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O Bravo tem 4,30 metros de comprimento e  apresenta uma dianteira que remete ao Punto e uma traseira que lembra os carros da Alfa Romeo | Fotos: Divulgação/Studio Cerri
O Bravo tem 4,30 metros de comprimento e apresenta uma dianteira que remete ao Punto e uma traseira que lembra os carros da Alfa Romeo| Foto: Fotos: Divulgação/Studio Cerri
  • A versão top de linha, com motor turbo 1.4 T-Jet, só chega no primeiro trimestre do próximo ano
  • Design do interior foi inspirado nos veículos de Gran Turismo
  • Fiat Bravo Absolute vem equipado com motor nacional 1.8 16V E.torQ
  • Sistema GPS, rádio e computador de bordo em uma tela no centro do console
  • O novo modelo oferece até espelhos retrovisores rebatíveis
  • Porta-malas com 400 litros é superior aos dos concorrentes
  • Confira a lista de preços sugeridos pela Fiat

Com a intenção de tomar o lugar do Stilo, lançado em setembro de 2002, e abocanhar uma fatia mais ge­­nerosa no mercado de hatches mé­­dios, a Fiat começa a vender o Bra­­vo em três versões e com duas opções de motor: E.TorQ 1.8, com câmbio mecânico e Dualogic; e 1.4 T-Jet, com câmbio de seis marchas. Mais em conta, o modelo Essence custará a partir de R$ 55.200. Além da versão de entrada, o motorista po­­derá optar pela intermediária Absolute ou pela top de linha T-Jet. Esta última só chegará no pri­­mei­­­ro trimestre de 2011, custando a partir de R$ 67.700.Entre os principais equipamentos de série do Bravo destacam-se air bag duplo, ar-condicionado ma­­nual, direção elétrica com função City e rodas de liga leve de 16 po­­legadas. Há ainda faróis de ne­­bli­­na que acendem automatica­men­­­te em manobras (sistema cor­ne­­ring), freios a disco nas quatro ro­­das, rádio CD/MP3 player, espelhos retrovisores elétricos, levantamento de todos os vidros com apenas um toque no botão, volante com regulagem de altura e profun­di­­dade, acionamento elétrico da tam­­pa do taque de combustível e an­­coragem Isofix para assento infantil.

Já a lista de itens opcionais inclui faróis com lâmpadas de xe­­nônio, sensor de pressão dos pneus, teto solar elétrico Skydome, espelho retrovisor eletrocrômico, sensores crespuscular e de chuva e equipamento de som com subwoofer. Há ainda rodas de liga leve de 18 polegadas, bancos revestidos de couro, além de air bags laterais, ti­­po cortina e para os joelhos do mo­­torista.

Entre as novidades tecnólogicas que podem ser incorporadas por conta do cliente está o Rádio NAV, sistema que integra o controle do GPS, do rádio com som e MP3 e das funções do computador de bordo em uma tela com 6,5 polegadas. Para a versão T-Jet, o motorista contará com sistema de controle de estabilidade (EPS), rodas exclusivas aro 17 e botão overbooster, que aumenta o torque do carro.

Com uma dianteira que remete ao Punto e traseira que lembra os carros da Alfa Romeo, o Bravo não parece, mas tem 4,30 metros de comprimento; 1,79 m de largura; 1,50 m de altura e entre-eixos de 2,60 m. Aparentemente pequeno, o porta-malas engana já que sua capacidade é de 400 litros, superando os seus principais concorrentes Hyundai i30 e Ford Focus. A Fiat planeja emplacar 1.500 unidades mensais do modelo, sendo 55% na versão Essence, 40% na Absolute e apenas 5% na T-Jet.

Motorizações

O responsável por tirar da inércia as duas primeiras versões (Essence e Ab­­solute) do Bravo é o motor E-torq 1.8 16V, que estreou em ju­­lho no Fiat Punto e substitui o Po­­wer­­train do Stilo. Esta unidade de força é ca­­paz de gerar 132/130 cv com etanol/gasolina a 5.250 rpm. Seu torque máximo é de 18,9/18,4 kgfm al­­cançado a 4.500 rpm. De acordo com a Fiat, o motor já disponibiliza 93% de seu torque aos 2.500 giros, o que garante arrancadas mais vigorosas. Ainda segundo a montadora, a velocidade máxima do motor 1.8 16V é de 193 km/h com etanol e 191 km/h com gasolina.

Já a variante esportiva do hatchback traz sob o capô o motor turbo 1.4 16V T-Jet, o mesmo que equipa Linea e Punto em suas versões mais "ferozes". Movido apenas a gasolina, este propulsor desenvolve 152 cv de potência e 21,1 kgfm de torque a 2.250 rpm. Porém do lado direito do motorista há uma tecla OVB – overbooster – que, quando acionada, garante uma sobrepressão no motor e eleva o torque da unidade de força para 23 kgfm a 3.000 rpm. Com esta função ativada a direção elétrica volta para a esportividade e fica mais firme. De acordo com dados da marca, a configuração T-Jet leva os 1.370 kg do Bravo de zero a 100 km/h em 8,7 segundos. A velocidade máxima anunciada é de 206 km/h.

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