• O cromo começou a ser utilizado em carros em larga escala em 1926, nos Estados Unidos, quando o processo de três camadas com cobre, níquel e cromo na folha de aço tornou a peça cromada acessível. Nos anos 50, o cromo foi usado extensamente para realçar boa parte do carro, por fora e por dentro. Hoje, os relevos cromados são usados de forma reduzida.

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• Receitas caseiras para conservar o brilho de partes cromadas – como colocar sobre a superfície cinza de cigarro com pano umedecido ou esfregar papel alumínio com refrigerante sobre a peça – não são recomendadas por especialistas em recuperação do componente.

• Não use lixa ou palha de aço em componentes cromados, pois esses produtos desgastam a camada de cromo e fazem com que a peça perca o brilho.

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• Motos também trazem muitas partes cromadas. Depois que for lavada, enxugue bem os componentes para evitar a formação de ferrugem. Comece de cima para baixo e depois de tudo seco, ligue o motor por uns 2 minutos só pra secar tudo direitinho.

• O custo para recuperar um pára-choques, por exemplo, é de R$ 400 (um banho de 20 minutos). Já a recromagem de uma maçaneta sai por R$ 20 e de um retrovisor, R$ 30.