Avaliação
Carro com desempenho familiar
Não há dúvidas de que em comparação com a versão anterior, a nova SpaceFox deu um salto de qualidade. O novo painel acrescentou um ar mais requintado à cabine da perua, assim como o revestimento de couro da unidade avaliada pela Gazeta do Povo.
O motor mantém funcionamento suave e torque adequado em baixas rotações, mas sem muita força em giros altos. É ideal para este tipo de veículo com apelo familiar. E até o motorista se acostumar com o câmbio I-Motion (sistema elimina o pedal da embreagem e realiza trocas de marchas automaticamente ou a comando do motorista, de forma sequencial), o ideal é utilizá-lo no modo manual com trocas pelas borboletas atrás do volante.
Segundo a engenharia da Volkswagen, a suspensão dianteira foi recalibrada para ficar mais macia, mas seu efeito foi pouco sentido no percurso. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,1 segundos e a velocidade máxima é de 181 km/h com álcool no tanque.
Cerca de seis meses depois da reestilização do Volkswagen Fox, a perua SpaceFox recebeu a sua atualização. Importada da Argentina, onde é vendida desde a semana passada com o nome de Suran, a perua chega às lojas por aqui em julho com preços a partir de R$ 48.790 na versão básica, chegando aos R$ 57.860 na top de linha Sportline I-Motion, com câmbio automatizado.
As mudanças foram todas estéticas e melhoraram o visual da SpaceFox. A dianteira ganhou as linhas mundiais da Volkswagen, diferindo da versão hatch apenas em um friso cromado embaixo da placa. As lanternas traseiras agora têm cortes mais retos e perderam os elementos circulares, enquanto as laterais permanecem praticamente as mesmas, tirando as novas rodas e calotas.
Por dentro, está a grande mudança. A Volkswagen trocou todo o revestimento interno da perua, como nas forrações das portas, e colocou um painel maior. Os plásticos aparentam melhor qualidade e encaixe. Além disso, a marca tratou de aumentar a lista de itens de série e opcionais, como sensores de chuva, retrovisor elétrico fotocrômico, sensor de estacionamento e computador de bordo.
A versão de entrada tem ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e alarme e custa R$ 48.790. Sua concorrente direta e líder do segmento, a Fiat Palio Weekend, começa em R$ 41.330. Com equipamentos iguais, o preço da rival vai a R$ 48.045, mas com motor 1.4 de 86 cv com álcool.
O bloco da perua é o mesmo 1.6 de 101 cv com gasolina e 104 cv de potência com álcool a 5.250 rpm. O torque máximo aparece aos 2.500 giros com força de 15,4 kgfm (g) e 15,6 kgfm (a). O câmbio pode ser o manual de cinco marchas ou o automatizado iMotion de cinco velocidades, uma das novidades da nova SpaceFox. Na versão básica, a perua automatizada sai por R$ 51.460.
A top de linha é a SpaceFox Sportline, que começa em R$ 55.190. Inclui air bag duplo, freios ABS, computador de bordo, rodas de 15 polegadas e mais itens visuais internos e externos. Com a caixa automatizada, o valor da Sportline chega a R$ 57.860.
A nova SpaceFox manteve a flexibilidade interna com o banco traseiro deslizante, que amplia o porta-malas de 430 para 527 litros. Com o assento rebatido, o volume de carga sobe para 1.380 litros. E ainda há 17 porta-objetos espalhados pelo seu interior, além das duas redes nas laterais do bagageiro.
Como opcional, o carro pode vir equipado com volante multifuncional, idêntico ao usado no Passat alemão, em duas versões: a primeira incorporando os comandos do sistema de som e a segunda agregando ainda os controles do I-System e o air bag.
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