Parar a motocicleta e conferir quem está ligando no celular ou para ler uma mensagem recebida é um atitude que está com os dias contados. Pelo menos é o que propõe o conceito Smart Windshield, um para-brisa inteligente para motos e scooter desenvolvido pela Samsung.
VÍDEO: Assista como funciona a tecnologia
A solução, apresentada na Itália, fora instalada em um Yamaha Tricity 125, o scooter de três rodas da marca japonesa, apoiadora do projeto. O para-brisa se conecta ao smartphone por meio de um aplicativo exclusivo e traz uma segunda tela de LCD incorporada. Nela são exibidas diversas informações, como chamadas, SMS, mensagens de WhatsApp, e-mails e outras notificações enquanto o condutor continua a viagem.
O painel digital fica posicionado dentro do campo de visão, evitando que o piloto desvie a atenção do trânsito. Ele pode assim escolher entre parar e atender a ligação ou deixar que o sistema envie uma mensagem de resposta automática como, por exemplo: “Estou guiando agora. Ligo assim que possível’’.
Segundo informa a Samsung, a criação do Smart Windshield foi motivado por uma recente pesquisa do departamento italiano de estatístico (ISTAT), a qual revelou que 24% dos jovens entre 19 e 24 anos admitem usar seus celulares enquanto dirigem a moto. A intenção da tecnologia é reduzir as distrações durante a pilotagem e evitar acidentes.
Apesar da demonstração do dispositivo, a empresa de eletrônicos informa que ainda não tem previsão de quando o Smart Windshield estará no mercado.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião