Espaço interno deixa a desejar para os passageiros mais altos
A ampliação do espaço da cabine da nova Saveiro levou a Volkswagen a uma questão inevitável: ou aumenta o tamanho interno, ou diminui o da caçamba. Com isso, os passageiros de trás ganharam em conforto, mas os consumidores perderam no armazenamento de bagagens.
E há ainda um outro porém: para as pessoas mais altas que vão atrás, é preciso correr os bancos do motorista e do carona para que elas se acomodem melhor. Além disso, o acesso dos passageiros é dificultado pela existência de apenas duas portas. Uma boa solução seria uma terceira porta, como fez a Fiat com Strada 3 portas. Quem sabe, a Saveiro 3 portas não surja em um futuro próximo?
Apesar disso, a picape da Volks tem vários pontos positivos. A dirigibilidade do carro é ótima, com um motor 1.6 que responde bem ao comando do pé direito. Há ainda vários porta-copos espalhados pelo veículo, que facilitam a vida do consumidor, um espaço para a caixa de ferramentas no banco traseiro e uma entrada para tomadas de 12 V. E os sistemas de frenagem fazem toda a diferença, já que entregam um carro mais seguro.
Principais itens das três versões da Saveiro cabine dupla
Trendline R$ 47.490
Airbag duplo, direção hidráulica, ABS e EBD, vidros elétricos, luz de freio e iluminação na caçamba, desembaçador traseiro e bagageiro no teto.
Highline R$ 52.720
Agrega ar-condicionado, retrovisores elétricos, volante multifuncional, rádio com bluetooth, USB e cabo auxiliar, alarme na chave e luzes repetidores no retrovisor.
Cross R$ 59.990
Acrescenta ABS com funções off-road, controles de estabilidade e de tração, bloqueio eletrôncio do diferencial, assistências de partida em rampa e de frenangem, sensor traseiro de estacionamento, volante multifuncional em couro, direção com ajuste de altura e profundidade, capota marítima e frisos laterais.
A Volkswagen aumentou a artilharia contra a Fiat Strada, há anos líder de vendas com folga no segmento de picapes pequenas. O sucesso alcançado pela rival em sua versão cabine dupla, que hoje representa um terço dos emplacamentos da Strada, fez a fabricante alemã colocar mais ocupantes dentro da sua comercial leve. Prevista para chegar às lojas em setembro, a Saveiro cabine dupla virá em três acabamentos, entre elas a inédita Highline, com preços de tabela que variam de R$ 47.490 a R$ 59.990.
A carta na manga da Volks para conquistar os consumidores é o maior espaço para acomodar os passageiros do banco de trás. Ele ficou um pouco mais elevado que os dianteiros, para melhorar a visibilidade dos ocupantes. Por outro lado, a caçamba diminuiu e ficou em 580 litros de capacidade, 100 l a menos que a Fiat Strada. Outra novidade da nova Saveiro são os vidros basculantes na traseira da cabine.
Para obter um ganho de altura, a montadora ampliou o espaço do assoalho até o teto para pouco mais de um metro, enquanto que a altura da parte de trás da cabine foi para 0,94 m, o que exigiu a instalação de um bagageiro no teto para manter o visual esportivo. Já para compensar a falta da terceira porta lateral, um dos trunfos da rival para facilitar o acesso ao banco traseiro, a VW alongou o tamanho das duas entradas dianteiras.
Motorização e recursos
As três versões do veículo, a Trendline (entrada), a Highline (intermediária) e a Cross (topo de linha) serão equipadas com o novo bloco 1.6 MSI. A diferença, no entanto, estará na potência desenvolvida em cada um deles. Enquanto que o motor das duas primeiras versões irá gerar até 104 cv, o da Cross alcançará até 120 cv. Todos virão associados a um câmbio manual de cinco marchas.
Entre as tecnologias de segurança e conforto, a Saveiro cabine dupla virá de série com sistema de distribuição eletrônica de frenagem (EBD); vidros elétricos; e direção hidráulica em todas as versões. Já a intermediária terá ainda ar-condicionado; faróis duplos; lanterna de neblina; alarme com acionamento na chave; volante multifuncional; rodas de aço de 15"; e sensor de estacionamento traseiro com sistema de visualização de aproximação na central multimídia.
A topo da gama agrega controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (ASR); ABS off-road; bloqueio eletrônico do diferencial (EDS); assistências de partida em rampa (HHC) e de frenagem (BAS); volante revestido em couro; coluna de direção ajustável em altura e distância; e rodas de liga leve de 15".
* O jornalista viajou a convite da Volkswagen
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