A onda do compartilhamento de meios alternativos de mobilidade invadiu os grandes centros. As opções mais comuns são patinetes e bicicletas.
Mas algumas marcas automotivas também participam deste modelo de negócio, locando seus carros para que as pessoas se locomovam pela cidade por um período curto de tempo.
No Brasil, Renault decidiu explorar esse mercado, como parte da estratégia de virar sinônimo de mobilidade sustentável no país, saindo na frente da concorrência.
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Nesta quinta-feira (18), a fabricante francesa inaugurou o sistema de compartilhamento (carsharing) do seu mais recente lançamento no país: o Zoe.
Unidades do carro movido a bateria ficarão disponíveis para empréstimo no Cubo Itaú, espaço responsável por fomentar o empreendedorismo tecnológico da América Latina, situado no coração de São Paulo.
Por ora o compartilhamento, em fase piloto, só poderá ser usado pelas 1,2 mil pessoas que trabalham no espaço e outros 300 funcionários da Renault que ficam no escritório da Vila Olímpia, a alguns quarteirões dali.
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A experiência restrita servirá como termômetro para uma futura abertura do compartilhamento da Renault ao público em geral.
O serviço paulista será administrado pela Joycar, startup residente no Cubo Itaú, ao custo R$ 6 por 15 minutos de uso (preço de lançamento).
O hatch 100% elétrico ficará estacionado em frente ao moderno prédio, juntamente com estações de carregamento rápido disponibilizados numa parceria com a Efacec. A locação é feita via aplicativo, desenvolvido também pela Joycar.
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A Renault começou a vender o Zoe à pessoa física durante o Salão de São Paulo, em novembro passado, com etiqueta de R$ 149.990.
Atualmente a marca francesa é a que mais oferece opções de veículos elétricos no Brasil. São cerca de 200 unidades em circulação por ruas e empresas do país, entre Zoe, Twizy, Kangoo Z.E. e Fluence Z.E.
“Nosso negócio não se resume mais a desenvolver, fabricar e comercializar automóveis. Agora, nós também temos que oferecer soluções de mobilidade”, declarou o presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo.
Expertise trazida da Europa
Líder de vendas de veículos 100% elétricos na Europa, a Renault se baseia no conhecimento de projetos de mobilidade de diversos tipos para apostar nesta expertise no mercado nacional.
François Dossa, presidente da Alliance Ventures, setor de investimentos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, disse que o Brasil está atrasado, comparando o compartilhamento de carros em São Paulo, ainda em fase embrionária, com o de Madri. A cidade espanhola conta com mais de 650 unidades do Zoe disponíveis para a utilização de qualquer cidadão.
“Mais do que oferecer soluções em mobilidade, queremos ser referência em mobilidade sustentável no Brasil”, destaca Gondo.
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A iniciativa em São Paulo é uma extensão do programa que Renault já desenvolve na fábrica de São José dos Pinhais (PR). No local funciona um sistema de carsharing para todos os empregados.
Também por meio de um aplicativo, o Renault Mobility, é possível reservar os veículos de frota (não elétricos) em qualquer horário e dia da semana, retirá-lo e devolvê-lo local de trabalho.
A Renault fez ainda uma parceria com a MRV num condomínio de Belo Horizonte (MG). Os moradores têm à disposição duas unidades do Zoe para uso compartilhado, via app Renault Mobility.
Em breve, o projeto estreará num condomínio da MRV em São Paulo e, possivelmente, em outras capitais, como Curitiba.
Renault Lab
O montadora aproveitou o lançamento do carsharing para inaugurar o espaço Renault Lab no Cubo Itaú.
A ideia é conectar num só lugar empreendedores, grandes empresas, investidores e universidades para inovar, buscar novos modelos de negócio e novas formas de trabalhar.
A Gazeta do Povo tem um área dedicada dentro do projeto LAB, além de um estúdio para a transmissão de lives e entrevistas com profissionais e especialistas de diversas áreas.
A fabricante já possui outros dois espaços com propostas semelhantes, o Creative Lab, na fábrica de São José dos Pinhais, e o América Digital Hub, também em São Paulo.
Entre os exemplos desenvolvidos pelas iniciativas estão a adoção de impressoras 3D na planta paranaense e o uso de realidade virtual no treinamento de funcionários.
*Jornalista viajou a convite da Renault
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