Frankfurt - Com o slogan "Viver o que se move" a 63.ª edição do Salão Internacional do Automóvel em Frankfurt, que vai até o próximo dia 27, é uma verdadeira mostra de contrastes. Os visitantes podem conferir desde os modelos de alta performance, como Lamborghini Reventon Roadster, Audi R8 e Ferrari 458 Itália, que ultrapassam os 300km/h, até compactos e também esportivos equipados com motores elétricos para uma condução com zero emissões.
Com esta tecnologia, os mais próximos das ruas são o Smart fortwo e o Volkswagen E-Up! As primeiras unidades do Smart elétrico começam a rodar em novembro pelas ruas de Berlim (Alemanha), embora seu lançamento oficial só esteja marcado para 2012. Seu motor é de 30 KW e com uma carga completa na bateria sua autonomia alcança os 135 quilômetros. O E-Up!, por sua vez, será lançado no início de 2013 e poderá ser abastecido tanto em casa, em uma tomada comum, quanto nos "postes de energia" que serão especialmente instalados nos centros urbanos na Europa. Rodar 100 quilômetros com este carro vai custar hoje o equivalente a 2 euros (R$ 5,70).
Esportivos
As grandes marcas também revelam no salão que esta tecnologia é bastante viável em carros esportivos. A Mercedes-Benz, por exemplo, está com o conceito elétrico SLS AMG e Drive. Esta versão que será vendida em 2013 conta com quatro motores movidos a eletricidade acoplados às rodas com força de 392 kW e torque máximo de 88 kgfm.
O Audi e-tron é outro conceito que com quatro motores elétricos gera 317 cavalos, o que permite que o carro acelere de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos. Outro conceito de alta-velocidade que reúne um design arrojado e a tecnologia dos motores híbridos é o BMW Vision EfficientDynamics. O modelo pode trafegar utilizando três combinações de tração: elétrica, diesel e ambas.
O jornalista viajou a convite da Anfavea.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast