Avaliação
Conjunto mecânico permanece o mesmo
Ao volante, o Sandero é praticamente o mesmo. Como nada na parte mecânica foi alterada, o que se tem de novidade é o maior conforto interno consequente das mudanças no acabamento, especialmente os tecidos dos bancos. Itens de série como abertura da tampa de combustível por alavanca e indicador do nível do tanque de gasolina para a partida a frio no painel do carro são muito bem vindos. Assim, como os comandos dos vidros elétricos que deixaram o console central, o que incomodava o motorista, e foram para as portas.
A versão Stepway 1.6 16V apresenta um desempenho honesto.
O câmbio tem engates suaves e precisos o que, além do conforto, ajuda na confiança ao volante. A posição de dirigir também é agradável, com destaque para a visibilidade. O novo acabamento colaborou com a acústica e deixou um Sandero mais silencioso.
Florianópolis - Ao apresentar as novas versões do Sandero 2012, a Renault mostrou que adotou uma política ousada de redução de preços com a intenção de ter um aumento nas vendas de 20% até o fim do ano, em relação a 2010. Além do visual renovado e de itens de série diferenciados, o hatch da marca francesa teve redução de R$ 1 mil em três versões e de R$ 3 mil na versão Stepway.
A configuração de entrada Authentique custava R$ 29.690 e agora parte de R$ 28.700, enquanto o Expression teve o valor diminuído de R$ 32.440 para R$ 31.300 na versão 1.0 e de R$ 34.740 para R$ 33.600 na versão 1.6. A opção Privilège caiu de R$ 41.490 para R$ 40.400, enquanto o Sandero Stepway teve o preço reduzido de R$ 45.690 para R$ 42.600. Os rivais do carro da Renault continuam sendo Chevrolet Agile e VW Fox, que ganharam a companhia do novato JAC J3.
O modelo recebeu faróis, grade dianteira, para-choques e capô com novos desenhos, enquanto na traseira as lanternas receberam retoques discretos. As rodas da linha 2012 do hatch também são novas.
O interior do Sandero também recebeu novo acabamento e console central com cores que variam de acordo com a versão. O hatch também passou a contar com sistema de abertura interna do tanque de combustível e novo sistema de som com tocador de MP3 e entrada auxiliar.
Configurações
O hatch é oferecido em cinco configurações, sendo duas 1.0 16V (Authentique e Expression), duas 1.6 8V (Expression e Privilége) e uma 1.6 16V (Stepway). O motor de entrada produz 77 cavalos de potência e 10,1 kgfm de torque com etanol, enquanto o propulsor intermediário, 1.6 8V, gera 95 cv e 14,1 kgfm de força com o combustível de origem vegetal. Já a motorização top de linha, também com o etanol, produz 112 cv e 15,5 kgfm.
A configuração 1.0 Authentique oferece de série para-choques na cor da carroceria. Já a configuração 1.6 intermediária traz aquecedor e direção hidráulica com regulagem de altura. A opção Stepway 1.6 16V oferece ar-condicionado, direção hidráulica com regulagem de altura, vidros, travas e retrovisores elétricos, além de suspensão elevada.
Até o fim do ano, a Renault deve agregar à gama do carro a versão com câmbio automatizado, que deve custar entre R$ 2 500 e R$ 3 000 a mais. Desenvolvido pela Magnetti Marelli, será o mesmo que equipa os modelos Fiat, mas sem o nome Dualogic. Equipará primeiramente o Stepway e deve chegar à versão 1.6 Hi-torque no ano que vem.
O jornalista viajou a convite da Renault
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