A atualização do Jeep Renegade lançada recentemente no Brasil está surtindo efeito nas vendas. O modelo começou 2019 como terminou 2018: à frente do irmão maior Compass e do Hyundai Creta - no ano passado, o primeiro dominou o segmento de utilitários esportivos, enquanto o outro fechou como líder entre os compactos.
Em janeiro o Renegade registrou 4.783 unidades negociadas, enquanto o Compass faturou 4.109. O Honda HR-V, que também passou por uma leve reestilização, figurou em terceiro, com 3.667, seguido de Nissan Kicks, 3.486, e Creta, 3.286.
>> Adeus: Honda aposenta CG 125, o veículo mais vendido no Brasil
Honda / Divulgação
O SUV menor da Jeep já havia surpreendido em dezembro passado ao emplacar 500 carros a mais que o Creta (5.497 contra 4.920) e 700 acima do Compass (4.762) - antes disso era superado com frequência pelo rivais citados acima.
A briga entre os SUVs ao longo do ano ficará ainda mais acirrada com a chegada do Volkswagen T-Cross, prevista para abril, que terá somente motorização turbo. Jeep e Honda se preparam para esse guerra com os futuros lançamentos do Renegade 1.3 turbo, e do HR-V 1.5 turbo, respectivamente.
>> Quando seu carro precisará ter a nova placa Mercosul
SUVs compactos e médio-compactos | Janeiro 2019 |
1.º Jeep Renegade | 4.783 |
2.º Jeep Compass | 4.109 |
3.º Honda HR-V | 3.667 |
4.º Nissan Kicks | 3.486 |
5.º Hyundai Creta | 3.236 |
6.º Ford EcoSport | 2.798 |
7.º Renault Captur | 2.557 |
8.º Chevrolet Tracker | 1.514 |
9.º Citroën C4 Catus | 1.016 |
10.º Peugeot 2008 | 706 |
Fonte: Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). |
Quem não começou bem 2019 foi o Toyota Corolla, que não figurou no top 10, algo que foi bastante comum no ano passado.
O sedã médio vendeu 4.075 unidades, ocupando a 14.ª posição, sendo ultrapassado até mesmo pelo Volkswagen Fox (4.085), modelo que está disponível apenas em duas versões.
O desempenho do Corolla já pode ser reflexo da chegada da nova geração do carro, prevista para o segundo semestre deste ano.
>> Nissan aposta em Kicks híbrido para ‘popularizar’ eletrificação no Brasil
Toyota / Divulgação
No topo do ranking geral, nenhuma novidade. O Chevrolet Onix mantém a hegemonia e dá mostras de buscará o quinto título consecutivo de o ‘carro mais vendido no país’.
Com 18.842 exemplares licenciados, o hatch voltou a emplacar mais que o dobro do segundo colocado, o Ford Ka (8.023), que mais uma vez deixou para trás o Hyundai HB20 na terceira posição (7.249).
>> Novo Classe A permite ao motorista bater papo com o carro
Outro que começou forte é o Volkswagen Polo. Com 5.433 unidades, ele tomou o posto do Gol como o principal produto da marca em vendas, seguido de perto pelo Renault Kwid (5.336).
O primeiro mês do ano registrou 163.796 emplacamentos entre automóveis de passeio e comerciais leves, o que representou um aumento de 9,9% comparado ao mesmo período de 2018.
TOP 20 | Janeiro 2019 |
1.º Chevrolet Onix | 18.842 |
2.º Ford Ka | 8.023 |
3.º Hyundai HB20 | 7.249 |
4.º Chevrolet Prisma | 6.924 |
5.º Volkswagen Polo | 5.433 |
6.º Renault Kwid | 5.336 |
7.º Volkswagen Gol | 4.966 |
8.º Fiat Argo | 4.920 |
9.º Fiat Strada | 4.790 |
10.º Jeep Renegade | 4.783 |
11.º Fiat Mobi | 4.413 |
12.º Jeep Compass | 4.109 |
13.º VW Fox | 4.085 |
14.º Toyota Corolla | 4.075 |
15.º Fiat Toro | 4.033 |
16.º Honda HR-V | 3.667 |
17.º Renault Sandero | 3.650 |
18.º Volkswagen Virtus | 3.591 |
19.º Nissan Kicks | 3.486 |
20.º Toyota Hilux | 3.257 |
Fonte: Fonte: Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). |
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião