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Smart foi um dos carros com maior alta de preço. Versão conversível traz capota que pode ser acionada com o carro em movimento | Fotos: Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Smart foi um dos carros com maior alta de preço. Versão conversível traz capota que pode ser acionada com o carro em movimento| Foto: Fotos: Jonathan Campos/Gazeta do Povo
  • Estacionar a 90o da calçada é uma das vantagens do smart, apesar de a posição ser proibida na maioria das vagas brasileiras
  • De série: pacote completo com câmbio automatizado e ar-condicionado digital

A partir da segunda quinzena des­­te mês as ruas da Grande Curi­ti­­ba ganharão 80 modelos do smart "fortwo" ("para dois"), escrito assim mesmo em minúsculo, co­­mo quase tudo no carro. O volume refere-se aos clientes que estão na lista de espera da concessionária Smart Center Batel aguardando a chegada oficial do compacto na ca­­pital paranaense. A inauguração da loja está prevista para o próximo dia 15. Porém, já é possível ver o carro circulando pela cidade. Cerca de 20 consumidores se apres­­sa­­ram em buscar a novidade na re­­venda de São Paulo, primeira a dis­­tribuir no país – Rio Janeiro ga­­nhou sua loja no mês passado e Curi­­tiba e Porto Alegre abrem este mês.

O curioso é que quase oito me­­ses após desembarcar em terras tupiniquins, o smart ainda continua a surpreender quem passa na rua pelas dimensões reduzidas e aspecto pouco convencional aos padrões nacionais. Não há quem não dobre o pescoço para acompanhar a passagem do microveículo. "Passear com o smart é quase que uma atividade social. As pessoas olham, tiram fotos, querem conversar com o motorista, saber um pouco mais do carro", resumiu Arthur Wong, coordenador de Marketing de Produto da Mercedes-Benz, durante o pré-lançamento da loja curitibana, na última terça-feira. A marca Smart é subsidiária da Daimler AG, da qual faz parte a Mercedez-Benz.

Apesar de se ver poucas unidades nas ruas, o compacto já superou as expectativas em sua estreia no mercado brasileiro. À época do lançamento, executivos da MB esperavam fechar o ano com cerca de 500 exemplares comercializados. Terminará 2009 com o triplo da projeção. "Tivemos que fazer correções de rota, acelerar a inauguração de novas lojas e ações para a expansão da rede", disse Mario Laffitte, diretor de Comunicação da Mercedes-Benz.

Produzido na França, o fortwo é popular na Europa desde o início da sua fabricação em 1998. Virou febre nos Estados Unidos no ano passado e em 2009 chegou a mercados emergentes, como Brasil e China. Em todo planeta, já vendeu perto de 1 milhão de unidades.

O segredo do sucesso, de acordo com Arthur Wong, está no conceito inovador de mobilidade urbana oferecido pelo projeto. Estudos europeus revelam que nos principais centros a média é de 1,2 pessoa por carro. Assim, dois bancos se­­riam suficientes para atender às necessidades do motorista moderno das grandes cidades.

Aliado a isso, a estatura reduzida do modelo, com 2,5 m de com­pri­­mento – 1 metro menor do que o Ford KA –, 1,5 m de largura e 1,5 m de altura, facilita as ma­­nobras do dia a dia. Por exemplo, em vez de estacionar em linha como os outros carros, o smart po­­de se posicionar em ângulo reto com a calçada. No Brasil, na maioria das áreas de estacionamento isso não é permitido, como também em muitos países, porém lá fo­­ra a fiscalização está mais flexível por entender que a posição de 90º do smart numa vaga colabora para o bom andamento do trânsito.

Soma-se ainda a economia de combustível. Segundo a fábrica, com um litro de gasolina o fortwo pode rodar 15,6 km na cidade e até 24,4 km na estrada. Tais desempenhos estão atrelados ao seu baixo peso, 770 kg na versão cupê e 800 kg na conversível, e ao motor de 999 cilindradas. Apesar de figurar na faixa de 1.0 litro, o seu propulsor conta com o auxílio de um turbo que o deixa bastante esperto nas acelerações. Com 84 cavalos de po­­tência, ele faz de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e alcança 145 km/h de velocidade máxima. A impressão que se tem ao sair de um semáforo com o pé direito lá embaixo é de que a frente vai empinar, já que o carro tem tração traseira – o mo­­tor fica localizado atrás.

O preço do smart parte de R$ 57,9 mil, na carroceria cupê, passando para R$ 64,9 mil na conversível, e chegando a R$ 92.900 na Bra­­bus, modelo mais apimentado com potência de 98 cv. Para fazer jus ao preço, o microcarro conta com uma vasta lista de equipamen­tos de série que inclui câmbio automatizado de cinco velocidades, com trocas também no sistema de "borboletas" atrás do volante e no modo automático; air bags; freios com ABS; e controle eletrônico de estabilidade; além de rádio/CD player com MP3, ar-condicionado digital, vidros e travas elétricas.

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Serviço

Smart Center Batel: Rua Bispo Dom José, 2.365 - Batel. Fone: (41) 3360-8286. Site: www.smartcenterbatel.com.br.

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