Os veículos com estilo "aventura" visual off-road, mas tração 4x2 são um sucesso de vendas no Brasil. Mas uma pesquisa revela que a despesa para consertar estes modelos é mais salgada do que a de seus equivalentes sem os mesmos acessórios.
O custo de conserto de um off-road de "butique" é até 53% mais alto do que o de uma versão normal da qual deriva. O dado faz parte de um estudo do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi). O objetivo principal da pesquisa, explica Emerson Feliciano, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento do Cesvi, é alertar o consumidor, que muitas vezes compra estes veículos sem saber que na hora de um conserto poderá pagar bem mais caro.
No estudo, foram comparadas as despesas com reparo de nove modelos e suas respectivas versões "aventura": Citroën C3/C3 XTR, Doblò/Doblò Adventure, Idea/Idea Adventure, Palio Weekend/Palio Adventure, Strada/Strada Adventure, Fiesta/ Fiesta Trail, Celta/Celta Off-Road, Scénic/Scénic Sportway e Fox/CrossFox. Entre os carros pesquisados, o CrossFox apresentou a maior variação de preço de reparação em comparação ao custo do serviço para o Fox: 53,71%. Mas, em compensação, o custo de conserto do modelo (e também do Fox) é o mais baixo entre os veículos avaliados.
Feliciano lembra que os acessórios externos usados nas versões aventura são os itens que encaressem o conserto. São peças como pára-choques de impulsão, farol de milha, suporte de estepe, molduras e pára-choques traseiro mais bojudos. Apenas o pára-choques de impulsão de um Fiesta Trail custa R$ 1,7 mil. Já o mesmo acessório de um Celta Off-Road sai por R$ 839,26.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião