No fim do ano passado o Latin NCap avaliou o Renault Kwid, que chegava ao Brasil cercado de dúvidas sobre a segurança oferecida. O subcompacto havia zerado no crash test feito pela Global NCap, na Índia, onde também é vendido, mas com um nível de segurança bem básico. O resultado por aqui foi considerado bom.
Na verdade o Kwid está em um nível acima de Sandero e Logan, conforme revela o mais recente teste de colisão feito pela entidade, que desde 2015 passou a realizar avaliações mais rigorosas.
O Sandero recebeu apenas uma estrela (no total de cinco) para proteção a adultos e três estrelas para crianças, no banco detrás. A performance do Logan foi a mesma - confira os modelos já avaliados.
>> Hora da verdade: Renault Kwid é avaliado em teste de colisão; assista
Segundo o Latin NCap, a nota baixa é decorrência da fraca proteção para o peito do motorista, tanto no impacto frontal quanto lateral. O resultado foi o pior possível, aponta a justificativa da entidade.
Já para o passageiro dianteiro o desempenho foi um pouquinho melhor na região do peito e das pernas, assim como as pernas do motorista.
A ponto negativo, para a Latin NCap, está no risco de bater contra estruturas consideradas perigosas posicionadas atrás do painel. Sem contar, que o habitáculo se mostrou instável.
>> Jipe 100% nacional para as aventuras off road está de volta; veja preços
No impacto lateral a região da cabeça e da cintura ficou bem protegida, porém o peito sofreu com a batida. O que não deveria ocorrer, uma vez que Sandero e Logan possuem barras laterais de proteção. Só que na avaliação o dispositivo acabou classificado como não fortes o suficiente para impedir que as portas se deslocassem demais na colisão.
>> Fiat Mobi baixa de preço para esquentar briga com Renault Kwid
Quanto à proteção a crianças, as cadeirinhas foram presas com cinto de segurança, e não com o sistema Isofix (de ancoragem e mais eficiente) presente nos modelos brasileiros. Isso porque em outros países da América Latina não há o sistema e de acordo com a regra da entidade a versão testada deve ser a menos equipada.
Em resumo, Sandero e Logan estão abaixo em segurança comparado ao Kwid, que é menor e custa bem menos. Resta saber se a Renault usará o resultado para evoluir neste quesito e buscar notas melhores no futuro.
A próxima rodada de testes de colisão do Latin NCap será divulgada em meados de julho.
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Hugo Motta confirma favoritismo e é eleito presidente da Câmara dos Deputados
Em recado ao STF, Alcolumbre sinaliza embate sobre as emendas parlamentares
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião