Depois de por um ponto final na produção do Palio , a Fiat agora decide também aposentar a Weekend, versão perua do compacto. Segundo o site AutoPapo, o modelo deixou de ser fabricado na planta de Betim (MG), apesar de ainda aparecer no configurador do site da marca.
No mercado desde 1997, era a station wagon mais antiga em produção no Brasil e ícone da resistência do agonizante segmento, que ainda sobrevive com Golf Variant e SpaceFox, ambos da Volkswagen, além de algumas opções de marcas premium, como Audi A4 Avant , Mercedes C180 Touring e Volvo V60.
O espaço, um dos atributos da Weekend, deixou de seduzir clientes, que encontraram nas minivans e SUVs a mesma ou até mais capacidade, além de serem produtos mais modernos.
Foram apenas 3.278 unidades emplacadas em 2017 (até novembro), o que dá pouco menos de 300 veículos por mês. Com o fim da Weekend, o segmento de station wagon praticamente se resume
A perua da Fiat continuará nas lojas até o fim do estoque, em duas versões: a Attractive, com preço inicial de R$ 60.390, e a Adventure, tabelada com valor a partir de R$ 75.990.
>> Fiat Palio dá adeus após duas décadas; veja quem mais partiu em 2017
Líder do mercado
Quando foi lançado há 20 anos, o modelo ainda trazia o prenome Palio, deixando claro que era uma perua do hatch. A dupla, aliás, tinha muita coisa em comum, como as configurações básica, com motor 1.5 8V, de 76 cv, Stile e Sport, estas equipadas com o propulsor 1.6 16V, de 106 cv.
>>Não para! Conheça os SUVs que vão acelerar nas ruas do Brasil em breve
A Palio Weekend chegou a ser a líder de vendas no segmento, superando a VW Parati. Em 1999 lançava a versão Adventure 1.6 8V, que trazia um apelo fora de estrada incomum para os carros urbanos. Exibia molduras plásticas e quebra-matos e teve a suspensão elevada e reforçada.
Ainda em 1999, ganhou uma versão de entrada com motorização 1.0 8V, de 61 cv, associada a um câmbio de seis marchas. As vendas, porém, foram tímidas.
As reestilizações recebidas pela perua acompanharam as mudanças no hatch, somando quatro atualizações (2001, 2004, 2007 e 2012). Em 2015, abandona o nome Palio e passa a chamar apenas Fiat Weekend.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião