Lançada no Brasil em 1995, a primeira geração deste jipinho sul-coreano tornou-se referência no mercado nacional graças ao bom custo-benefício. Agora, com o lançamento do novo Kia Sportage, que começou a ser vendido no Paraná este ano, a marca tenta agregar mais valor ao modelo. E as mudanças foram muitas, não se resumindo apenas a eficiente reestilização.
Visualmente, o Sportage é um carro inteiramente novo. Com linhas arredondadas, o veículo está mais robusto que a geração anterior. Os grandes faróis, por exemplo, lembram os do irmão Sorento, assim como a grade. A traseira, por outro lado, remete a do Volvo XC90. As grandes lanternas chamam atenção, ainda mais que o estepe saiu da traseira e se escondeu embaixo do porta-malas, que agora conta com abertura independente do vidro.
Também houve uma mudança estrutural do jipinho da Kia. O Sportage anterior era montado sobre chassi. A segunda geração é monobloco e incorpora conceitos como o da carroceria de deformação programável. Além disso, o utilitário esportivo compacto cresceu. São apenas 2,5 centímetros no comprimento, mas ganhou 10 cm na largura e 7,5 cm na altura. E, ainda que o Sportage tenha 2 centímetros a menos de entreeixos, o espaço interno continua bom, graças também aos 7,5 centímetros a mais na altura, que proporcionam um interior mais arejado.
No Brasil, inicialmente, o novo Sportage está sendo vendido apenas nas versões 2.0 quatro cilindros de 142 cv e 2.7 V6 de 175 cv, ambas a gasolina. Para 2006, é esperada uma versão a diesel.
As opções de versões do modelo são bem variadas. O comprador poderá optar pelo 2.0 com tração 4X2 ou 4X4 e 2.7 apenas na versão 4X4. Os itens de série também variam muito dependendo do modelo. Um 2.0 4X2, por exemplo, é mais "espartano". Vem apenas com câmbio mecânico de cinco velocidades, ar-condicionado, conjunto elétrico e direção hidráulica. Já um modelo 2.7 V6 4X4 traz de série ainda câmbio automático seqüencial de quatro velocidades, duplo air-bag, ABS, controle de tração, piloto automático e freios a disco nas quatro rodas.
Em Curitiba, na concessionária Vecopar, o novo Sportage custa entre R$ 97 mil (2.0 4X2) e R$ 125 mil (2.7 4X4).
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião