Depois de seis anos e três meses de trabalho, o empresário Luiz Cláudio Corrêa, de 45 anos, conseguiu restaurar e colocar para rodar em Curitiba o seu raro hot, um Steyr, da fabricante austríaca Daimler Puch. Único no Brasil, este modelo Typ 630 (cabriolet), fabricado em 1939, teve apenas 106 unidades produzidas a pedido do ditador nazista Adolf Hitler, que na época procurava um carro que se diferenciasse pelo conforto.
Eterno apaixonado por automóveis, Luiz Cláudio Corrêa buscava inicialmente um Ford Tudor para restaurar e através de amigos terminou encontrando na cidade de São Mateus do Sul (PR) uma carcaça em estado deplorável, que pertencia ao piloto de corridas Maurício Gugelmin. Embora não fosse um Tudor, Corrêa resolveu apostar e acabou comprando a carcaça por R$ 300 do pai do piloto, Luiz Gugelmin. A compra ocorreu em 21 de agosto de 1999 e a carcaça foi removida para Curitiba e levada para a oficina Recuperado de Veículos Silva, do restaurador Marcos Dalke da Silva, o "MagGyver", amigo de Corrêa. Como os dois não tinham maiores informações sobre o histórico do Steyr, foram obrigados a promover algumas adaptações. Inicialmente, o Typ 630 teve o chassis cortado e reduzido em 35 cm e assim perdendo duas das quatro portas originais. A traseira foi remodelada com o uso de dois tetos de Fuscas, um para o molde e o outro utilizado para a confecção da tampa do porta-malas. "Todo este trabalho foi artesanal e só feito no martelinho", lembra o empresário.
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