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Experiência – Nas duas primeiras voltas (das três que tinha direito) Rafael Túlio contou com a experiência em rali para colocar seu Peugeot 206 (135 cv) entre os primeiros colocados, mas na última os rivais já estavam habituados ao traçado da pista e fizeram valer os motores mais potentes (acima dos 300 cv). Túlio terminou com o 8º melhor tempo (3min04s97) | Cassiano Correia/Creative Studio
Experiência – Nas duas primeiras voltas (das três que tinha direito) Rafael Túlio contou com a experiência em rali para colocar seu Peugeot 206 (135 cv) entre os primeiros colocados, mas na última os rivais já estavam habituados ao traçado da pista e fizeram valer os motores mais potentes (acima dos 300 cv). Túlio terminou com o 8º melhor tempo (3min04s97)| Foto: Cassiano Correia/Creative Studio
  • Arquibancada – O público transformou os barrancos ao longo da
  • Acidente – O piloto de um Subaru não conseguiu contornar uma das curvas mais complicadas da prova e caiu numa ribanceira. O barulho produzido e a altura do precipício assusturam o público . Por sorte, a mata fechada parou o carro 20 metros abaixo. O condutor saiu ileso, mas o carro ficou bastante avariado
  • Campeão – Os paulistas dominaram a prova com as três primeiras posições. Destaque para o Mitsubishi Evo de Bruno Mesquita, o mais rápido entre os 27 participantes
  • Ciclista – A estrada escolhida para a prova também é usada por ciclistas para treinamento. Um deles acabou invadindo o trecho que estava bloqueado para o tráfego e por pouco não foi atingindo por um competidor. O ciclista alegou que estava com fone de ouvido e por isso não ouviu os avisos dos fiscais de prova
  • Churrasco – Entre uma mordida e outra na suculenta carne e um gole refrescante de cerveja, as famílias Sarote, Grochovski e Machado, de Curitiba e São José dos Pinhais, assistiram o evento de camarote. Churraqueiras portáteis e caixas térmicas foram acessórios indispensáveis para quem iria curtir um dia inteiro de competição

O cenário para a primeira edição da Subida da Mon­tanha, em Campo Largo, não poderia ter sido me­­lhor: dia ensolarado, belas paisagens e carros acelerando fundo numa rodovia repleta de curvas. O público que acompanhou o evento das margens da "estrada de Itambé" se divertiu com a performance dos 27 pilotos inscritos. O ponto alto, e ao mesmo tempo tenso, foi um acidente espetacular en­­volvendo um Subaru WRX STi, que escapou numa curva direto para um precipício. Felizmente o competidor saiu ileso, mas o susto foi grande para as centenas de pes­soas que se aglomeravam nos barrancos em volta.

A prova, que consistia em cumprir um trecho de seis quilômetros no menor tempo possível, reuniu oito categorias. De carros originais de fábrica a veículos com motor e cabine preparados para a competição. Quem "subiu a montanha" em menor tempo foi o Mitsubishi Evo, de Bruno Mesquita (SP). Ele cravou 2 min49s8. Em seguida ficou o VW Golf GTi, de Ronald Fu­­nari (SP), com 2 min49s84, e o Su­­baru Impreza, de Alexandre Mesquita (SP), 2min52s20.

Uma das atrações foi Rafael Túlio "Pomerode", catarinense radicado em Curitiba, campeão do Brasileiro de Rali de Velo­cidade e da Copa Peu­­geot e atual líder do Intercontinental Ral­ly Challenge (IRC), na categoria 2WD (veículos 4x2). "Acompa­nho essa modalidade na Europa e fiquei impressionado com a presença do público", diz o piloto, que correu com um Peugeot 206.

A intenção do organizador Marcelo Preiss é incluir o evento no calendário anual do automobilismo paranaense. "É claro que precisamos evoluir em alguns aspectos para evitar, por exemplo, acidentes como o do Subaru. Porém, os participantes aprovaram a modalidade e já pediram uma nova edição", resume.

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