Por enquanto apenas o BMW i3 e o e.coTech, vendido pela empresa paranaense Hitech Eletric, compõem oficialmente a frota de carros elétricos que circulam pelas ruas brasileiras - os demais são híbridos. Mas a dupla pode ganhar uma companhia em breve.
O Renault Zoe apareceu na tabela 2018 do programa de eficiência energética do Inmetro. Isso pode ser um indício de que a fabricante francesa, com sede brasileira em São José dos Pinhais (PR), estaria disposta a levar adiante a ideia de ter o modelo vendido no país.
O Zoe começou a rodar no país há quatro anos por meio de ações especiais da marca, como com a prefeitura de Curitiba e a Itaipu Binacional, porém ficou longe das lojas pelos pesados tributos de importação.
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Com o anúncio do Rota 2030, regime automotivo que trará incentivos a veículos elétrico e híbridos no Brasil, a vinda do hatch movido a energia pode virar realidade.
Lançado em 2012, o compacto equivale ao Clio europeu. Recebeu uma atualização em 2016 para ficar mais eficiente e melhorar a autonomia, além de ajustes na direção e amortecedores.
Atualmente, utiliza baterias de lítio de 41 kWh, que entre ao motor 90 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. Números que o levam de 0 a 50 km/h em 4 segundos e a 135 km/h de velocidade máxima.
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O modelo possui 4,08 m de comprimento e 2,59 m de entre-eixos, o que garante um bom espaço interior, similar ao do Sandero.
Os dados divulgados pelo Inmetro revelam o consumo médio de cinco versões e com dois tipos de bateria. As configurações são a Life, Intens, Life LR, Intens LR e Ultimate LR.
As duas primeiras teriam bateria com autonomia de 317 km, enquanto as outras entregariam carga para o carro alcançar 370 km sem precisar reabastecer. A versão Ultimate é especial e em alguns mercados na Europa é vendida em parceria com a Bose.
O teste determinou que o elétrico da Renault faz equivalente a 32,2 km/l na cidade e 26,7 km/l na estrada nas versões Life e Intense e os modelos LR registram 31,9 km/l e 26,9 km/l, respectivamente.
Ouvidos pelo site Motor1.com, executivos da Renault admitiram que a Rota 2030 abre possibilidades reais de vendas do Zoe no Brasil. É provável até que o modelo seja uma das atrações do Salão de São Paulo, que ocorre em novembro deste ano.
Na Europa, o elétrico custa € 23 mil (cerca de R$ 107 mil). Por aqui, mesmo com os incentivos, ele não deve custar menos que R$ 120 mil - o BMW i3 começa em R$ 200 mil.
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