Destaque da Toyota, o Fun-Vii é uma “tela de internet” sobre rodas. O carro funciona como um terminal para exibir mensagens e outras informações| Foto: Roberto Massignan Filho/Gazeta do Povo

Mesmo depois do terremoto seguido de tsunami, que deixou prejuízos de bilhões, as montadoras japonesas não mediram esforços para realizar a 42.ª edição do Salão de Tó­­quio, que abriu neste sábado as suas portas para o pú­­blico. Diferentemente das demais mos­­tras mundiais, esta edição da feira japonesa não está mar­­cada pela estreia de superesportivos que esbanjam po­­tência e sim pelos mais diversos protótipos elétricos, híbridos e de consumo ecologica­men­­te sustentável. Participam do Tokyo Motor Show 14 montadoras japonesas representadas por 15 marcas, e 20 estrangeiras, por 24 marcas.

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Confira alguns modelos apresentados no Salão de Tóquio

A Toyota apresenta vários conceitos e o Fun-Vii é um dos des­­taques do seu estande. A per­­sonalização é o ponto alto do veículo. Tanto o interior co­­mo o exterior podem ser modificados com a mesma facilidade com que se realiza um download na internet. To­­do o exterior do veículo pode ser utilizado como um grande painel, com cores e conteúdo sendo alterados da forma que o condutor bem entender. Isso permite que o carro funcione co­­mo um terminal para exibir mensagens e outras informações.

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Já o FCV-R é um sedã-conceito que traz a próxima geração da solução de células de combustível movidas a hidrogênio. A Toyota planeja lançar o FCV-R comercialmente em 2015. O FT-EV III, por sua vez, é um conceito elétrico com uma carroceria ultracompacta e le­­ve, ideal para percorrer pequenas distâncias.

A Nissan mostra o Pivo 3, um supercompacto de três lu­­ga­­res e menos de 3 metros de comprimento. Ele é equipado com três pneus traseiros estreitos e motores integrados às ro­­das. A posição de dirigir é central: o motorista fica ligeiramente à frente dos passageiros. O raio de giro do pequeno carro permite uma manobra em "U" em uma via de 4 metros de largura. Ele possui ainda sistema de estacionamento automatizado, que localiza a vaga e realiza as manobras sem interferência do motorista. Por meio de conexão com smartphone, o carro é capaz de ir ao encontro do condutor.

Já o protótipo Juke Nismo Concept se difere da versão de produção pelos kits aerodinâmicos, que incluem novos pa­­ra-choques e spoilers laterais. O motor é 1.6 de injeção direta, mas a marca não revela a sua po­­tência e o torque.

A Mazda estreia o Takeri, conceito de um esportivo que apresenta apenas maçanetas, rodas e retrovisores que irão mu­­dar na versão de produção. O carro substituirá o Mazda 6 em 2013. A marca confirmou que voltará a comercializar seus veículos no Brasil, mercado do qual está ausente desde 1998, quando atuava como importadora. O modelo, ainda não definido, virá da nova plan­­ta da marca no México.

A Honda destaca o protótipo AC-X, dotado de design convidativo e sistema híbrido plug-in — quando a bateria que fornece energia para o motor elétrico pode ser recarregada por uma tomada. O protótipo é grande, medindo 4,7 m de com­­primento e 2,75 m de distância entre-eixos. O cupê é equipado com motor a gasolina 1.6 de 127 cv e um motor elé­­trico de 161 cv. Somente com eletricidade, ele pode ro­­dar por 50 quilômetros e atingir velocidade máxima de 100 km/h. E como opção para deslocamentos urbanos, a Honda mos­­tra o Micro Commuter Con­­cept, que pelas dimensões promete ser bem acessível. Com visual futurístico, o conceito oferece várias formas de customização no interior.

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Em termos de criatividade, a Suzuki lidera as atenções com o Q-Concept. Com apenas 2,5 me­­tros de comprimento, revela linhas que parecem ter saído de um desenho animado. Entre os conceitos da Daihatsu está o D-X, um pequeno roadster de dois lugares com ares de aventureiro urbano. Seu motor é um 2 cilindros turbo de alta eficiência.

A Volkswagen revelou o con­­ceito do crossover Cross Cou­­­­pé. O carro tem 4,34 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,52 m de altura e fica en­­tre o Golf atual e o SUV Tiguan. No entanto, a distância entre-eixos mede 2,63 m, maior do que os dois modelos. Sua motorização híbrida une um motor turbo TSI, com injeção direta de combustível, com dois mo­­tores elétricos, um localizado na parte frontal e outro na parte traseira, que produzem 150 cv de potência e 21,4 kgfm de tor­­que, e 115 cv e 18,3 kgfm de tor­­que, respectivamente. Com­­binados, a potência chega a 265 cv, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em sete segundos.

O jornalista viajou a convite da Toyota

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