
Florianópolis - Quando finalmente o engenheiro da Honda tirou o pano que cobria a nova Shadow, dois comentários foram ouvidos de todos os lados. O primeiro deles é que a moto está visualmente mais leve e moderna. O segundo é que o modelo 2011 da custom japonesa tem freio a disco nas duas rodas com C-ABS (freios combinados anti-bloqueio). A Shadow 2011 tem inspiração completamente distinta do modelo anterior. Saem de cena os grandes pára-lamas, guidão aberto e o visual "clássico". Em seu lugar, um desenho mais clean e inspirado nas motos do estilo chopper.
A principal mudança é a nova roda dianteira de 21 polegadas com pneu mais estreito 90/90 a Shadow que agora sai de linha tinha roda de 17 polegadas e pneu 120/90 na frente. Com isso a moto ficou muito mais ágil, leve e fácil de pilotar. Na traseira, as medidas continuam as mesmas 160/90 em uma roda de 15 polegadas.
O freio a disco traseiro (de 276 mm) é exclusivo da versão C-ABS, assim como a pinça dianteira de três pistões. Na versão Standard o freio dianteiro tem pinça com pistão duplo e freio traseiro é a tambor. As plataformas deram lugar a pedaleiras tradicionais o guidão está mais fechado. Até mesmo o farol e pára-lamas parecem ter passado por um regime. Ponto negativo foi que o banco ficou mais estreito, portanto menos confortável que o modelo anterior. O espaço reservado para a garupa também diminuiu, porém a traseira ficou mais limpa. A nova lanterna segue a linha do pára-lama deixando o conjunto mais harmônico.
O motor se manteve inalterado com dois cilindros em V com 745 cm³ de capacidade. O desempenho é o mesmo: 45,5 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 6,5 kgfm a apenas 3.500 rpm. A transmissão por eixo cardã continua sendo um dos diferencias do modelo, garantindo boas respostas e menos manutenção.
Concorrência acirrada
Desde que foi lançada a Honda Shadow já teve várias mudanças. A principal delas ocorreu em 2005 com a chegada do motor de 750 cc e linhas mais avantajadas. O propulsor recebeu a alimentação por injeção eletrônica em 2008 e desde então não teve grandes mudanças. Nesses quase seis anos a marca vendeu cerca de 11.000 unidades da Shadow 750.
Enquanto isso a concorrência reagiu. Atualmente existem seis concorrentes diretas para a Shadow. A Kawasaki tem três modelos da linha Vulcan 900, a Yamaha trouxe a Midnight Star 950, a Kasinski comercializa a Mirage 650; além da Harley-Davidson 883.
De olho nesse mercado a Honda buscou deixar a Shadow mais ágil, esguia e fácil de pilotar. Enquanto o motor não teve alterações a ciclística e visual receberam uma nova personalidade. Quem sabe agora os fãs na saudosa Shadow 600 tenham uma nova opção.
Pilotagem está mais suave
Durante o test-ride em Florianópolis (SC), a Shadow mostrou virtudes tanto na cidade quanto na estrada. Passar entre os carros com a nova moto ficou muito mais simples e fácil. O novo guidão e espelhos estão posicionados mais recuados. Com o pneu mais fino na dianteira o guidão também ficou muito mais leve, e segundo a Honda o centro de gravidade foi reduzido. Os freios com sistema C-ABS permitiram frenagens até mesmo em locais onde a areia da praia invadia o asfalto. Andando no modelo Standard a diferença se torna ainda mais nítida, mesmo pilotando sem exageros e freando com suavidade.
Em estrada aberta o motor esbanjava torque e apenas o vento cansava. A nova postura de pilotagem passa mais controle ao ocupante. Diferente do modelo anterior que passava a sensação de que você é um passageiro da moto e não piloto. Com preço sugerido de R$ 28.880 para a versão Standard e R$ 31.880 para a versão C-ABS, a nova Shadow 2011 chega às concessionárias Honda em fevereiro nas cores preta ou vermelha metálica.
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