Um sistema inédito no país, desenvolvido por formandos do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI), poderá contribuir para a diminuição de acidentes provocados pela sonolência ou distração dos motoristas no trânsito, causas que estão entre as principais nos acidentes em rodovias. Esta foi a mais inovadora tecnologia apresentada na XXXII Exposição dos Projetos de Formatura do curso de Engenharia Elétrica da FEI (Elexpo), que ocorreu no fim do mês passado, em São Bernardo do Campo (SP).
O projeto de monitoramento dos motoristas, que poderá contribuir com as pesquisas na área de segurança veicular, funciona da seguinte maneira: se o condutor fechar os olhos, por dois segundos, enquanto estiver dirigindo, dois alarmes (um sonoro e um visual) serão acionados. Se ele permanecer com os olhos fechados até quatro segundos, um terceiro alarme, vibratório (aplicado no banco do motorista), também começará a funcionar.
O sistema conta com uma câmera com infravermelho no painel do automóvel, pouco acima do volante, e uma placa de captura de vídeo para adquirir as imagens em tempo real. Com recursos de inteligência artificial, a equipe de estudantes da FEI desenvolveu um software capaz de identificar, pelo contorno dos olhos, se o motorista está com os olhos fechados. Durante a exposição, o grupo fez demonstrações com o protótipo construído.
Entre os outros projetos apresentados está o sistema de gerenciamento de vagas em um estacionamento, com dispositivos wireless (sem fio) que permitem a localização dos veículos e vagas em tempo real.
E se Trump sobretaxar o Brasil? Entenda os impactos sobre nossa economia
Decretos, deportações e atrito com governo Lula: a primeira semana movimentada de Trump
O Pé-de-Meia e a burla do governo ao orçamento
De presidenciável a aliada de Lula: a situação dos governadores do PSDB em meio à fusão da sigla
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião