Foi o tempo em que carro sul-coreano era sinônimo de veículo com visual sem impacto. Um exemplo desta nova safra de modelos é o jipão Rexton, da marca SsangYong (que significa "dragão de duas cabeças"). O modelo 4X4, disponível em Curitiba na concessionária Atami por R$ 185 mil, chama a atenção pelas linhas muito modernas e robustas. Além disso, desde o mês passado, vem equipado com um novo motor 2.7 de 165 cv, que substitui o antigo 2.9 de 120 cv.

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Desenhado pelo renomado Giorgio Guigiaro, o Rexton tem medidas generosas (4,7 metros de comprimento, 1,87 metro de largura e 1,16 metro de altura) e agrada pela imponência. Na dianteira, a grade cromada e os faróis angulares, em conjunto com o quebra-mato integrado ao pára-choques, dão um aspecto único ao utilitário esportivo. Na parte de trás, o veículo possui grandes lanternas, um filete cromado acima da placa e vidro traseiro com abertura independente.

Interior

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A SsangYong também se preocupou com o design interno do jipão, que une linhas esportivas e detalhes imitando madeira. O acabamento da cabine, por outro lado, tem encaixes precisos e sem rebarbas. Outro diferencial estético é a localização da bússola digital, que fica em uma peça no centro do painel. Mais abaixo ficam as teclas que selecionam a tração (4X2, 4X4 e 4X4 reduzida).

Também chama a atenção o espaço interno do Rexton, com destaque para a terceira fileira de bancos, retrátil, que pode receber duas crianças (dois adultos ficariam um pouco apertados no espaço). O acesso a última fileira de bancos é muito fácil, já que alavancas permitem levantar e rebater facilmente os bancos do meio. Além disso, há bastante espaço interno para bagagens (com os dois bancos extras rebatidos o porta-malas pode levar até 1.524 litros).

Sob o capô

Mas é sob o capô que está a grande novidade do Rexton. A SsangYong aposentou o fraco motor turbodiesel 2.9 de 120 cv, que foi substituído pelo eficiente 2.7 turbodiesel com common rail, sistema de injeção de alta pressão, que oferece uma potência máxima de 165 cv a 4.000 rpm e torque (força) máximo de 34,7 kgfm a 2.400 rpm. E o resultado, como pôde observar a reportagem do Caderno de Automóveis durante uma avaliação, foi que o jipão sul-coreano ficou muito mais ágil, respondendo rapidamente as pisadas no acelerador e se mostrando esperto nas ultrapassagens.

Outro ponto forte do Rexton é o câmbio automático de quatro marchas, cuja opção de trocas no modo seqüencial permite aproveitar melhor a força do motor. O utilitário esportivo também passou nos quesitos estabilidade, comportando-se bem nas curvas; ergonomia, já que os instrumentos estão à mão do motorista e conforto, pois a direção é muito macia. Poderia melhorar, no entanto, o isolamento acústico da cabine. Apesar do ângulo de entrada de 29 graus e de saída de 25 graus e de oferecer tração 4X4 com reduzida, o Rexton é mais adepto ao asfalto.

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Saiba mais

* A motorização utilizada pela SsangYong tem tecnologia Mercedes-Benz.

* O Rexton traz de série direção hidráulica, conjunto elétrico, ar-condicionado (com saídas também para a parte de trás), air-bag duplo, botão para rebatimento dos retrovisores, CD player, controle do som no volante, teto solar, freios ABS e rodas aro 16.

* A localização do estepe, embaixo do piso na parte externa do jipe, vai tornar o trabalho de trocar um pneu furado um pouco mais difícil, pois exige que a pessoa se ajoelhe. Além disso, é preciso ter paciência para localizar a manivela que baixa o suporte do estepe. Está "escondida" embaixo da fileira de assentos do meio.

* O Rexton 2.9 de 120 cv tinha um preço bem mais acessível: R$ 145 mil.

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