Um sistema Start-Stop mais sofisticado e caro já está disponível na Europa. Desenvolvida pela Valeo, a tecnologia já está sendo usada no Citroën C3 que circula no Velho Continente. Seu custo é mais elevado pois o sistema tem um alternador especial que forma uma única peça com o motor de arranque, também mais robusto.
O Start-Stop ainda é diferente do sistema da Valeo por funcionar com um câmbio manual. No usado no C3 europeu, a embreagem é automática, assim, o acionamento do motor é feito com a pressão do pé sobre o acelerador. Segundo a Bosch, para mudar o gerenciamento do pedal de embreagem para o do acelerador basta alterar o programa do sistema, que pode assim ser usado também por veículos automáticos.
Por enquanto a Bosch prefere não falar em custos do Start-Stop, mas empresa garante que será bem mais baixo que o da tecnologia já adota da Europa. Especula-se que o sistema acrescentaria cerca de R$ 500 ao preço final de um modelo.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast