| Foto: Divulgação/Smart Center Batel

Amanhã a Mercedes-Benz fará o lançamento oficial do smart fortwo Brazilian Edition Coupé. A ver­­são, exclusiva para o Brasil, é ba­­seada na configuração mais ba­­rata do carro, a mhd (micro hybrid drive), que até então não era vendida em território na­­cional. Serão apenas 300 unidades na cor amarelo. A lateral traseira, no espaço em forma de bumerangue que contorna a porta, ganha tom preto e uma bandeira do Bra­­sil estilizada, além da numeração do modelo (de 1 a 300). As ro­­das tam­­bém recebem desenho diferenciado. O interior da cabine é em cinza.

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Nos próximos dias o carro estará à venda na Smart Center Ba­­­­tel, em Curitiba, ao preço de R$ 49.900. Ou seja, cerca de R$ 11 mil a menos que o smart fortwo coupé à venda atualmente (R$ 61.200). A versão com car­­roceria conversível, a cabrio, sai por R$ 69.600. Já o Brabus, mais potente, custa R$ 92.400. Todos os valores sem frete incluído.

O motor do Brazilian Coupé é menos potente, entregando 71 cv no bloco de 1.0 aspirado (os demais têm motor 1,0 litro turbo de 84 cv, exceção ao Brabus, com 98 cv). A novidade é o sistema Start & Stop, que desliga o propulsor durante pequenas paradas, como em semáforos. A retomada da ignição e o engate da primeira marcha (o câmbio é automatizado) ocorrem assim que o motorista tira o pé do pedal do freio (e não quando ele acelera). Segundo a marca, o equipamento reduz de 10% a 20% o con­­sumo de combustível.

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Para "ba­­­ra­­tear" o valor da versão, foram ex­­­cluídos itens encontrados nos de­­­mais modelos, como sensor de chu­­­­va, direção elétrica, faróis de neblina, air bags e teto pa­­norâmico. Porém, o pacote ainda é bastante interessante, com trio elétrico, ar-condicionado, CD com MP3 e freios com ABS (antibloqueio) e ESP (controle de estabilidade). Este também inclui uma função de assistência de partida integrada em subidas íngremes, que impede o automóvel de voltar para trás enquanto se move em subidas muito inclinadas.

O Brazilian Edition, na verdade, será apenas o abre-alas para a versão mhd. A denominação passa, num primeiro momento, a impressão de se tratar de um sistema híbrido, combinando eletricidade e combustão. Nada disso: faz alusão somente à tecnologia Start & Stop. A versão mhd ainda não tem data prevista para desembarcar no Brasil, mas deve ocorrer no segundo semestre.