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Inspirada no CrossFox, mas com base no Gol G5, a Saveiro Cross está disponível apenas na configuração de cabine estendida | Divulgação/Volkswagen
Inspirada no CrossFox, mas com base no Gol G5, a Saveiro Cross está disponível apenas na configuração de cabine estendida| Foto: Divulgação/Volkswagen

Avaliação

Picape encara bem as trilhas leves, mas peca nas ultrapassagens

O visual lameiro da Saveiro Cross até estimula a colocá-la em trechos fora-de-estrada. Durante a apresentação do carro, em Campinas (SP), a reportagem pode sentir o desempenho num curto trajeto de terra, com alguns buracos "suaves" e valetas. O modelo se saiu bem, ajudado pelos pneus ATR de medida 205/60 nas rodas de aro 15, para uso misto, e a suspensão elevada. No entanto, evite terrenos mais hostis, pois a nova configuração da picape não possui recursos genuinamente off-road.

No asfalto, sem carga na caçamba, a suspensão da Cross se mostrou equilibrada, mas em curvas mais fechadas ela faz mensão de sair de traseira em velocidades altas. Nas freadas bruscas, a traseira levanta um pouco e faz o modelo mergulhar, mas nada que realmente assuste. Na medida que o ponteiro do velocímetro sobe aparece um ruído vindo da capota marítima, sacudida pelo vento.

O motor VHT 1.6 de 104 cv – com etanol – mostra disposição na vida urbana e até demonstra força nas primeiras acelerações em rodovia, mas é preciso esticar bastante as marchas e fazer trocas a todo momento para encher o motor nas ultrapassagens e encarar trechos de subida. A Volks fala em máxima de 177 km/h e zero a 100 km/h em 11 segundos, no álcool. No consumo, o computador de bordo da versão avaliada conferiu média de 7,3 km/l, um pouco desanimador para um trecho estritamente rodoviário e com 100% de etanol no tanque.

  • O pisca no retrovisor externo é uma exclusividade da Cross entre as picapes
  • Molduras das caixas de roda, rack e frisos são alguns dos adereços aventureiros
  • A identificação da versão está espalhada por todo o carro
  • A cabine estendida oferece bom espaço para levar bolsas e pequenas malas. A capacidade do espaço é de 300 litros
  • O painel de instrumentos foi emprestado da nova geração do Gol; volante com comandos multifuncionais é opcional
  • Veja a ficha técnica ddo Saveiro Cross

Abalar a hegemonia do Fiat Stra­­da, que começou o ano com 49% do mercado de picapes compactas, ainda é uma possibilidade remota para os concorrentes. Porém, a Volkswagen parece dar sinais de que pelo menos é possível diminuir esse abismo. No mês passado, a renovada Saveiro recuperou do Chevrolet Montana o posto de se­­gunda picape mais vendida no país (25% contra 22% da fatia de consumidores) e, provavelmente, contribuiu para que a líder tivesse seu menor volume de unidades emplacadas desde fevereiro de 2009 (a Strada totalizou 6.502 diante das 3.380 da Saveiro).

Na última segunda-feira, a VW apresentou mais uma arma que promete esquentar ainda mais a briga neste segmento. Lançou a Saveiro Cross, que chega às concessionárias no fim de março. O carro segue a mesma fórmula da maioria dos modelos com apelo aventureiro: apliques visuais off-road, suspensão elevada, pneus de uso misto e uma lista de itens de série bem recheada.

A Volks estima que a versão responda entre 20% e 30% na comercialização de toda a linha Saveiro e assim ajude a picape compacta, feita em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, a alcançar a mé­­dia de 5 mil unidades mensais projetadas no lançamento da nova geração do comercial leve, em agosto do ano passado. A Strada Adventure, correspondente Fiat à novidade da VW, é responsável por 35% das vendas do modelo da fabricante italiana.

O lançamento segue os parâmetros do novo Cross Fox (até a "cor de trabalho" é a mesma, o la­­ran­­ja atacama – há outras seis), mas com cara de Gol Geração 5. O preço inicial é de R$ 41.840, com um bom pacote de equipamentos, mas sem ar-condicionado. Com ele, o custo sobe pa­­ra R$ 44.684. Com­­pleta, com air bag du­­plo, freios com ABS, rádio MP3 com entradas USB, SD Card e Blue­­tooth e volante multifuncional, che­­ga a R$ 47.937. O Strada Adven­­ture começa em R$ 46.020 já com ar, mas ao receber capota marítima e retrovisores elétricos, oferecidos de série pela Cross, al­­cança os R$ 48.440. Só que tem blo­­queio do diferencial dianteiro e um motor 1.8 de 112/114 cv, mais po­­tente que os 101/104 cv que o 1.6 da Saveiro.

A Cross está disponível apenas com cabine estendida, o que a diferencia das demais configurações da picape, que partem de R$ 32.030 (R$ 34.830 com cabine es­­tendida); a Saveiro intermediária é a Trooper (R$ 37.670 com cabine simples e R$ 40.300 com estendida).

Como todo veículo pseudo-off-road, a Cross traz também molduras pretas nos para-choques, nas caixas de roda e nos frisos laterais, que emprestam robustez ao carro. No teto, o rack se integra à caçamba, como se fosse uma espécie de santantônio. O conjunto ótico tem lentes escurecidas nos faróis, en­­quanto os faróis auxiliares no spoiler dianteiro lembram os do CrossFox 2010. A suspensão traseira é elevada em relação à dianteira, para suportar carga na caçamba. O modelo oferece o degrau para acesso à carga, uma boa ideia copiada da Chevrolet Montana.

Entre os itens que a VW aponta como exclusivos da Saveiro Cross no segmento de picapes pequenas estão capota marítima, ganchos de fixação de carga deslizantes, sensor de estacionamento traseiro, repetidores de seta nos retrovisores e pneus Pirelli Scorpion com inscrição em branco. Já na concorrente Strada Adventure Locker, a ex­­clusividade está no sistema de di­­ferencial blocante, que faz com que as rodas girem igualmente em situações de baixa aderência, bússola e inclinômetros longitudinal e transversal.

A Cross sai de fábrica também com direção hidráulica, trio elétrico lanterna de neblina, volante e banco do motorista com ajustes de altura e de profundidade, para-sóis com espelhos iluminados e alarme na chave do tipo canivete.

O interior lembra um mix de Gol G5 e CrossFox; o painel é do primeiro, mas a "pegada" é do se­­gundo. Os bancos em tecido trazem o padrão "embossment", que imita o rastro de pneus numa trilha. Por ser cabine estendida, há um bom espaço para levar bolsas e pequenas malas. Para quem sentiu falta de uma cabine dupla no modelo, a exemplo do que a Fiat fez com a Strada, más notícias: a VW não tem a intenção de lançar uma picape semelhante. Segundo a montadora, a Saveiro Cross foi desenvolvida para jovens que pretendem usar o carro no dia a dia nas cidades e em viagens a dois.

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O jornalista viajou a convite da Volkswagen

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