O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018 abre as portas na próxima terça-feira (6) para imprensa e na quinta (8) para o público em geral repleto de novidades que chegarão ao mercado brasileiro ou serão inspirações para futuros modelos.
A 30.ª edição da maior feira automotiva da América Latina, que acontece no São Paulo Expo, às margens da Rodovia dos Imigrantes, terá a exposição de cerca de 30 marcas do setor.
>> Onix bate recorde de vendas e atropela rivais; qual é o segredo do sucesso?
O evento é encarado como o ‘salão da retomada’, após duas edições seguidas com o mercado sentindo os efeitos da crise econômica no país, enfrentando sucessivas quedas nas vendas.
Fizemos um resumo das principais atrações da mostra paulista, que dividirão os olhares dos visitantes. Detalhe: neste ano Peugeot, Citroën, Jaguar e Land Rover decidiram não participar do salão.
>> Confira as datas, horários e ingressos
AUDI A6
A nova geração do Audi A6 está com quase 5 metros de comprimento. As vendas estão programadas para começarem em 2019.
O sedã virá com duas opções de motores: o 2.0 TFSI de 245 cv, e o 3.0 V6 TFSI, de 340 cv.
O destaque é o sistema de propulsão híbrido leve de 48 volts (4 vezes maior que de um carro normal). Ele é capaz de rodar na cidade apenas no modo elétrico e também opera quando o carro está em velocidade cruzeiro (entre 55 a 160 km/h) para poupar o consumo de combustível.
AUDI Q8
O novo Q8 ocupa o topo da linha de SUVs da Audi, com uma proposta mais esportiva e tecnologias emprestadas do sedã grande A8 .
O SUV cupê virá equipado com o motor 3.0 turbodiesel, de 290 cv e 61,2 kgfm de torque, e o câmbio automático tem oito velocidades.
Assim como a nova geração do A6, ele também vem com o sistema híbrido parcial dotado de uma bateria de 48 volts.
O lançamento está previsto para a primeira metade de 2019, mas as primeiras encomendas já ocorrem logo depois do salão.
A Audi também trará para o Salão os sedãs A7 e A8 e a perua esportiva RS 4 Avant.
BMW Z4
O Z4 é considerado uma reinterpretação do roadster clássico da BMW. O conversível que será exposto no evento será uma edição especial batizada de M40i First Edition.
Ela é equipada com motor 3.0, com seis cilindros, capaz de gerar 340 cv e acelerar de 0 a 100 km / h em apenas 4,6 segundos.
BMW X4
A nova geração do X4 fará sua estreia para o público brasileiro. O utilitário premium chega em duas configurações: a xDrive30i M Sport, com preço sugerido de R$ 334.950, e a topo de linha M40i, a partir de R$ 421.950. A pré-venda será iniciada durante o evento.
LEIA MAIS: Novo BMW X4 e Serie 7 que estaciona pela chave estreiam no Brasil
A montadora também apresentará em seu estande o BMW Serie 8, de volta após quase 20 anos de ausência, e o BMW i8 Roadster, conversível do esportivo híbrido i8.
CAOA CHERY ARRIZO 5
As vendas do sedã intermediário, com porte de médio, da Caoa Chery começam logo após o evento. Os preços só serão revelados no salão, mas ficará R$ 69 mil e R$ 79 mil.
O Arrizo 5 é equipado com motor 1.5 turboflex, de 150 cv e 19,4 kgfm, associado ao câmbio automático do tipo CVT.
LEIA MAIS: Com porte de médio, Arrizo 5 tem tecnologia e preço para peitar Virtus & cia
CAOA CHERY TIGGO 4
A nova parceria do mercado nacional está em ritmo acelerado de lançamentos no segmento de SUVs. Após o Tiggo 2 será a vez do irmão do meio Tiggo 4, que tem um porte ligeiramente maior que o Honda HR-V.
Deve usar por aqui o motor 1.5 turbo, de 147 cv, associado ao câmbio automático do tipo CVT. No estande também estará o SUV Tiggo 5.
CHEVROLET BOLT
O hatch elétrico estará disponível para test drive dos visitantes. O Bolt está nos planos da Chevrolet para o Brasil beneficiado pelo novo regime automotivo Rota 2030 e pela estratégia global de liderar o mercado dos elétricos. O propulsor alimentado por baterias rende 200 cv e 36,8 kgfm.
CHEVROLET CAMARO
A reestilização do esportivo será uma das estrelas do salão. O Camaro ganhou novidades na dianteira, com uma grade frontal mais robusta, faróis com um novo contorno da luz diurna em led e lanternas de desenho mais arredondado.
Há ainda uma nova transmissão automática de 10 velocidades, compartilhada com o Ford Mustang, que melhora o desempenho e diminui o consumo. Opção de câmbio manual de seis marchas será mantida.
O Camaro é vendido no Brasil apenas na versão SS, com motor aspirado 6.2 V8, de 461 cv. Os preços atuais vão de R$ 315 mil na versão cupê a R$ 350 mil, na conversível.
CHEVROLET CRUZE SS
A Chevrolet levará também o Cruze Sport6 SS, de 300 cv. O carro-conceito teve visual, suspensão e motor turbo preparados especialmente para o evento.
Inspirado no Cruze RS (foto) vendido nos Estados Unidos, o modelo antecipará a atualização que o Cruze receberá no Brasil em 2019.
As novidades estarão no desenho do para-choque, faróis e grade, que fica mais larga seguindo a nova linguagem de estilo da marca.
FERRARI 488 PISTA
O superesportivo possui motor 3.9 V8 biturbo, de 720 cv e 78,5 kgfm - é o propulsor mais potente já produzido pela marca. O carro vai de 0 a 100 km/h em 2.85 segundos.
O 488 Pista ainda não tem data oficial de lançamento no Brasil.
A Ferrari também mostrará em seu estande modelos que estão à venda: Portofino e GTC4Lusso. A 488 GTB/Spider também estará no evento e confirmado para chegar às lojas do país em 2019.
FIAT SUV-CUPÊ
A Fiat mostrará um conceito de SUV-cupê que adiantará como será a linha de utilitários da marca.
O grupo FCA já adiantou que lançará três modelos nos próximos cinco anos na América Latina: um SUV compacto, um SUV médio de 7 lugares e um crossover aventureiro, todos com o logotipo Fiat. O conceito trará detalhes que lembram a Toro.
>> Fiat prepara SUV-cupê inspirado na picape Toro
FORD TERRITORY
O futuro concorrente do Jeep Compass é uma das atrações da Ford. O Territory será exibido sob a forma de protótipo para medir a aceitação do público, já que primeiro irá estrear na China em 2019.
O modelo é equipado com motor 1.5 turbo, de 163 cv. Trata-se da versão turbinada do 1.5 Dragon usado no Ka e no EcoSport -, associado ao câmbio automático de 6 marchas, com tração dianteira.
O Territory teria um preço bastante agressivo, mesmo se fosse importado, uma vez que seu projeto foi desenvolvido para entregar um baixo custo de produção.
LEIA MAIS: Ford anuncia rival do Compass, EcoSport sem estepe e apimentado Edge ST
FORD ECOSPORT SEM ESTEPE
Outra novidade será EcoSport sem estepe fixo na traseira. Por enquanto, a retirada ainda não será total, contemplando apenas a versão Titanium, porque muitos consumidores ainda preferem o pneu na traseira, segundo justificou a marca.
A solução encontrada pela Ford é equipar o ‘novo EcoSport’ com pneus do tipo runflat, capaz de rodar por até 80 km mesmo quando furados, com o uso de um kit reparo, com selante e bomba de enchimento.
A versão Titanium deixará o motor 2.0 para assumir o 1.5 Dragon, de três cilindros, que rende 137/ 130 cv e 16,2/ 15,6 kgfm.
FORD EDGE ST
O novo Ford Edge ST é o primeiro carro a trazer para o Brasil a grife “Sport Technologies” de carros de alto desempenho da Ford - Fiesta e Focus também têm esse sobrenome nos EUA.
A versão esportiva do Edge possui motor
A suspensão possui uma calibração mais esportiva em comparação ao Edge comum.
A Ford também apresentará os conceitos: Ka Urban Warrior, Ranger Black e Ranger Storm que apontam as tendências do futuro da marca.
HONDA ACCORD
Apesar de não ter sido confirmada pela Honda, a presença da décima geração do Accord é certa, uma vez que a venda do sedã grande no Brasil começa em dezembro.
O Accord 2019 adota estilo muito próximo ao do Civic 10, principalmente na queda acentuada da terceira coluna que valoriza um ar cupê.
A frente vem com a grade trapezoidal típica da marca e faróis afilados. Na traseira, lanternas possuem o desenho que lembram um "V", igual no Civic.
Debaixo do capô, agora o 1.5 turbo, de 173 cv que equipa o Civic e o CR-V, aliado ao câmbio CVT, que entra no lugar do V6, de 280 cv.
HONDA HR-V
A renovação de meia vida fez o HR-V adotar a nova assinatura da marca, já vista no City e no Civic. A grade frontal ficou mais larga e o logotipo, mais horizontal.
O conjunto ótico duplo passa a contar com luz diurna em led na base da lente, e faróis de neblina passam a ser redondos em vez dos ovais do modelo anterior.
LEIA MAIS: Honda HR-V retoca visual, ganha equipamentos e fica mais caro
Na traseira, a novidade são as guias em led incorporados pelas lanternas e acabamento escurecido na parte inferior.
A parte interna do SUV ficou mais sofisticada com a nova central multimídia com conexão Apple CarPlay e Android Auto. O motor é o mesmo 1.8, de 140 cv.
A Honda deve revelar ainda a versão Touring com motor 1.5 turbo, o mesmo do Civic, para se prevenir com a chegada do T-Cross, que só terá propulsores turbos.
HYUNDAI SAGA EV
O Saga EV é um conceito urbano 100% elétrico como proposta de SUV compacto. Na verdade, ele adianta traços do novo HB20, que chegará em 2019 com uma reestilização profunda.
A imagem divulgada pela marca da traseira do conceito mostra lanternas em full led, com a nova assinatura luminosa do carro.
O projeto foi desenvolvido pela Hyundai Design North America (HDNA), estúdio de design localizado na Califórnia (EUA), em parceria com a área de Planejamento de Produto da Hyundai no Brasil.
HYUNDAI CRETA
A versão Diamond do Creta é um conceito focada no luxo e conforto e baseada na topo de linha Prestige. O modelo traz novidades como a tonalidade azul inédita, bancos de couro nas cores caramelo e marfim e teto solar panorâmico, este ainda ausente no SUV feito no Brasil.
HYUNDAI IONIQ
A presença da versão elétrica do Ioniq pode sinalizar o interesse da marca sul-coreana em trazer a opção com os futuros incentivos a carros movidos a energia limpa do Rota 2030.
Além da configuração elétrica, o Ioniq conta ainda com um híbrido convencional e outro do tipo plug-in, que pode ser recarregado na tomada.
O modelo tem potência de 120 cv e 30 kgfm de torque disponíveis instantaneamente. A autonomia alcança 280 km de autonomia. O tempo mínimo de recarga é de 4 horas e 25 minutos.
A Hyundai também apresentará a nova geração do Santa Fe.
JEEP RENEGADE
O Renegade 2019 ganhou mais itens internos que o aproximam do irmão maior Compass.
Faróis em led com novos elementos internos, nova tela da central multimídia, fendas mais largas da grade frontal são algumas da novidades.
LEIA MAIS: Jeep lança Renegade 2019 com novo visual e mais itens de série; veja preços
A Jeep também apresentará a nova geração do Wrangler, que pela primeira vez recebe faróis e luzes traseiras em led.
KIA SPORTAGE
A Kia Motors já começou a vender o Sportage 2019 com uma leve reestilização, que estará exposta no estande da marca.
O SUV, que está na quarta geração, passou por mudanças nos para-choques, faróis, lanternas e rodas. A grade estilo ‘nariz de tigre’ ganhou acabamento em preto brilhante.
O conjunto mecânico é mesmo: motor 2.0 flex e câmbio automático de seis marchas. Os novos valores ainda não foram divulgados — hoje vão de R$ 109.990 a R$ 154.990.
KIA STINGER
O sedã esportivo finalmente vem para o Brasil. O Stinger GT é equipado com motor 3.3 V6 biturbo a gasolina, de 370 cv, com câmbio automático de oito marchas.
O modelo é vendido em versão única, ao preço de R$ 399.990 - a marca oferece um preço especial para as 20 primeiras unidades, numeradas e identificadas pelo nome de ‘Launch Edition by Fittipaldi’. O valor será de R$ 349.990, ou seja, uma bela diferença de R$ 50 mil.
LEIA MAIS: Kia lança Stinger GT no Brasil para brigar com alemães
O Stinger GT desembarca no mercado nacional disposto a elevar a percepção de status que a marca sul-coreana entrega aos clientes.
O elétrico Soul EV, o híbrido Optima Hybrid, o sedã de luxo Quoris e o modelo teste Stonic também estarão na feira.
LAMBORGHINI URUS
O primeiro SUV moderno da Lamborghini é um monstro, assim como os esportivos da marca. O Urus é o utilitário mais rápido do mundo e estreia na marca italiana a propulsão turbo.
Ele entrega 650 cv e 86,6 kgfm em um motor 4.0 V8 biturbo, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 s e 305 km/h de máxima. O modelo está avaliado em R$ 2,2 milhões.
LEIA MAIS: Lamborghini lança o SUV mais rápido do mundo
A Lamborghini também terá o Aventador S como motor V12, de 740 cv, o Huracán Performante Spyder, versão conversível do seu supercarro de entrada Huracán Performante.
LIFAN X70
A Lifan traz para o Brasil o SUV X70, que ficará posicionado entre o X60 e X80 para entrar na disputa acirrada dos SUVs compactos.
O modelo ainda não tem data de confirmada de lançamento, mas chegará em 2019. Ele deverá ser equipado com motor 2.0, de 140 cv, acoplado a um câmbio automático CVT e tração integral permanente.
A montadora também apresentará outros dois modelos. O utilitário esportivo médio My Way e a minivan M7, que serão expostos para medir a aceitação do público.
MASERATI LEVANTE TROFEO
A variante mais potente do SUV Levante é equipada com motor 3.8 V8 biturbo, de 590 cv e 74,4 kgfm, fabricado pela Ferrari, administrado por um câmbio automático de oito marchas.
O modelo acelera de zero a 100 km/h em 3,9 segundos e chega aos 300 km/h de máxima. Ele é avaliado em aproximadamente R$ 1,5 milhão, mais que o dobro da versão mais cara oferecida atualmente, a S.
A Maserati também contará com a presença dos Ghibli S e Granturismo Sport em seu espaço.
MERCEDES-AMG CLS 5
A terceira geração do sedã-cupê esportivo chega às lojas logo após a mostra paulista em versão única, a topo de linha AMG 53, por R$ 599.900.
Esta versão do CLS 5 é equipada com motor 3.0 , com seis cilindros, que rende 435 cv e 53,0 kgfm.
Ela vem com o novo conceito ‘híbrido leve’ do novo Classe C, que oferece o motor de arranque/ alternador EQ Boost, que gera 22 cv extras para melhores arranques e retomadas.
LEIA MAIS: Mercedes lança novo Classe C com motor híbrido que melhora potência e consumo
O conjunto é gerenciado pela caixa de 9 marchas e leva o modelo de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.
MERCEDES-BENZ CLASSE X
A primeira picape de uma marca de luxo da história finalmente fará a estreia no Brasil. O modelo foi desenvolvido a partir da plataforma do novo Nissan Frontier e da inédito Renault Alaskan.
A Classe X já está confirmada para vendas no próximo ano em três versões. A de entrada X 200 Pure e a intermediária X 200 Progressive, com um nível maior de conforto e sofisticação, ambas com motor 2.3 a turbodiesel, de 163 cv e 41,0 kgfm.
LEIA MAIS: Mercedes-Benz já ‘vende’ a Classe X no Brasil desde a versão ‘pé de boi’
E a topo de linha X350, com propulsor V6, que rende 258 cv e 56,0 kgfm. Com ele, a Classe X assumirá o posto de a picape mais potente no Brasil, superando a VW Amarok 3.0 V6, com 225 cv e 56,1 kgfm.
MERCEDES CLASSE A SEDÃ
Destaque no Salão de Paris, em outubro, o novo Mercedes Classe A sedã será uma das estrelas da marca alemã na mostra, ao lado do Classe A reestilizado. Ele tem previsão de desembarque por aqui no primeiro semestre de 2019.
O modelo virá importado do México, mas os preços ainda não foram divulgados. Sabe-se apenas que ele chegará em duas versões: a 200 e a 250.
A primeira configuração estreia o novo motor 1.3 turbo, de 163 cv, e a outra será equipada com o 2.0 turbo, de 224 cv e 35,7 kgfm de torque. Sempre associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas.
MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4
O primeiro modelo plug-in híbrido da fabricante britânica ocupará um lugar de destaque no estande da MINI.
O Cooper S E Countryman All4 vem com motor 1.5 turbo a gasolina, de três cilindros, e outro elétrico, gerenciados por um câmbio automático de seis marchas. A potência combinada é de 227 cv e 39,3 kgfm.
O propulsor que funciona com energia limpa envia força às rodas traseira, tornando o híbrido um modelo 4x4. Ele também pode ser recarregado na tomada.
A montadora apresentará ainda o MINI Cooper Cabrio, que já está em pré-venda.
NISSAN LEAF
Como a onda de eletrificação da mobilidade já começa a ganhar força no Brasil, a Nissan usará do mesmo expediente que a Chevrolet e colocará o seu elétrico Leaf para que o público possa realizar o test drive.
A marca já confirmou que venderá no Brasil a partir do próximo ano o 100% elétrico mais comercializado no mundo.
LEIA MAIS: Nissan confirma a vinda do Leaf, o elétrico mais vendido no mundo
A nova geração do Leaf foi lançada em setembro de 2017 com um motor elétrico de 110 kW de potência (equivalente a 150 cv) e de 32,6 kgfm de torque. Ele é alimentado por baterias que garantem até 320 quilômetros de autonomia.
NISSAN GT-R 2019
Vendido no Brasil apenas sob encomenda a partir de R$ 900 mil, o superesportivo GT-R fará a alegria dos fãs de velocidades.
A sexta geração do modelo estará exposta na versão Premium 2019, a mais atual.
Conhecido como Godzilla, ele é equipado com motor 3.8 V6 biturbo, de 572 cv e 64,9 kgfm, associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem com seis velocidades.
A Nissan vai mostrar ainda uma versão com apelo esportivo do sedã compacto Versa.
RENAULT ALASKAN
A Alaskan, assim como a Classe X, é baseada na Nissan Frontier. A picape produzida na Argentina estreará só em 2019, sendo equipada com motor 2.3 turbodiesel de 160 cv ou 190 cv (biturbo) e transmissão manual de 6 marchas ou automática de 7 posições.
A Renault também deve mostrar o Kwid aventureiro, chamada de Outsider.
ROLLS-ROYCE CULLINAN
O Cullinan é o primeiro SUV da Rolls-Royce e o mais luxuoso do mundo. Ele vem equipado com motor 6.75 V12 biturbo, de 570 cv e 85 kgfm de torque, com tração 4x4, capaz de levá-lo a velocidade máxima de 250 km/h.
Baseado no sedã grande Phantom, o utilitário traz números superlativos. São 5,3 metros de comprimento e 2,1 m de largura, além de um peso de 2,6 toneladas.
O carro possui portas com abertura estilo suicida (invertidas entre si) e é capaz de encarar áreas alagadas de até 54 cm.
LEIA MAIS: SUV mais luxuoso do mundo é revelado e tem inspiração em diamante bruto
A marca luxuosa também mostrará para o público o Rolls-Royce Phantom e o super conversível Rolls-Royce Dawn.
SUZUKI JIMNY
A quarta geração do valente jipinho fará sua estreia no Brasil. O Jimny muda mais profundamente depois 20 anos.
Ele conviverá com a geração atual, fabricada em Catalão (GO), que é vendida em duas versões, sempre com motor 1.3, e preço a partir de R$ 69.890.
O novo Jimny manteve ao construção por chassi e a tração 4×4 com reduzida. Passa a ser equipado com frenagem autônoma de emergência, controle de estabilidade e de tração e alerta de mudança inadvertida de faixa.
SUZUKI VITARA
O visual atualizado do SUV Vitara será uma das atrações da Suzuki. O modelo estreia no Brasil poucos meses depois de passar por mudanças discretas em outros mercados.
Destaque para a nova grade, com acabamentos diferenciados conforme a versão. Os para-choques também ganharam novo desenho e o modelo passa a vir com faróis em led. As lanternas exibem nova lente.
No interior, as novidades do Vitara são o quadro de instrumentos com tele central colorida e teto solar maior.
A motorização continuará a mesma, com as opções 1.6 aspirado, de 126 cv e 16,7 kgfm, e o 1.4 turbo, de 146 cv e 23,5 kgfm, ambos associados ao câmbio automático de 6 marchas.
TROLLER TX4
O utilitário com DNA off road chega à linha 2019 mais equipado, como nova central multimídia, e novas cores.
Para capitanear a novidade, a Troller levará o conceito TX4, que antecipará como será o projeto futuro do modelo. A pintura da carroceria certamente chamará a atenção.
O T4 se destaca pela carroceria resistente ao impacto e corrosão. Seu motor é um 3.2 turbodiesel, de 200 cv e tração 4x4.
VOLKSWAGEN I.D. CROSS
O conceito-crossover totalmente elétrico é prévia do modelo que entrará em produção em 2020. Ele mistura o estilo cupê de quatro portas com o de utilitário esportivo.
O SUV I.D. Cross tem 305 cv (225 kW), atinge a velocidade máxima de 180 km/h e pode rodar até 500 km com uma carga da bateria.
É o terceiro modelo apresentado VW como parte de sua linha de carros totalmente elétricos, do qual sairá a nova Kombi. O I.D. Cross apareceu também nos salões de Xangai e de Frankfurt, em 2017
VOLKSWAGEN T-CROSS
O T-Cross é o primeiro utilitário compacto da Volks, que estreia no mercado em abril de 2019. O modelo terá duas opções de motorização: 1.0 turboflex, de três cilindros, que rende 116/128 cv (gasolina/ etanol) e 20,4 kgfm, e o 1.4 turboflex, de quatro cilindros, de 150 cv e 25,5 kgfm.
O SUV compacto T-Cross promete consolidar a ofensiva que a marca traçou para o Brasil, iniciada com os novos Polo e o Virtus, ambos sucessos nas lojas.
LEIA MAIS: VW revela o badalado T-Cross, que promete mexer com o mercado de SUVs
Ainda terá em 2019 o utilitário compacto-médio Tarek para encarar o Jeep Compass e uma picape intermediária acima da Saveiro para peitar a Fiat Toro, que estará no salão sob a forma de conceito.
Ainda não há confirmação oficial, mas Polo GTS também pode aparecer no estande da montadora.
OUTRAS ATRAÇÕES
Algumas montadoras não confirmaram quais carros estarão expondo no Salão de São Paulo. Acredita-se que estarão presentes, os modelos: Lexus UX , Mitsubishi Pajero Dakar e Porsche 911 GT3 RS e Macan.
SERVIÇO
30.º Salão do Automóvel de São Paulo
Quando: 8 a 18 de novembro.
Onde: São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, Zona Sul de São Paulo.
Horários: 8 a 17/11, das 13h às 22h (entrada até as 21h), 18/11, das 11h às 19h (entrada até as 17h).
Ingressos: primeiro dia - R$ 50 (meia-entrada R$ 25); outros dias da semana - R$ 72 (meia-entrada R$ 36); fim de semana e feriado - R$ 90 (meia-entrada R$ 45).
Descontos: caravanas e quem segue a página do Salão de SP nas redes sociais tem desconto de 10%.
Confira outras opções de ingressos no site oficial do evento.
Estacionamento: carro, R$ 45; moto, R$ 25; van, R$ 70; micro-ônibus, R$ 120; e ônibus, R$ 160.
*Meia-entrada: estudantes; jovens de 15 a 29 anos pertencentes a famílias comprovadamente de baixa renda; professores das redes municipal e estadual; pessoas acima de 60 anos; aposentados pelo INSS; e deficientes com acompanhante.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião