Quando o assunto é carro se torna cada vez mais comum os sonhos permanecerem abstratos: os veículos novos ficam mais caros a cada bimestre.
Mas não desanime. O modelo que você sempre quis pode estar anunciado em algum lugar, ou até mesmo insuspeitamente à venda na garagem do vizinho, e custando muito menos do que você imaginaria gastar.
Esse é o imenso e real universo dos seminovos. Por isso separamos uma lista das compras mais legais que você pode fazer sem gastar mais de R$ 65 mil . As nossas indicações levam em conta a baixa desvalorização pós-compra, o status de estar com um carro valorizado e ainda na moda e, claro, a confiabilidade que todo carro usado deve transmitir.
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Separamos também os pontos positivos e negativos de cada escolha, a quilometragem média que você deve procurar no modelo em questão, dependendo do ano, e o preço das revisões que terá de fazer de acordo com a quilometragem, estando o carro na garantia ou não. Boas compras!
Jeep Renegade Sport 2016
Preço médio: R$ 65 mil
Motor flex: 1.8, de 132 cv e 19,1 kgfm
Câmbio: manual de 5 marchas
Quilometragem aceitável: até 25 mil
Equipado com câmbio manual de 5 marchas e motor 1.8 flex de 132 cv, ele tem desempenho melhor que o Renegade Sport com câmbio automático, mas sem a mesma a comodidade de dispensar a embreagem.
As versões Sport vêm com bancos de tecido, ar-condicionado analógico e sem o sistema multimídia. Dotado de uma estrutura muito robusta, o Jeep encara com facilidade os dramas da cidade, tem bom espaço interno e só peca na praticidade pelo porta-malas pequeno, com apenas 273 litros.
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Honda CR-V LX 2012
Preço médio: R$ 65 mil
Motor a gasolina: 2.0, de 155 cv e 19,4 kgfm
Câmbio: manual de 6 marchas
Quilometragem aceitável: até 75 mil
Ele é um dos SUVs mais cobiçados entre os seminovos, seus concorrentes diretos custam na mesma faixa de preço com dois anos a menos. A confiabilidade da Honda o valoriza, mas não é só isso. O CR-V ultrapassa o limite do correto e tem tudo o que um dono de SUV precisa, como espaço interno, porta-malas com bom volume, suavidade dinâmica e status.
O modelo 2012 tem a desvantagem de ainda não ser flex, o 2.0 que bebe etanol só foi lançado em 2013 e custa na casa dos R$ 71 mil, mas a proposta de abastecer apenas a gasolina não desagrada, afinal o consumo deste motor com etanol na cidade não passa dos 6,5 km/l.
Mercedes Classe C180 Classic 2012
Preço médio: R$ 64,7 mil
Motor a gasolina: 1.8 CGi, de 156 cv e 25,5 kgfm
Câmbio: automático de 7 marchas
Quilometragem aceitável: até 85 mil
Versão de entrada do modelo anterior do Mercedes-Benz Classe C, o C180 Classic é a escolha certa para quem quer todo o status e imponência que só um Mercedes pode oferecer.
O modelo 2012 já tem a dianteira reestilizada, com a grade mais espaçada e os faróis levemente esticados para cima, e foi o último modelo até a chegada da geração atual. Equipado com um motor 1.8 turbo de 156 cv e câmbio de sete marchas, o sedã já antecipava as tendências de eficiência em consumo com bom desempenho.
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Seu espaço interno é razoável e o porta-malas tem 475 litros de capacidade. Entre os equipamentos há ar-condicionado digital, sistema multimídia e bancos de couro, sempre de série.
VW Jetta TSi 2013
Preço médio: R$ 64,7 mil
Motor a gasolina: 2.0 TSI, de 200 cv e 28,5 kgfm
Câmbio: automatizado DSG de 6 marchas
Quilometragem aceitável: até 50 mil
Se você olhar bem, nem vai achar que o Jetta TSi mereça tanta atenção. Mas tenha certeza, ele merece, sobretudo se você for um entusiasta da velocidade e de arrancadas dignas de carros esportivos.
Este Jetta vai lhe entregar sensações que nenhum outro carro dessa lista conseguiria, e isso aliado às qualidades inerentes aos sedãs médios, como um excelente espaço interno e um porta-malas de 510 litros.
Fique atento apenas para o ano/modelo do carro. Em junho de 2013 a Volkswagen lançou uma nova versão, em que o motor 2.0 TSi teve a potência recalibrada de 200 cv para 211 cv, se você encontrar algum 13/14 nesse preço, não deixe a oportunidade passar!
Volkswagen Golf TSI Comfortline 2014
Preço médio: R$ 64,5 mil
Motor a gasolina: 1.4, de 140 cv e 25,5 kgfm
Câmbio: automatizado DSG de 7 marchas e dupla embreagem
Quilometragem aceitável: até 45 mil
O Golf foi o grande carro de 2014. Subiu o patamar dos hatches médios no Brasil com motor 1.4 turbo e câmbio DSG de 7 marchas e, até hoje – mesmo com as mudanças feitas na nacionalização do carro, como câmbio Tiptronic e suspensão traseira com eixo de torção – não foi alcançado.
A versão Comfortline começou a ser importada em março de 2014 da Alemanha, já em novembro a linha 2015 passou a vir do México. O modelo 2015 custa 3,5 mil a mais, porém indicamos que você compre uma das unidades importadas da Alemanha que são mais raras e terão maior liquidez e procura com o passar do tempo.
Toyota Corolla Altis 2014
Preço médio: R$ 63,6 mil
Motor flex: 2.0, de 153 cv e 20,7 kgfm
Câmbio: automático de 4 marchas
Quilometragem aceitável: até 45 mil
A última versão do Corolla Altis anterior não é o que podemos chamar de carro moderno, no entanto você pode comprar um com a certeza de não terá dor de cabeça e ainda manterá o seu dinheiro em um investimento com boa liquidez.
O grande problema desse Corolla, mesmo na versão topo de linha, é que o carro de 2015 evoluiu demais e a diferença de preços entre eles supera os 20% de um ano para o outro. Na estrada da racionalidade não se pode reclamar do estilo um tanto antiquado, nem do câmbio de quatro marchas da década passada.
O Corolla é um carro correto, espaçoso e econômico para quem curte sedãs médios. Ah, e ainda tem o status da confiabilidade que todo dono de Toyota adora.
Chevrolet Tracker LTZ 2014
Preço médio: R$ 63 mil
Motor flex: 1.8, de 144 cv e 18,9 kgfm
Câmbio: automático de 6 marchas
Quilometragem aceitável: até 70 mil
O SUV compacto da Chevrolet produzido no México não fez muito sucesso no mercado brasileiro. Por isso as unidades seminovas têm um preço mais atraente que concorrentes como Honda HR-V e Jeep Renegade, mas esta é uma boa oportunidade de você entrar no mundo dos SUVs sem uma defasagem tão grande.
O estilo continua atual, apesar da reestilização no ano passado, e seu conjunto de motor 1.8 e câmbio, ainda que não sejam sinônimo de eficiência, deve pouco aos de Honda e Jeep. Você só deve ficar esperto com o preço das revisões, que são mais caras que as do Captiva e também com o espaço no porta-malas, que não passa dos 306 litros.
Audi A1 3p 2013
Preço médio: R$ 62,8 mil
Motor a gasolina: 1.4 TFSI, de 122 cv e 20,4 kgfm
Câmbio: automatizado de 7 marchas
Quilometragem aceitável: até 50 mil
O Audi A1 chegou em 2011 para colocar a marca mais próxima de um público que ela ainda não tinha. Conseguiu. Muita gente viu no charmoso compacto a maneira mais prática e inteligente de desfrutar do mundo premium.
Compartilhando tecnologia com os melhores carros da casa, o A1 agrada pela eficiência, com números de consumo acima dos 12 km/l de gasolina na cidade, e pelo desempenho honesto do 1.4 TFSI de 122 cv.
Ao procurar os seminovos, é bom lembrar que modelos equipados com teto solar elétrico, bancos de couro e pacote S-line saem entre R$ 3 mil e R$ 5 mil mais caros. As revisões são salgadas, mas é bom que você as faça nas concessionárias. O A1 também tem peças bem caras. É melhor cuidar bem dele.
Dodge Journey R/T V6 2012
Preço médio: R$ 62,9 mil
Motor a gasolina: 3.6, de 280 cv e 34,9 kgfm
Câmbio: automático de 6 marchas
Quilometragem aceitável: até 70 mil
Se você procura um SUV grande, com muito espaço interno e desempenho aceitável, esta é a escolha certa! O Journey é outro que não fez lá tanto sucesso no Brasil, e ainda teve de conviver com o Freemont, seu sósia sob o logo da Fiat, mas pode agradar você que tem uma família grande.
Com quase 5 metros de comprimento, disposição de espaço para sete ocupantes e um motor 3.6 V6 de 280 cv, ele é o mais perto que você vai chegar por esse preço do estilo americano de passear com a família.
Vale lembrar apenas que, por ser um carro de categoria superior aos SUVs compactos e sedãs médios, seus custos de manutenção são mais salgados do que da média de carros com valor de R$ 65 mil.
Hyundai ix35 2013
Preço médio: R$ 62,2 mil
Motor flex: 2.0, de 178 cv e 21,5 kgfm
Câmbio: automático de 6 marchas
Quilometragem aceitável: até 55 mil
Bancos de couro, teto solar, ar-condicionado digital... Sim, você pode ter tudo isso em um SUV gastando menos de R$ 65 mil! A versão 2013 do utilitário da Hyundai ainda traz a vantagem de já ser equipada com o 2.0 flex e na versão mais potente já vendida, com 178 cv.
Seu desenho é o mesmo da primeira geração que desembarcou por aqui em 2010. As versões equipadas com teto panorâmico elétrico podem ser um pouco mais caras, aí é você quem decide se vale a pena pagar.
Chevrolet Captiva Ecotec 2014
Preço médio: R$ 62,2 mil
Motor a gasolina: 2.4, de 184 cv e 23,8 kgfm
Câmbio: automático de 6 marchas
Quilometragem aceitável: até 45 mil
Tudo bem, o Captiva Ecotec 2014 não tem o melhor conjunto mecânico que você vai encontrar nessa faixa de preço. O 2.4 é fraco para deslocar seu 1.742 kg, o que culmina em desempenho ruim e alto consumo de combustível, que na vida real não passa de 7 km/l de gasolina na cidade.
Contudo, o modelo é uma ótima escolha para quem procura status de veículos premium, conforto e acabamento acima da média gastando pouco. A suspensão também é outro trunfo do carro, mesclando conforto e dinâmica como raramente se vê.
O modelo saiu de cena no Brasil no ano passado para dar lugar ao Equinox.
Honda Civic LXR 2015
Preço médio: R$ 61,8 mil
Motor flex: 2.0, de 155 cv e 19,5 kgfm
Câmbio: automático de 5 marchas
Quilometragem aceitável: até 45 mil
Desde a chegada do novo Civic, os preços dos Civic anteriores despencaram. E é aí que você se dá bem. A exemplo do Corolla, a nova geração do sedã da Honda evoluiu demais frente a antecessora, mas isso não quer dizer que um Civic LXR seja ruim.
Afinal, ele usa o mesmo conjunto mecânico das versões Sport, EX, e EXL, tem desempenho praticamente igual e a mesma confiabilidade que agrada muito aos consumidores da marca.
Ele vem equipado com bancos de couro, ar-condicionado digital, mas sem o sistema multimídia – da versão EXS.
Hyundai Tucson flex 2016
Preço médio: R$ 60,5 mil
Motor flex: 2.0, de 146 cv e 19,6 kgfm
Câmbio: automático de 4 marchas
Quilometragem aceitável: até 30 mil
Um carro praticamente novo, com três anos de garantia pela frente e a confiabilidade da Hyundai não é mau negócio. Com esses atributos o Tucson se tornou a porta de entrada para o mundo dos SUVs da marca, mesmo no mundo dos carros novos.
O interessante é que por algo em torno de R$ 60 mil você consegue comprar um sem os gastos extras de emplacamento e licenciamento no ato da compra que um 0 km exige. Apesar da concepção antiga, ele atende bem quem precisa de espaço, conforto e comodidade.
No entanto, ao contrário do ix35, suas revisões são mais salgadas, especialmente a partir dos 30 mil km.
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