Reparou como tem muita concessionária expondo carros seminovos em frente da fachada ao invés de zero km. É a alternativa encontrada pelas lojas para enfrentar a crise que fez a procura por novos despencar. A estratégia vem dando resultado. Dados da Fenauto, que reúne comerciantes de veículos usados no país, mostram que o segmento está aquecido.
A venda de modelos com até três anos de uso cresceu 24,2% no primeiro bimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2015. Em contrapartida, a de novos caiu 31% e a de usados (acima de três anos) reduziu 4,3%.
O seminovo virou a opção do consumidor brasileiro em tempos de desconfiança na economia. Ele vem fugindo do automóvel 0km e busca modelos 2012/13 a 2015/16. No ano passado já foi assim com uma elevação impressionante de 33,6% em relação a 2014, diante de uma queda de 25,6% no setor de novos.
Cuidados para não ser enganado na compra do seminovo
Leia a matéria completaConfira as vantagens de adquirir um carro com até 3 anos de uso
Leia a matéria completaA compra de um seminovo tornou-se um negócio atraente do ponto de vista financeiro e também do custo-benefício. Como o veículo tem a maior depreciação nos três primeiros anos, o comprador encontra nesse segmento um produto mais barato, relativamente novo e numa versão mais equipada que a básica zero km de preço similar.
Alguns exemplares do segmento de entrada chegam a custar até R$ 18 mil a menos que o zero km dois anos após sair das concessionárias.
“Em um ano, o usado fica 20% mais barato que um zero. No segundo ano são quase 30% a menos. E mesmo custando menos ainda tem a vantagem de estar no período de garantia de fábrica, já que muitas montadoras adotaram períodos maiores, acima de três anos”, explica o presidente da Fenauto, Ilídio Gonçalves dos Santos.
Na aquisição de um zero, para quem se preocupa em não perder muito na revenda, vale mesmo a pena somente quando o cliente pretende ficar com o bem por quatro ou cinco anos.
LEIA MAIS: ‘Mecânico amigo’ ajuda na compra e na negociação do carro usado.
Se você não se importa em não ter um carro com ‘cheirinho de novo’, além de não sentir essa desvalorização no próprio bolso, pode se aproveitar disso ao comprar um usado até três anos, e ainda com desconto na negociação. Além disso, é possível buscar um carro próximo daquilo que lhe interessa, seja com espaço para a família ou motorização mais potente.
Fizemos um comparativo de preços bem próximos entre hatches e sedãs compactos zero km básico e seminovos dos mesmos segmentos, porém com mais atrativos em equipamentos e motorização para que o consumidor possa dar um upgrade na garagem.
HATCH COMPACTO
Fiat Uno Vivace 0 km
Preço: R$ 32.310.
Motor: 1.0 (75 cv).
Entre-eixos/ porta-malas: 2,37 m/ 280 l.
É um modelo bastante básico, sem itens que o consumidor já entende como necessários em um carro, como direção assistida, ar-condicionado, vidros e retrovisores elétricos, sistema de som e computador de bordo.
O único diferencial é a presença do Econômetro, sistema no painel que mostra se o condutor está dirigindo de forma eficiente ou não.
POR VALOR SIMILAR...
Renault Sandero Expression 2015
Preço: R$ 32.062.
Preço zero km: R$ 42.200.
Motor: 1.0 (80 cv).
Entre-eixos/ porta-malas: 2,59 m/ 320 l
Oferece o necessário para quem busca mais comodidade durante condução. Entre os itens estão direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos (dianteiros), volante com ajuste de altura, sistema de som com USB/BT/AUX, computador de bordo, alarme e volante multifuncional. Em contrapartida, o controle dos retrovisores é manual.
Oferece espaço interno sem apertos e um amplo porta-malas - o maior da categoria.
Kia Picanto EX 2014
Preço: 32.154.
Preço zero km: R$ 39.990.
Motor: 1.0 (80 cv).
Entre-eixos/ porta-malas: 2,38 m/ 200 l.
É um dos menores hatches à venda, com o porta-malas pequeno. Seu entre-eixos reduzido faz o espaço do banco traseiro ser limitado para pernas mais compridas. Ou seja, é indicado para pessoas solteiras, sem filho e que usará boa parte do tempo na cidade.
O motor de três cilindros garante poucas visitas ao posto de combustível. De série, ele oferece direção elétrica, ar-condicionado, volante em couro multifuncional com regulagem de altura, sistema de som com USB/AUX, trio elétrico e Isofix.
Nissan March SR 2014
Preço: R$ 32.424.
Motor: 1.6 (111 cv).
Entre-eixos/ porta-malas: 2,45 m/ 265 l.
Para quem valoriza o custo-benefício e nem tanto o fato de dirigir uma versão desatualizada, o March SR de geração anterior pode ser uma boa pedida. Ele entrega um motor mais interessante e uma lista completa de itens de série.
A direção é elétrica, o que facilita muito as manobras, e traz trio elétrico, sistema de som com USB/AUX/BT, computador de bordo, rodas de liga leve, volante multifuncional faróis de neblina e um kit aerodinâmico que o deixa com um leve ar mais esportivo. O espaço do porta-malas não ideal para quem costuma viajar e levar muita bagagem.
Citroën C3 Origine 2013
Preço: R$ 32.424.
Preço zero km: R$ 44.990
Motor: 1.5 (93 cv)
Entre-eixos/ porta-malas: 2,50 m/ 300 l.
Acabamento sofisticado e visual moderno são alguns dos predicados do modelo. A mudança estética feita na linha 2013 posicionou o carro para todos os públicos, e não apenas para o feminino.
Vem de série com direção elétrica, vidros dianteiros, retrovisores e travas elétricos, computador de bordo, sistema de som com USB/BT/AUX, porta-luvas climatizado e volante multifuncional.
Hyundai HB20 Comfort Style 2013
Preço: R$ 32.553.
Preço zero km (reestilizado): 47.895
Motor: 1.0 (80 cv)
Entre-eixos/ porta-malas: 2,50 m/ 300 l.
Apesar de trazer o visual da linha anterior, sem a atual grade hexagonal, ainda sim exibe um design agradável. É um dos melhores custo-benefícios do mercado. Vem completo, traz bom espaço interno, nível de equipamento, dirigibilidade, além de o motor 1.0, de três cilindros, ser eficiente rodando na cidade (faz cerca de 12 km/l com gasolina).
Oferece direção hidráulica, computador de bordo, trio elétrico, sistema de som com USB/BT/AUX, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, Isofix (para a fixação da cadeira infantil), rodas de liga leve e faróis de neblina.
Toyota Etios XLS 2013
Preço: 33.039.
Preço zero km: R$ 51.390.
Motor: 1.5 (96 cv).
Entre-eixos/ porta-malas: 2,46 m/ 260 l.
Se você não se incomodar com o painel de instrumentos posicionado ao centro do painel (tal qual o antigo C4 Pallas) e de visualização que confunde um pouco o condutor, o Etios torna-se uma aquisição favorável. É gostoso de guiar, com uma suspensão bem acertada, tem um motor vigoroso e o consumo ganhou nota A do Inmetro. O acabamento é simples, utiliza plástico por todos os lados, mas as peças são bem encaixadas.
De série, vem com direção elétrica, ar-condicionado, trio elétrico, sistema de som com USB/ AUX/BT, faróis de neblina, alarme, porta-luvas refrigerado, volante multifuncional e rodas de liga leve.
SEDÃ COMPACTO
Volkswagen Voyage Trendline 2017
Preço: R$ 40.990.
Motor: 1.0 (82 cv).
Entre-eixos/ porta-malas: 2,46 m/ 480 l
O sedã compacto adotou uma nova frente em sua linha 2017, seguindo as mudanças do Gol. O interior foi atualizado e traz agora um painel bem mais atraente, com volante emprestado do Golf, iluminação em led no painel de instrumentos, além da adoção do motor de três cilindros, que já equipava Fox e up!, o que significa mais economia ao rodar.
Nesta versão há direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, alerta sonoro de faróis acesos e banco do motorista com ajuste de altura. Sistema de som e ar-condicionado só como opcionais.
POR VALOR SIMILAR...
Toyota Etios Sedan XS 2016 (seminovo)
Preço: R$ 39.855.
Preço zero km: R$ 49.190.
Motor: 1.5 (96 cv).
Entre-eixos/ porta-malas: 2,55 m/ 562 l.
Tem um porta-malas digno de sedã médio-grande e o acabamento interno atualizado em relação ao modelo que estrou no Brasil em 2012. A iluminação do quadro de instrumentos - cujo posicionamento central no painel pode incomodar alguns - é em azul e contrasta com o fundo preto dos mostradores, o que dá um ar sofisticado e facilita a leitura.
Nesta configuração ele oferece direção elétrica, aviso sonoro de faróis acesos e portas abertas, alarme, sistema de som com USB/BT, volante multifuncional com regulagem de altura, ar-condicionado e trio elétrico
Hyundai HB20S Comfort Style 2014
Preço: R$ 40.426.
Preço zero km (reestilizaado): R$ 56.625.
Motor: 1.6 (128 cv).
Entre-eixos/ porta-malas: 2,50 m/ 450 l.
Exibe o visual da linha anterior, sem a atual grade hexagonal maior, porém, mesmo assim mantém o design moderno. O motor 1.6 é o mais potente do segmento.
A versão é bem recheada, com direção hidráulica, alarme, computador de bordo, ar-condicionado, trio elétrico, sistema de som com USB/BT/AUX, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, Isofix (para a fixação da cadeira infantil), rodas de liga leve e faróis de neblina.
Renault Logan Dynamique 2015
Preço: R$ 41.103
Preço zero km: R$ 52.400.
Motor: 1.6 (106 cv).
Entre-eixos/ porta-malas: 2,63 m/ 510 l.
Para uma família de porte médio que busca espaço interno e no porta-malas para não se apertar em viagens, o Logan pode ser uma solução. O modelo acomoda bem os ocupantes, especialmente quem vai atrás, e abriga a bagagem sem precisar de malabarismo.
Vem com direção hidráulica, sistema de som com AUX/BT/USB, alarme, volante multifuncional com ajuste de altura, faróis de neblina, trio elétrico, computador de bordo, ar-condicionado e rodas de liga leve.
Volkswagen Voyage Highline 2015
Preço: R$ 41.176.
Preço do zero km (reestilizado): R$ 53.090.
Motor: 1.6 (104 cv).
Entre-eixos/ porta-malas: 2,46 m/ 480 l.
Com a chegada da linha 2017, e a restilização frontal e de acabamento interno, o Voyage “antigo” teve uma significativa de preço. Neste caso, são quase R$ 12 mil de diferença para um intervalo menor que dois anos entre os modelos.
De série, ele entrega sistema I-System com computador de bordo, que exibe dados sobre o estado do veículo, do sistema de som e alertas de manutenção, além da função ECO Comfort, que dá dicas para uma condução mais econômica e disciplinada. Vem ainda com direção hidráulica, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado, trio elétrico, sistema de som com USB/AUX/BT e volante multifuncional.
Ford Ka+ SE 2016 (seminovo)
Preço: R$ 41.563
Preço zero km: R$ 48.690
Motor: 1.5 (110 cv)
Entre-eixos/ porta-malas: 445 l.
A linha 2016 incorporou novos apetrechos, com Isofix, compartimento MyFord Dock para fixação de celular ou GPS portátil e sistema de som com comando de voz. Traz ainda uma entrada USB exclusiva, que serve para recarregar a bateria dos aparelhos conectados.
A lista inclui direção elétrica, faróis de neblina, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricos, indicador de troca de marcha e freios com controle de frenagem em curvas, que compensa a pressão sobre os freios de cada lado do veículo conforme a curva que está sendo realizada, favorecendo a estabilidade. Não vem com computador de bordo, nem retrovisores elétricos.
Chevrolet Prisma LT 2014 AT
Preço: R$ 41.840.
Preço zero km: R$ 57.290.
Motor: 1.4 (106 cv).
Entre-eixos/ porta-malas: 4,27 m/ 500 l.
Desembolsando menos de R$ 1 mil de diferença, é possível ganhar mais comodidade ao rodar na cidade, com o bom motor 1.4 associado a uma transmissão automática de seis velocidades.
O pacote de itens de série tem como diferenciais sensor de estacionamento, piloto automático e faróis acesos por um período de tempo após o desligamento do motor ou destravamento das portas. Direção hidráulica, alarme, vidros elétricos dianteiros, ar-condicionado, sistema de som com USB/AUX/BT e volante multifuncional complementam a lista. Porém, faltam de fábrica retrovisor elétrico e computador de bordo.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast