A Ford traz novamente ao mercado brasileiro a linha Série F, composta pelos caminhões F-350 (semileve) e F-4000 e F-4000 4x4 (leve). Os modelos, que chegam às concessionárias em setembro, vêm equipados com o novo motor 2.8, de 150 cv, e uma nova transmissão de cinco velocidades. Entre outras vantagens, o conjunto é cerca de 6% mais econômico no consumo de diesel. Além disso, todos vêm de fábrica com freios ABS e ar-condicionado.
Segundo a Ford, foram investidos mais de U$ 70 milhões na nova geração do Série F modelo vendido há cinco décadas no Brasil, mas que estava com a fabricação paralisada por aqui desde 2011. A linha tem preços sugeridos bem competitivos para o segmento. Os caminhões partem de R$ 101.290, para a F-350; R$117.290, para a F-4000, e R$ 133.290 para a versão 4x4 da F-4000.
Uma das novidades que acompanham o lançamento é o Ford Trac, serviço de monitoramento e gerenciamento de frota, que já vem de fábrica. Sem custo adicional de instalação, o proprietário faz a ativação na concessionária ao preço mensal de R$ 150. Assim, ele poderá monitorar o veículo remotamente via GPS com envio de informações de telemetria, como velocidade e consumo médio, além da localização do caminhão, possibilitando o seu bloqueio em caso de furto. Segundo a marca, isso ajuda a reduzir os custos com seguro em até 40%.
Os modelos
O F-350 tem rodado simples, peso bruto total de 4.500 kg e capacidade de carga útil de 2.128 kg. É ideal para transporte de hortifrútis, entregas fracionadas, serviços de manutenção e distribuição comercial.
O F-4000 tem rodado duplo, peso bruto total de 6.800 kg e capacidade de carga útil de 3.949 kg. É indicado para o transporte de hortifrútis, insumos agrícolas, materiais de construção e animais vivos, além de entregas fracionadas e aplicações fora de estrada.
O F-4000 4x4 tem peso bruto total de 6.800 kg e capacidade de carga útil de 3.810 kg. Único do segmento com tração 4x4, pode ser utilizado em serviços especiais, como manutenção de redes elétricas, telefonia, água e esgoto, além de aplicações rurais diversas, suporte na mineração, construção civil e militar.
Com 20,7% de participação no mercado nacional em 2013, a Ford Caminhões comemora um aumento de 5% em 2014 antes mesmo do fim do ano (25,5% de janeiro a julho). Com a volta da Série F, a Ford passa a ter caminhões em todos os segmentos.
O jornalista viajou a convite da Ford
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