Com a proximidade das festas de fim de ano e das férias de verão, quem for pegar a estrada para viajar não pode deixar para a última hora a revisão do automóvel. Além disso, o serviço precisa ser realizado, no máximo, até três dias antes da partida. "As vezes ocorre a desagradável surpresa do carro apresentar um problema mais grave que necessitaria de um tempo maior para conserto", alerta José Antônio Dib Netto, proprietário da Injetec Tecnologia Automotiva, de Curitiba. Ele salienta ainda que muitas vezes, depois da revisão, o veículo precisa voltar a oficina para ajustes. "Por isso, é importante este período antes da viagem", acrescenta Dib Netto.
Beno Hoffmann, sócio-gerente da Auto Mecânica João Hoffmann, também da capital, revela que alguns itens do carro até podem ser vistoriados pelo próprio dono do carro, já que não exigem equipamentos especiais de inspeção. "A pessoa pode conferir, por exemplo, se os pneus não estão carecas (os sulcos devem ter profundidade acima de 1,6 mm) e se estão bem calibrados (inclusive o estepe)", exemplifica. Outros itens que podem ser vistoriados pelo proprietário do carro são as luzes, o limpador de pára-brisa, o extintor de incêndio e os níveis de óleo do motor e de água do radiador.
Por outro lado, observa Roberto de Oliveira, proprietário da Transauto, também de Curitiba, existem sistemas do automóvel que só podem ser inspecionados numa oficina de confiança. Fazem parte deste grupo itens como os freios, a suspensão e o motor (velas, filtros, injeção eletrônica e correia dentada). Também deve ser feito, quando necessário, o serviço de balanceamento e alinhamento das rodas. No caso da suspensão, existe uma solução caseira para casos de emergência. O motorista pode pressionar cada canto do carro para baixo. Se a carroceria balançar mais de duas vezes é sinal que o amortecedor daquele lado está gasto. Nesse caso, eles devem ser substituídos aos pares.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast