A 14.ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que abre as portas para o público no próximo dia 19 de outubro, vai estar repleta de novidades. A mostra, que ocorre até o dia 29, vai marcar inclusive o início da "invasão" chinesa, pois o primeiro veículo importado daquele país estará sendo exposto no evento.

CARREGANDO :)

Os visitantes vão conhecer em primeira mão o Chana (você não leu errado, este realmente é o nome do veículo), produzido pela marca Changan e que será vendido no Brasil a partir de 2007 nas versões minivan (para sete ocupantes), picape e furgão. Deverá custar entre R$ 25 mil e R$ 30 mil.

Entre os lançamentos nacionais (e argentinos) ainda inéditos no mercado, destaque para os dois novos Renault feitos no Paraná: o sedã Logan, que será lançado no início do próximo ano e o Mégane Grand Tour, perua que começa a ser comercializada no próximo mês. A Honda, por sua vez, apresenta o Fit e o Civic bicombustíveis, que chegam às concessionárias em novembro; e o Civic Si, para quem preferir o sedã com toque esportivo. Já a Volkswagen expõe o Polo GTI, versão esportiva de 150 cv do compacto recentemente reestilizado; além do SpaceFox Crossover, opção "aventura" da perua lançada este ano.

Publicidade

Já a Ford aproveita o salão de São Paulo para apresentar a versão automática do jipinho EcoSport. Além disso, o evento será o palco da pré-estréia do primeiro veículo catarinense, o jipe 4X4 Stark, que será lançado pelo pequeno fabricante TAC em 2007. Lançamentos recentes, como o Chevrolet Prisma, o Fiat Idea Adventure e o Peugeot 206 Escapade, são outras atrações confirmadas.

Importados

A mostra paulista também estará recheada de carrões importados. Entre os esportivos, destaque para os novos Ferrari 599 GTB Fiorano e Audi TT Coupe (ambos começam a ser vendidos no fim deste ano), além do Ford Mustang Shelby Cobra GT 500, que estará no salão apenas para encher os olhos dos visitantes.

Também não faltarão jipões, como o Nissan Murano, que já poderá ser encomendado a partir do salão; o Jeep Grand Cherokee SRT8, versão Hemi de 432 cv; e a nova geração do SsangYong Rexton.

Outras atrações importadas confirmadas com previsão de venda no país até o primeiro semestre do próximo ano são o conversível Volkswagen Eos, os novos Nissan Sentra e Tiida, o Peugeot 407 Coupé, o BMW Z4 Coupé, o Volvo C70 (conversível), o Chevrolet Avalanche, o Citroën C4 Picasso, o Alfa Romeo 159 e o Audi S8. A Fiat, por outro lado, vai trazer da Itália a perua Croma – por enquanto apenas para mostrar que a marca sabe fazer veículos de luxo.

Publicidade

Serviço: Salão Internacional do Automóvel. De 19 a 29 de outubro. Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi. Data: de 19 a 28 de outubro. Mais informações: (http://www.salaodoautomovel.com.br).