Campinas (SP) A nova geração do Volvo S80 chega ao país com um estilo muito mais moderno e esportivo. Até parece que "espicharam" o irmão menor S40. São destaques o teto em suave curva, os faróis mais afilados, a grade protuberante, os vincos nas laterais, as lanternas traseiras amplas, os retrovisores integrados aos piscas e a saída dupla de escapamento.
A marca sueca também promoveu uma reformulação total no interior do três volumes, que está mais amplo e continua com acabamento impecável (em aço escovado ou madeira, dependendo da versão). O modelo recebeu um novo console central que traz um conceito denominado "flutuante", na verdade um painel de poucos centímetros de espessura que abre um espaço na parte de trás. Todos os comandos e instrumentos foram redesenhados.
Sob o capô mais novidades. A versão top de linha vem com um motor V8 de 315 cv. É o mesmo que já equipa o jipão XC90. Além disso, está sendo comercializada uma opção 3.2 litros 6 cilindros, com estrutura em alumínio, que oferece 238 cv. As duas versões são equipadas com um câmbio seqüencial automático de seis marchas, mas apenas o V8 tem tração integral.
O novo S80 também esbanja tecnologias de segurança e dirigibilidade. Destaque para o Piloto Automático Adaptável, oferecido apenas no V8. O sistema reduz e retoma a velocidade automaticamente ao "perceber" a aproximação de outro veículo à frente.
Outros itens de segurança importantes são os oito air-bags, o Controle de Tração e Estabilidade Dinâmico (DSTC), faróis bi-xenônio e o Sistema de Informação do Ponto Cego (BLIS), que monitora as áreas de difícil visibilidade para o motorista e aciona uma luz de advertência na coluna A para alertá-lo sobre a presença de um outro automóvel próximo (este item só vem também no V8).
Outra mudança no sedã é que a alavanca do freio de mão convencional foi trocada por novos sistemas. Na versão 3.2, vem com um freio de estacionamento do tipo alavanca/pedal no lado esquerdo do motorista. No modelo V8, foi adotado um sistema elétrico (basta o motorista puxar ou empurrar a alavanca).
São fartos também os itens de conforto: teto solar; sistema de som de alta fidelidade, com controle de som no volante; bluetooth e computador de bordo. Devido a exigência da legislação brasileira de um equipamento móvel, o veículo não traz GPS de painel como na Europa.
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