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S 1000 RR é vendida em um único pacote por R$ 69.900 nas cores preta; azul e branca e azul e vermelha. Motor de quatro cilindros continua produzindo 193 cavalos de potência máxima | Divulgação
S 1000 RR é vendida em um único pacote por R$ 69.900 nas cores preta; azul e branca e azul e vermelha. Motor de quatro cilindros continua produzindo 193 cavalos de potência máxima| Foto: Divulgação
  • Versão 2012 tem amortecedor de direção com dez níveis de ajuste
  • Traseira esguia, com novo desenho, ganhou entradas de ar

Depois de inovar em 2009 – ano de seu lançamento – com um pacote tecnológico completo, a S 1000 RR chega em 2012 com poucas alterações. O motor de quatro cilindros em linha permanece igual e continua produzindo 193 cavalos de potência máxima. Já o peso teve uma redução de cinco quilos, deixando a nova versão da S 1000 RR com uma relação peso/potência incrível, uma das características que fizeram da primeira superesportiva da marca bávara uma motocicleta de sucesso em todo o mundo.

Segundo a fabricante, as mu­­danças aconteceram, principalmente, na curva de torque e na sensibilidade do acelerador. De­­pois de uma temporada quase perfeita no Campeonato Mundial de Superstock em 2010, onde a S 1000 RR venceu nove das dez provas nas mãos do italiano Ayrton Ba­­dovini, os engenheiros da BMW focaram os esforços em deixar a motocicleta ainda mais ra­­cing (competitiva) – desde o ajuste de suspensão até o novo amortecedor de di­­reção, tudo foi pensado para ganhar milésimos preciosos na pista.

E, para ser cada vez mais rápida, foram mantidos os bons freios BMW Motorrad Race ABS e o controle de tração (DTC), até porque a S 1000 RR também é uma boa moto para o motociclista comum, aquele que foge dos track days (oportunidade de acelerar em um local seguro e feito para isso) e prefere os passeios de fim de semana.

Novidades

Uma das preocupações da BMW para a nova S 1000 RR era revisar a curva de torque e a sensibilidade do acelerador. Na versão 2012, a superesportiva apresenta um punho de aceleração reconfigurado, mais sensível à resposta, e uma nova disposição do torque, mais linear e harmoniosa em todas as faixas do motor. A moto também ganhou alterações no sistema de mapeamento do motor, que agora rende até 163 cv no modo Rain.

Outra diferença na S 1000 RR 2012 é a suspensão dianteira. Invertido, o garfo foi reposicionado no canote, deixando o entre-eixo um pouco mais longo. Essa alteração, de acordo com a BMW, irá privilegiar a estabilidade em retas, sempre pensando em ga­­nhar rendimento nas pistas. A versão 2012 da S 1000 RR também recebeu um novo amortecedor de direção com dez níveis de ajuste.

As mudanças estéticas são quase imperceptíveis, mas também atingiram a versão 2012 da S 1000 RR. A traseira está mais esguia e ganhou entradas de ar para maior circulação do vento. As aletas laterais carregam alterações discretas, pensando em melhorar a aerodinâmica. O logotipo RR tam­­bém é novo.

No restante, poucas modificações. Novas cores, rodas pintadas em preto, revestimento do monobraço traseiro também em preto e novas pedaleiras para o piloto e a garupa. O painel de instrumentos também ganhou novidades e agora informa, por exemplo, a melhor volta e avisa ao piloto quan­­do ele exceder uma velocidade pré-programada.

No Brasil

No Brasil, a superesportiva com sotaque alemão ficou no pódio de vendas do segmento no ano passado com 631 unidades em­­placadas, perdendo somente pa­­ra a Honda CBR 1000RR (1.413) e a Yamaha R1 (644), mesmo com preço superior e menos concessionárias pelo Brasil.

Para quem se interessou, a versão 2012 da S 1000 RR já é vendida em um único pacote por R$ 69.900 nas cores preta; azul e branca e azul e vermelha. A versão tricolor, que faz alusão às equipes de corrida da BMW, custa um pouco mais e será comercializada por R$ 72.300.

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