Dicas
Orientações que ajudam a economizar combustível:
1 Não aquecer o motor com o veículo parado.
2 Assim que as condições do trânsito e a estrada permitirem, utilizar uma marcha mais alta.
3 Evitar acelerações quando estiver parado em semáforos ou antes de desligar o motor.
4 Manter uma velocidade uniforme sempre que possível, evitando freadas e arranques supérfluos que gastam combustível e aumentam as emissões de gases nocivos.
5 Desligar o motor em paradas prolongadas.
6 Controlar periodicamente a pressão dos pneus. Se a pressão estiver muito baixa, o consumo de combustível aumenta.
7 Utilizar os dispositivos elétricos somente pelo tempo necessário.
8 Evitar trajetos muitos curtos e partidas frequentes com o motor frio. Essas situações não permitem que o propulsor atinja a temperatura ideal de funcionameto, além de significar um incremento de consumo.
9 Não viajar com excesso de carga.
10 Não alterar as características originais do carro. Acessórios aerodinâmicos não certificados durante o desenvolvimento do veículo podem, na realidade, penalizar o consumo e o próprio coeficiente aerodinâmico original, assim como rodas diferentes e modificações no motor.
Como o governo está prestes a liberar novo reajuste para o preço da gasolina, economizar no consumo de combustível ficou ainda mais importante. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem que uma pequena mudança de postura na direção, bem como manter o carro em perfeitas condições de rodagem, já pode gerar uma economia de combustível de até 30%.
De acordo com Sandro Soares, da engenharia de Produto da Fiat, apenas 25% da energia produzida por um motor é gasto para mover o veículo. O restante se perde por diversas partes do carro. Somente o escapamento consome outros 25% da energia. Cerca de 20% são gastos com o arrefecimento do motor. Ou seja, manter o motor em ordem e o escapamento funcionando adequadamente são fundamentais para que o consumo de combustível não aumente.
Para mostrar na prática a diferença no consumo entre um carro com a manutenção em dia e outro desregulado, o engenheiro durante o workshop Techno Day sobre Eficiência Energética, realizado pela Fiat, colocou em um teste dois Fiat Bravo em uma reta e em um mesmo ponto, a uma velocidade de 60 km/h. Em seguida, a marcha era desengatada. O primeiro veículo, com a manutenção em dia, parou quase 200 metros à frente do segundo veículo, que tinha desgates na suspensão, estava com os pneus descalibrados, trazia os bicos injetores sujos e o motor desregulado.
Em outro teste, percorrendo o mesmo trajeto, os mesmos carros apresentaram consumos de combustível distintos. Enquanto o modelo com a manutenção em dia fez uma média de 15,4 km/l, o Bravo desregulado chegou a apenas 11,5 km/l. Uma diferença de 33,9%. Ou seja, vale a pena gastar um pouco para manter a manutenção do carro em dia.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast