Um dos esportivos fora de série mais cultuados da indústria brasileira está de volta. O Puma será novamente fabricado e as primeiras unidades chegarão às ruas em dezembro ao preço de R$ 150 mil cada, quase todas já vendidas.
A nova geração do clássico foi batizada de Puma GT Lumimari e produzida pela Puma Automóveis. Ainda não há imagens oficiais do carro, mas o designer e criador da releitura, Du Oliveira, divulgou projeções de como será o modelo.
O reedição do felino será limitadíssima para comemorar os 50 anos da marca. Serão apenas 10 exemplares - com numeração de 0001 a 0010 - com as cores internas e externas escolhidas pelo futuro dono.
A aquisição virá acompanhada de um certificado em aço inox e fibra de carbono homenageando os sortudos (e endinheirados) proprietários.
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O documento torna-os um ‘Parceiro Puma ad eternum’, garantindo alguns benefícios, como acesso ao processo de produção do veículo, descontos e prioridades na compra de produtos, revisões e manutenções sem custo feitas na própria fábrica.
Eles receberão ainda entradas VIPs para eventos da marca, como em pistas de corrida. Sim, a Puma também anunciou seu retorno às competições, com a produção de veículos de turismo.
“Nas pistas nascemos, pelas pistas retornaremos”, diz o slogan no site da marca em referência ao modelo que já está pronto para acelerar nos autódromos pelo país.
A compra da série especial dará ainda o direito de trocar o modelo, sem ônus, por um futuro lançamento. A Puma já sinalizou em produzir outras versões dependendo do impacto que o Lumimari causará ao mercado. Inclusive com planos de exportar para os Estados Unidos e até participar de competições no exterior com a sua versão das pistas.
Motor forte, peso leve
As projeções revelam um visual muito próximo ao do Puma que era feito de forma artesanal numa época em que não havia a concorrência de modelos importados.
A versão moderna virá equipada com motor 2.4 Flex de quatro cilindros, que rende 180 cv e 25 kgfm de torque disponível a 2.800 rpm, desenvolvido pela Puma Automóveis e posicionado na parte traseira-central, favorecendo na melhor distribuição de peso.
Por falar em peso, são apenas 917 kg, 10 kg a mais do que o Fiat Mobi, por exemplo, o que dá uma impressionante relação peso/potência de apenas 5 kg/cv.
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Pela central multimídia será possível escolher por 5 configurações do propulsor, que estará associado a uma transmissão manual de seis marchas, com tração traseira.
O chassi tubular em aço vestirá uma carroceria construída em fibra de vidro e carbono - materiais que colaboraram para deixar o carro bastante leve. A suspensão será independente.
As rodas aro 17 virão calçadas com pneus Pirelli P Zero Trofeo 225-40 (dianteira) e 225-45 (traseira), enquanto os freios serão a disco nas quatro rodas, com pinças de alumínio de 4 pistões em cada uma. O GT Lumimari será, praticamente, um carro de corrida para as ruas e será revelado ao público em dezembro deste ano.
Sucesso no passado
Entre meados da década de 1960 até 1980 o mercado brasileiro era fechado à importação de automóveis. Com isso, várias empresas nacionais surgiram para atender ao consumidor carente de novidades.
A Puma foi uma delas. Ela surgiu em 1967 e talvez seja a que obteve maior sucesso entre as empresas que fabricavam modelos fora de série. Além do Brasil, também exportou seus carros para a América do Norte, Europa e África.
Seus veículos eram equipados com motor DKW (3 cilindros), Volkswagen (4 cilindros) e General Motors (4 e 6 cilindros). Exibia dimensões compactas e linhas esportivas, embaladas por uma carroceria de fibra de vidro.
Algumas versões viraram sonho de consumo de muitos apaixonados por velocidade. A pioneira foi o Puma GT, que utilizava mecânica e carroceria da DKW. Depois vieram GTE (a de maior volume produzida), GTS , GTB, AM1, entre outras.
A empresa ficou na ativa até o fim da década de 1980, antes da abertura das importações, quando fechou as portas devido à crise. De lá para cá ensaio várias tentativas para retornar ao mercado, pelas mãos de diferentes comandos.
Em 2013, assumiu uma nova direção sob o nome de Puma Automóveis, que agora busca resgatar os áureos tempos da Puma no Brasil e, quem sabe, em outros mercados.
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