A partir da segunda quinzena deste mês as ruas da Grande Curitiba ganharão 80 modelos do smart "fortwo" ("para dois"), escrito assim mesmo em minúsculo, como quase tudo no carro. O volume refere-se aos clientes que estão na lista de espera da concessionária Smart Center Batel aguardando a chegada oficial do compacto na capital paranaense. A inauguração da loja está prevista para o próximo dia 15. Porém, já é possível ver o carro circulando pela cidade. Cerca de 20 consumidores se apressaram em buscar a novidade na revenda de São Paulo, primeira a distribuir no país Rio Janeiro ganhou sua loja no mês passado e Curitiba e Porto Alegre abrem este mês.
O curioso é que quase oito meses após desembarcar em terras tupiniquins, o smart ainda continua a surpreender quem passa na rua pelas dimensões reduzidas e aspecto pouco convencional aos padrões nacionais. Não há quem não dobre o pescoço para acompanhar a passagem do microveículo. "Passear com o smart é quase que uma atividade social. As pessoas olham, tiram fotos, querem conversar com o motorista, saber um pouco mais do carro", resumiu Arthur Wong, coordenador de Marketing de Produto da Mercedes-Benz, durante o pré-lançamento da loja curitibana, na última terça-feira. A marca Smart é subsidiária da Daimler AG, da qual faz parte a Mercedez-Benz.
Apesar de se ver poucas unidades nas ruas, o compacto já superou as expectativas em sua estreia no mercado brasileiro. À época do lançamento, executivos da MB esperavam fechar o ano com cerca de 500 exemplares comercializados. Terminará 2009 com o triplo da projeção. "Tivemos que fazer correções de rota, acelerar a inauguração de novas lojas e ações para a expansão da rede", disse Mario Laffitte, diretor de Comunicação da Mercedes-Benz.
Produzido na França, o fortwo é popular na Europa desde o início da sua fabricação em 1998. Virou febre nos Estados Unidos no ano passado e em 2009 chegou a mercados emergentes, como Brasil e China. Em todo planeta, já vendeu perto de 1 milhão de unidades.
O segredo do sucesso, de acordo com Arthur Wong, está no conceito inovador de mobilidade urbana oferecido pelo projeto. Estudos europeus revelam que nos principais centros a média é de 1,2 pessoa por carro. Assim, dois bancos seriam suficientes para atender às necessidades do motorista moderno das grandes cidades.
Aliado a isso, a estatura reduzida do modelo, com 2,5 m de comprimento 1 metro menor do que o Ford KA , 1,5 m de largura e 1,5 m de altura, facilita as manobras do dia a dia. Por exemplo, em vez de estacionar em linha como os outros carros, o smart pode se posicionar em ângulo reto com a calçada. No Brasil, na maioria das áreas de estacionamento isso não é permitido, como também em muitos países, porém lá fora a fiscalização está mais flexível por entender que a posição de 90º do smart numa vaga colabora para o bom andamento do trânsito.
Soma-se ainda a economia de combustível. Segundo a fábrica, com um litro de gasolina o fortwo pode rodar 15,6 km na cidade e até 24,4 km na estrada. Tais desempenhos estão atrelados ao seu baixo peso, 770 kg na versão cupê e 800 kg na conversível, e ao motor de 999 cilindradas. Apesar de figurar na faixa de 1.0 litro, o seu propulsor conta com o auxílio de um turbo que o deixa bastante esperto nas acelerações. Com 84 cavalos de potência, ele faz de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e alcança 145 km/h de velocidade máxima. A impressão que se tem ao sair de um semáforo com o pé direito lá embaixo é de que a frente vai empinar, já que o carro tem tração traseira o motor fica localizado atrás.
O preço do smart parte de R$ 57,9 mil, na carroceria cupê, passando para R$ 64,9 mil na conversível, e chegando a R$ 92.900 na Brabus, modelo mais apimentado com potência de 98 cv. Para fazer jus ao preço, o microcarro conta com uma vasta lista de equipamentos de série que inclui câmbio automatizado de cinco velocidades, com trocas também no sistema de "borboletas" atrás do volante e no modo automático; air bags; freios com ABS; e controle eletrônico de estabilidade; além de rádio/CD player com MP3, ar-condicionado digital, vidros e travas elétricas.
* * * * *
Serviço
Smart Center Batel: Rua Bispo Dom José, 2.365 - Batel. Fone: (41) 3360-8286. Site: www.smartcenterbatel.com.br.
Regulamentação no STF pode redefinir regras da Internet e acirrar debate sobre liberdade
Professor, pupilo de Mujica e fã de Che Guevara: quem é Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Novo bloqueio é remendo em contas esfarrapadas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast