• Carregando...

      Frankfurt - Com o slogan "Viver o que se mo­­ve" a 63.ª edição do Salão Internacional do Automóvel em Frankfurt, que vai até o próximo dia 27, é uma verdadeira mostra de contrastes. Os visitantes podem conferir desde os modelos de alta performance, como Lamborghini Reventon Roadster, Audi R8 e Ferrari 458 Itália, que ultrapassam os 300km/h, até compactos e também esportivos equipados com motores elétricos para uma condução com zero emissões.

      Com esta tecnologia, os mais próximos das ruas são o Smart fortwo e o Volkswagen E-Up! As primeiras unidades do Smart elétrico começam a ro­­dar em novembro pelas ruas de Berlim (Alemanha), embora seu lançamento oficial só esteja marcado para 2012. Seu motor é de 30 KW e com uma carga completa na bateria sua autonomia al­­cança os 135 quilômetros. O E-Up!, por sua vez, será lançado no início de 2013 e poderá ser abastecido tanto em casa, em uma tomada co­­mum, quanto nos "postes de energia" que se­­rão especialmente instalados nos centros urbanos na Europa. Rodar 100 quilômetros com es­­te carro vai custar ho­­je o equi­va­lente a 2 euros (R$ 5,70).

      Esportivos

      As grandes marcas também re­­velam no salão que esta tecnologia é bastante viável em carros esportivos. A Mer­­­cedes-Benz, por exem­­plo, está com o conceito elétrico SLS AMG e Dri­­ve. Esta versão que será vendida em 2013 conta com quatro motores movidos a eletricidade acoplados às rodas com for­­ça de 392 kW e tor­­que máximo de 88 kgfm.

      O Audi e-tron é outro con­­cei­to que com quatro mo­­tores elé­tri­­­­cos gera 317 cavalos, o que permite que o carro acelere de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 se­­gundos. Outro conceito de alta-ve­­locidade que reúne um de­­sign arrojado e a tecnologia dos mo­­tores híbridos é o BMW Vi­­sion EfficientDy­na­mics. O mo­­delo pode trafegar utilizando três combinações de tração: elé­­trica, diesel e ambas.

      O jornalista viajou a convite da Anfavea.

      0 COMENTÁRIO(S)
      Deixe sua opinião
      Use este espaço apenas para a comunicação de erros

      Máximo de 700 caracteres [0]