Antes do banho de lama, pare, desça do carro e use uma vara para verificar a profundidade do lamaçal| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

Técnica

Cursos orientam motoristas

Cursos especiais são oferecidos no país para usuários de veículos 4x4. Um dos mais conhecidos é o do professor João Roberto Gaiotto, autor do livro Técnica 4x4 Condução Fora de Estrada, que já treinou mais de 5 mil trilheiros em 11 anos de atividades.

O curso, segundo Gaiotto, é destinado para quem é proprietário de um veículo 4x4 e deseja viajar de férias, participar de expedições ou até mesmo trabalhar com este carro no dia-a-dia.

As aulas geralmente são ministradas nos fins de semana nas mais diferentes regiões do país. Mais informações: (41) 9934-9277 ou www.tecnica4x4.com.

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Observar o ângulo de saída evita raspar a traseira no solo
Na lama, o ideal é reduzir a pressão do pneu em 20%
A inclinação lateral é perigosa em terrenos molhados
Entenda o funcionamento da tração 4X4
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Com cerca de 60 modelos nacionais e importados à venda no mercado e com preços que variam de pouco mais de R$ 50 mil a aproximadamente R$ 600 mil, os veículos fora de estrada já fazem parte do cotidiano de muitos motoristas. São diversos os fatores que levam o consumidor a optar por esses carros, mas nem sempre a tração nas quatro rodas é o quesito determinante.

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Apesar disso, quem tem um 4x4 deve conhecer todas as possibilidades que ele oferece e tirar o melhor proveito disso. Por isso, não é necessário procurar terrenos dignos de uma competição off-road.

Wilson Parisotto, professor de Engenharia Automotiva da Uni­­versidade Positivo e Gerente de Desenvolvimento de Produto da Nissan, recomenda que o motorista acione o 4x4 sempre que chegar a uma estrada de terra, mesmo que ela não seja muito ruim. "É bom usar porque o condutor vai entrar numa curva com muito mais segurança", explica. Já no asfalto, completa, a condução fica ruim, dura.

Mas tem uma exceção: dias de chuva. Nessa condição, aponta Parisotto, o 4x4 dá mais segurança, exceto quando o veículo tem o diferencial blocante. Essa tração também é recomendada quando o veículo estiver circulando pela areia e pela lama.

Pneus

A eficiência da tração é complementada pelos pneus, que devem ser adequados ao uso que será feito do veículo. Os sulcos devem drenar água e lama. Por isso, pneus gastos não são bons para uso off-road. No mercado estão disponíveis modelos 100% asfalto, 50% asfalto e 50% terra, e os 80% terra e 20% asfalto.

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Wilson Parisotto lembra que a calibragem do pneu também deve ser alterada conforme o terreno que o veículo vai enfrentar. Na areia e na lama, explica, é ideal murchar um pouco os pneus. Isso aumenta a superfície de contato com o solo e garante maior aderência. Já em terrenos batidos, com muita pedra, é bom aumentar um pouco a pressão na hora de calibrar. O pneu fica mais resistente.

Quanto ao combustível, recomendam os especialistas, o diesel é o mais indicado para os fora de estrada devido ao alto torque em baixas rotações e a maior confiabilidade em trechos alagados ou em travessias de rios. E para economizar combustível, é sempre bom acionar o sistema de tração 4x4, nos locais indicados, porque o diferencial dianteiro mais a caixa de transferência formam um conjunto que pesa e aumenta o consumo de combustível.