Mesmo depois do terremoto seguido de tsunami, que deixou prejuízos de bilhões, as montadoras japonesas não mediram esforços para realizar a 42.ª edição do Salão de Tóquio, que abriu neste sábado as suas portas para o público. Diferentemente das demais mostras mundiais, esta edição da feira japonesa não está marcada pela estreia de superesportivos que esbanjam potência e sim pelos mais diversos protótipos elétricos, híbridos e de consumo ecologicamente sustentável. Participam do Tokyo Motor Show 14 montadoras japonesas representadas por 15 marcas, e 20 estrangeiras, por 24 marcas.
Confira alguns modelos apresentados no Salão de Tóquio
A Toyota apresenta vários conceitos e o Fun-Vii é um dos destaques do seu estande. A personalização é o ponto alto do veículo. Tanto o interior como o exterior podem ser modificados com a mesma facilidade com que se realiza um download na internet. Todo o exterior do veículo pode ser utilizado como um grande painel, com cores e conteúdo sendo alterados da forma que o condutor bem entender. Isso permite que o carro funcione como um terminal para exibir mensagens e outras informações.
Já o FCV-R é um sedã-conceito que traz a próxima geração da solução de células de combustível movidas a hidrogênio. A Toyota planeja lançar o FCV-R comercialmente em 2015. O FT-EV III, por sua vez, é um conceito elétrico com uma carroceria ultracompacta e leve, ideal para percorrer pequenas distâncias.
A Nissan mostra o Pivo 3, um supercompacto de três lugares e menos de 3 metros de comprimento. Ele é equipado com três pneus traseiros estreitos e motores integrados às rodas. A posição de dirigir é central: o motorista fica ligeiramente à frente dos passageiros. O raio de giro do pequeno carro permite uma manobra em "U" em uma via de 4 metros de largura. Ele possui ainda sistema de estacionamento automatizado, que localiza a vaga e realiza as manobras sem interferência do motorista. Por meio de conexão com smartphone, o carro é capaz de ir ao encontro do condutor.
Já o protótipo Juke Nismo Concept se difere da versão de produção pelos kits aerodinâmicos, que incluem novos para-choques e spoilers laterais. O motor é 1.6 de injeção direta, mas a marca não revela a sua potência e o torque.
A Mazda estreia o Takeri, conceito de um esportivo que apresenta apenas maçanetas, rodas e retrovisores que irão mudar na versão de produção. O carro substituirá o Mazda 6 em 2013. A marca confirmou que voltará a comercializar seus veículos no Brasil, mercado do qual está ausente desde 1998, quando atuava como importadora. O modelo, ainda não definido, virá da nova planta da marca no México.
A Honda destaca o protótipo AC-X, dotado de design convidativo e sistema híbrido plug-in quando a bateria que fornece energia para o motor elétrico pode ser recarregada por uma tomada. O protótipo é grande, medindo 4,7 m de comprimento e 2,75 m de distância entre-eixos. O cupê é equipado com motor a gasolina 1.6 de 127 cv e um motor elétrico de 161 cv. Somente com eletricidade, ele pode rodar por 50 quilômetros e atingir velocidade máxima de 100 km/h. E como opção para deslocamentos urbanos, a Honda mostra o Micro Commuter Concept, que pelas dimensões promete ser bem acessível. Com visual futurístico, o conceito oferece várias formas de customização no interior.
Em termos de criatividade, a Suzuki lidera as atenções com o Q-Concept. Com apenas 2,5 metros de comprimento, revela linhas que parecem ter saído de um desenho animado. Entre os conceitos da Daihatsu está o D-X, um pequeno roadster de dois lugares com ares de aventureiro urbano. Seu motor é um 2 cilindros turbo de alta eficiência.
A Volkswagen revelou o conceito do crossover Cross Coupé. O carro tem 4,34 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,52 m de altura e fica entre o Golf atual e o SUV Tiguan. No entanto, a distância entre-eixos mede 2,63 m, maior do que os dois modelos. Sua motorização híbrida une um motor turbo TSI, com injeção direta de combustível, com dois motores elétricos, um localizado na parte frontal e outro na parte traseira, que produzem 150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, e 115 cv e 18,3 kgfm de torque, respectivamente. Combinados, a potência chega a 265 cv, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em sete segundos.
O jornalista viajou a convite da Toyota
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