Para ajudar a escoar a produção brasileira do subcompacto Mobi, a Fiat começou a exportar o modelo do Brasil para o México. Até aí, nada surpreendente. O que chama a atenção, porém, é que o veículo desembarca no vizinho dos Estados Unidos custando até R$ 13 mil a menos do que em terras tupiniquins.
Chegam ao México as versões Easy, Way e Like, todas com motor 1.0 Fire de 69 cv e câmbio manual. A primeira delas, mais simples, parte dos 149,9 mil pesos mexicanos, aproximadamente R$ 22,5 mil na cotação atual. Na tabela brasileira, fora de ações promocionais, o preço é de R$ 33 mil.
Já o modelo intermediário Like, equipado com trio elétrico e ar-condicionado, sai por 168,9 mil pesos mexicanos – R$25,4 mil. Por aqui, o modelo custa R$ 40,7 mil.
A versão Way, por fim, com suspensões mais elevadas e caixas de roda de 14 polegadas, custa R$ 27,6 mil (183,5 mil pesos mexicanos). São mais de R$ 13 mil de diferença em relação ao preço praticado no Brasil, que é de R$ 40,7 mil.
Garantia e custo de manutenção
Além do preço de venda, o custo de manutenção do Mobi também é mais barato no México. Lá, um pacote para as seis primeiras revisões, feitas a cada 10 mil quilômetros rodados, é negociado por oito mil pesos mexicanos, cerca de R$ 1,2 mil. Ou seja, cada revisão sai por cerca de R$ 200. No Brasil, o mesmo valor é cobrado somente para a revisão dos 60 mil quilômetros.
Em relação à garantia, o tempo mexicano mais que dobra se comparado ao brasileiro. No país da tequila, o consumidor tem sete anos de cobertura, com direito a socorro mecânico 24 horas durante o período. No Brasil, são assegurados apenas dois anos.
Motivos
O custo mais baixo do Mobi no México, porém, não é à toa. Segundo dados de 2013 do Banco Mundial, o Brasil tem o PIB per capita de US$ 11,2 mil, enquanto o do México é de US$ 10,3 mil.
A carga tributária que incide sobre os veículos no Brasil também deve ser levada em conta. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), os tributos brasileiros variam entre 37,2% e 43,7% do valor do automóvel, enquanto no México o número cai para 19%.
Colaborou: Mariana Balan.
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