão Master) e abriu 28 concessionárias. Lançado para brigar pela liderança na categoria SUV contra o Ford EcoSport, o Duster liderou os emplacamentos nessa divisão em novembro, com 3.877 unidades contra 2.756 do rival, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veí­­culos Auto­­motores (Fenabrave). "Não pretendemos importar modelos da Europa. Acreditamos que temos produtos adequados para o mercado brasileiro. Nossa prioridade aqui é desenvolver carros para os segmentos de maior volume", finalizou Jalinier.

O jornalista viajou a convite da Renault