Mais fôlego e menos pulo
Visualmente, a S10 2015 continua igual à linha anterior. Por fora, destaque para as rodas de liga leve cromadas e a nomenclatura 2.5 Ecotec na tampa da caçamba na versão flexível. O quadro de instrumentos em tom Ice Blue tem formato que remete ao Camaro. O novo motor bicombustível melhora o fôlego da picape em relação ao 2.4, afinal são 59 cv a mais, traduzindo em saídas mais vigorosas, ao ponto de o carro ir de zero a 100 km/h em apenas 9 segundos. O novo câmbio manual permitiu ao modelo rodar a 110 km/h com a rotação a 2.500 rpm em sexta marcha. Isso se traduz em menor ruído do motor e melhor eficiência no consumo. A suspensão reajustada fez a picape "pular" menos em pisos esburacados ou asfalto muito irregular. Os passageiros de trás agradecem.
Líder de mercado entre as picapes médias, a S10 ganha mais um trunfo para se manter à frente. A linha 2015 que já está à venda nas concessionárias incorpora o novo motor 2.5 16V flex, de até 206 cavalos e 27,3 kgfm. O modelo passa a ser a maior cavalaria entre as opções bicombustíveis. O antigo ocupante do posto, o L200 Triton flex, rende até 205 cv e 33,5 kgfm, com um bloco 3.5 V6 ele continua a oferecer a maior força (torque).
O propulsor inédito está disponível a partir da versão intermediária LT, com preço inicial de R$ 86,4 mil na tração 4x2 e R$ 92,4 mil na 4x4. A Chevrolet manteve o motor 2.4 flex, de 147 cv e 24,1 kgfm, porém apenas para a configuração de entrada LS, que começa em R$ 69,8 mil. A picape é impulsionada ainda pelo bloco 2.8 16V turbodiesel, de 200 cv e 51 kgfm, disponível desde a LS (R$ 98,3 mil).
A S10 estreia também o novo câmbio manual de seis marchas, trazido da Colorado picape irmã da S10 vendida nos Estados Unidos. Ele se junta ao manual de 5 marchas (restrito à LS) e a automática, de seis velocidades, disponível somente na diesel.
As melhorias não param por aí. A suspensão dianteira e traseira foi recalibrada, com o intuito de deixar o conjunto mais rígido e fornecer melhor estabilidade e conforto. A direção ficou mais direta também. Houve aprimoramento no isolamento acústico, bem como no acabamento, com a adoção de plástico preto brilhante (black piano) no volante, console central e detalhes das portas. A picape agora vem com assistente de partida em aclives e controles de descida e de trajetória do reboque.
Construído em alumínio, o motor 2.5 flex Ecotec, de quatro cilindros, traz um duplo comando de válvulas variável, que aumenta o torque e a potência conforme a exigência do motorista, além da injeção direta de combustível, outra estreia no modelo, que proporciona redução do consumo e melhor desempenho. Segundo a Chevrolet, o propulsor chega a ser até 6% mais econômico comparado ao 2.4. O reservatório para a gasolina no sistema de partida a frio foi eliminado.
Versões
Ao todo, são 14 opções de configurações para a S10, entre cabines simples e dupla e trações 4x2 e 4x4. A versão mais básica, a LS 4x2 cabine simples, começa em R$ 69,8 mil e vem com ar-condicionado, computador de bordo, além dos obrigatórios freios ABS e airbag duplo. A capacidade de carga é de 1.031 kg (965 kg na cabine dupla).
A intermediária LT está disponível apenas na cabine dupla e adiciona trava e vidros elétricos, piloto automático, sistema multimídia MyLink, direção com ajuste de altura e rodas de liga leve aro 16. A mais completa LTZ acrescenta volante multifuncional, lanternas em led, rodas de liga de 17 polegadas, sensor de estacionamento, GPS, bancos em couro, controles de tração e de estabilidade, assistente de partida em subidas e rack de teto.
O jornalista viajou a convite da Chevrolet
S10 em ação
Líder do mercado de picapes médias desde 1995, o modelo ganha motor 2.5 flex de até 206 cv e câmbio manual de 6 marchas. Conjunto mecânico é o mais potente entre as opções bicombustíveis.
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