O lendário fundador e editor-chefe da revista Playboy, Hugh Hefner, faleceu nesta quarta-feira (27) aos 91 anos. Hef pode não ser conhecido como entusiasta dos automóveis, mas muito de sua vida foi cercada e marcada por carros bem incomuns. Muitas pessoas, inclusive, não sabem que o nome de seu famoso império foi inspirado em uma fabricante (que fechou as portas após quatro anos de atividade).
A Playboy Automobile Company foi fundada em Buffalo, no estado norte-americano de Nova York, em 1947. Apesar de não ter chegado nem perto do sucesso obtido pelas outras fabricantes dos EUA, a pequena e respeitável montadora construiu alguns carros antes de falir em 1951.
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Um total de 97 carros foi produzido entre 1947 e 1951, sendo o primeiro e mais notável o Continental. Sob o capô estava o motor de quatro cilindros que gerava 39 cv e levava o carro a 121 km/h. Com entre-eixos de somente 2,28 metros e comprimento total de 3,96 m, era um carro pequeno – ao contrário da revista lançada depois.
A Revista Playboy foi fundada em 1953. Dizem que o nome veio de um funcionário da Playboy Automobile Company, uma sugestão ao amigo do filho que batizasse sua nova revista de “Playboy”. Este amigo era Hugh Hefner.
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Assim como a fabricante que a batizou, a revista colocou sua mira no público masculino. A marca de lifestyle para homens era uma das primeiras – mas não mostrava apenas mulheres bonitas. Carros eram parte integral da personalidade da Playboy, especialmente no prêmio Coelhinha do Ano, que acontecia anualmente desde a metade dos anos 1960.
A primeira Coelhinha do Ano foi Lisa Winters, em 1953. Mas foi só em 1964 que a empresa passou a premiar as vencedoras com um carro. Donna Michelle foi a primeira a receber um veículo, após vencer a disputa em 1964 – ganhou um chamativo Ford Mustang 1964 pintado de rosa claro, com motor V8.
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O prêmio continuou anualmente desde então e variou bastante, desde o exótico Lamborghini Countach Roadster, entregue à India Allen em 1988, até o Eagle Talon – nosso Mitsubishi Eclipse de Julie Lynn Cialini, em 1995.
A vencedora mais recente é Eugena Washington, em 2016, que levou para casa o novo Fiat 124 Spider. Outros carros bem únicos foram o Mazda 6 em 2009, o Volvo P1800 rosa em 1973, o Plymouth Barracuda em 1967 e o Ford GT 351 V8 em 1972.
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Além das Coelhinhas do Ano, Hef também era conhecido por sua coleção impressionante. A mansão da Playboy volta e meia era fotografada com uma limousine Mercedes-Benz 600 Pullman parada em frente, normalmente ao lado da primeira geração do Maserati Ghibli ou um Mercedes-Benz 300 SL conversível, ou ambos.
Além do Coelhinha do Ano, o prêmio de Carro do Ano da revista – que já teve vencedores como Porsche 911 Carrera GTS em 2015 e Jaguar F-Type em 2014 – e seu grande envolvimento no automobilismo transformou a revista, e Hefener, numa grande influência no mundo automotivo.
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