São Paulo Algumas marcas estão aproveitando o Salão de São Paulo para sondar a reação do público em relação a determinados modelos fabricados lá fora, com vista a uma possível importação no futuro. A Fiat trouxe para a mostra o Croma mistura de perua e minivan que é o modelo top de linha da marca italiana na Europa. Amplo tem 4,75 metros de comprimento, 2,70 m de entreeixos (que define o espaço interno) e 1,59 m de altura o modelo é feito com base na plataforma do Opel Vectra alemão (resultado da extinta associação com a General Motors), além de tomar emprestado também o motor de quatro cilindros 2.2 litros de 147 cv. A versão em exposição na mostra paulista tem câmbio manual de seis marchas, rodas de 17 polegadas com pneus 215/50, faróis de xenônio, sete air-bags (inclui uma para os joelhos do motorista), controle de estabilidade e amplo teto solar. O compartimento de bagagem leva 500 litros. No Brasil, a Croma poderia concorrer com as peruas Citroën C5 e Peugeot 407.
Outro modelo do grupo Fiat, por enquanto apenas em exposição, é a Alfa Romeo 159. O novo sedã, que ocupa o lugar do 156, foi desenhado pela ItalDesign de Giugiaro e tem a mesma plataforma do cupê Brera. Com linhas modernas e arrojadas, com destaque para os faróis bem afilados, o três volumes feito na Itália usa suspensões mais modernas e tração integral em algumas versões. Vem ainda com câmbio manual automatizado Selespeed, oito bolsas infláveis e um motor V6 de 3.2 litros de 260 cv. A Fiat estuda trazer o 159 para o país no esforço de tentar ressuscitar a marca de luxo no nosso mercado.
Espanhol
Já a Volkswagen está usando o Salão de São Paulo para avaliar a viabilidade do retorno da marca espanhola Seat para o país. A empresa está expondo apenas um modelo, o Leon, que vem com um motor 2.0 FSi, o mesmo da Volks, com 150 cv. Com visual arrojado e bastante arredondado, o Leon chama a atenção pela linha do teto prolongada até o porta-malas, o que garante ares de cupê ao hatchback de cinco portas. Ainda não há previsão de venda do modelo espanhol, que teve sua estréia mundial no Salão de Barcelona de 2005.
Briga de Pochmann e servidores arranha imagem do IBGE e amplia desgaste do governo
Babás, pedreiros, jardineiros sem visto: qual o perfil dos brasileiros deportados dos EUA
Crise dos deportados: Lula evita afronta a Trump; ouça o podcast
Serviço de Uber e 99 evidencia “gap” do transporte público em grandes metrópoles
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião