Considerado território neutro pelas montadoras, o Salão de Genebra, na Suíça, abre suas portas para o público de 7 a 17 de março. Nele, as marcas dividem espaços e holofotes de maneira quase democrática apresentando seus mais recentes lançamentos e conceitos inéditos. Algumas montadoras, como a Renault, Audi, Toyota, Mercedes-Benz,Volkswagen e Kia, já anteciparam parte de suas atrações.
A renovação da gama Scénic, formada por Scénic Xmod, Scénic e Grand Scénic, será o destaque da marca francesa que irá promover o lançamento mundial do Scénic Xmod, uma versão aventureira do Scenic. Seu destaque é o sistema Grip Xtend para o controle de tração. Ele pode ser ajustado em três modos: Road (padrão), Loose Ground (recomendado para superfícies pouco aderentes) e Expert (frenagem controlada automaticamente). Quanto à motorização, haverá diversas opções, incluindo o novo Energy TCe, de 128 cavalos de potência.
A nova geração do S3 Sportback será a principal atração da Audi na mostra suíça. Com praticamente o mesmo visual do S3 três portas, o hatchback conta com um motor 2.0 TFSI, com injeção direta de combustível e turbocompressor. São 300 cv a 5.500 rpm, suficientes para leva-lo de 0 a 100 km/h em cinco segundos. A velocidade máxima é limitada em 250 km/h e a sua chegada ao Brasil está prevista para o início de 2014.
O novo Cross Up! vai estar em destaque no estande da Volkswagen. Embora tenha revelado as fotos oficiais do carro, a marca ainda não informou as suas especificações técnicas. Quanto ao visual, o aventureiro segue a mesma receita de seus concorrentes com uma carroceria mais alta e pintura diferenciada. A título de curiosidade, na Alemanha o Cross Up! custará a partir de 13.925 euros.
A coreana Kia irá lançar as versões esportivas GT para os hatches médios Ceed de cinco portas e Pro_Ceed de três portas. Produzidos na unidade da empresa na Eslováquia, os dois estão com motor de 1.6 litro com turbo e injeção direta que fornece potência de 204 cavalos.
Além da quarta geração do utilitário esportivo RAV4, que também será vendido aqui, a Toyota estará com o FT86 Open Concept, que é uma versão conversível do esportivo GT86, e um modelo elétrico, batizado de i-Road, com capacidade para dois passageiros e possível rival do Renault Twizy.
A Mercedes-Benz vai mostrar o bólido C63 AMG: "Edition 507". O número é uma referência ao número de cavalos de potência gerados pelo motor V8 6.2, ou seja 50 cv a mais do que a versão original. Como todo modelo AMG, a divisão esportiva da Mercedes-Benz, o Edition 507 tem desempenho de tirar o fôlego: acelera do 0 aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos e atinge 280 km/h, velocidade máxima limitada eletronicamente. O modelo será lançado em junho na Alemanha nas versões cupê, sedã e perua.
A Alfa Romeo, por sua vez, confirmou a presença do cupê 4C na mostra automotiva. Produzido por seus engenheiros, mas fabricado pela Maserati na planta de Modena, na Itália, o roadster estará disponível para compra ainda em 2013, marcando o retorno da marca italiana aos Estados Unidos. Com menos de 4 metros de comprimento e de 2,4 metros de entre-eixos e coeficiente aerodinâmico negativo, o carro alcança uma maior estabilidade em altas velocidades, chegando a 100 km/h em menos de 5 segundos.
Salão de Genebra
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião