Uma edição limitada de apenas 200 unidades, a Série Prata, marca a despedida do motor 1.6 refrigerado a ar da Volkswagen Kombi. A série especial chega às revendas do Paraná no início da próxima semana e até o fim de dezembro começa a ser vendida a nova versão do utilitário com motor 1.4 8V Total Flex (que permite abastecer com álcool e/ou gasolina) baseado no 1.4 16V que equipa o Fox exportado para a Europa. A substituição do atual propulsor – mais poluente – se deve às novas exigências do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).

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O Volkswagen Kombi é o último modelo do mundo a utilizar a clássica motorização desenvolvida por Ferdinand Porsche, que no Brasil estreou em 1953, nos primeiros Fuscas montados com peças importadas. Em setembro de 1957, o propulsor passaria a equipar a Kombi nacional e que se multiplicou em mais de 6,5 milhões de unidades do modelo produzidas no país.

A Kombi se mantém como um dos líderes de vendas no segmento de utilitários. E, curiosamente, um dos motivos é a eficiência do atual motor. Apesar de ser mais poluente, tem alguns trunfos invejáveis. "É muito difícil este motor dar algum tipo de problema. Ele nunca quebra e, quando é preciso fazer alguma manutenção, a despesa é bem baixa", afirma o técnico em qualidade Vilson dos Santos Pereira, 32 anos. Morador do município de Araucária (na Grande Curitiba), ele é proprietário de um modelo 94.

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Série

A Kombi Série Prata – que será vendida apenas com a carroceria Standart (com vidro e para transporte de passageiros) – vem pintada na cor prata metálico e traz vidros verdes, pára-brisa degradê e elementos (como grade, pára-choques e aros dos faróis) na cor cinza escuro. As luzes direcionais possuem lentes brancas, e as lanternas traseiras, tom fumê.

Por dentro, o logotipo Série Prata – também presente na carroceria – foi fixado no quadro de instrumentos, ao lado do velocímetro. Além disso, os bancos tem acabamento em vinil. Já o motor 1.6 refrigerado a ar é movido à gasolina com injeção eletrônica multiponto e potência de 58 cv. Em Curitiba, o modelo será vendido por R$ 39,2 mil.

Revendas Volkswagen da capital ainda oferecem unidades das versões normais de Kombi. O modelo é oferecido na versão de entrada furgão (sem vidros e bancos na parte de trás) e custa a partir de R$ 35,8 mil. Além disso, há o modelo Standart, que sai por R$ 37,5 mil.

A Volks ainda não divulgou dados do novo motor 1.4 bicombustível do utilitário, mas segundo informações extra-oficiais o propulsor deverá render 75 cv com gasolina e 80 cv com álcool. Quanto ao preço, revendedores estimam que a Kombi 1.4 Total Flex irá custar entre 2% e 3% mais cara que o modelo com motor a ar.

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