Com a intenção de tomar o lugar do Stilo, lançado em setembro de 2002, e abocanhar uma fatia mais generosa no mercado de hatches médios, a Fiat começa a vender o Bravo em três versões e com duas opções de motor: E.TorQ 1.8, com câmbio mecânico e Dualogic; e 1.4 T-Jet, com câmbio de seis marchas. Mais em conta, o modelo Essence custará a partir de R$ 55.200. Além da versão de entrada, o motorista poderá optar pela intermediária Absolute ou pela top de linha T-Jet. Esta última só chegará no primeiro trimestre de 2011, custando a partir de R$ 67.700.Entre os principais equipamentos de série do Bravo destacam-se air bag duplo, ar-condicionado manual, direção elétrica com função City e rodas de liga leve de 16 polegadas. Há ainda faróis de neblina que acendem automaticamente em manobras (sistema cornering), freios a disco nas quatro rodas, rádio CD/MP3 player, espelhos retrovisores elétricos, levantamento de todos os vidros com apenas um toque no botão, volante com regulagem de altura e profundidade, acionamento elétrico da tampa do taque de combustível e ancoragem Isofix para assento infantil.
Já a lista de itens opcionais inclui faróis com lâmpadas de xenônio, sensor de pressão dos pneus, teto solar elétrico Skydome, espelho retrovisor eletrocrômico, sensores crespuscular e de chuva e equipamento de som com subwoofer. Há ainda rodas de liga leve de 18 polegadas, bancos revestidos de couro, além de air bags laterais, tipo cortina e para os joelhos do motorista.
Entre as novidades tecnólogicas que podem ser incorporadas por conta do cliente está o Rádio NAV, sistema que integra o controle do GPS, do rádio com som e MP3 e das funções do computador de bordo em uma tela com 6,5 polegadas. Para a versão T-Jet, o motorista contará com sistema de controle de estabilidade (EPS), rodas exclusivas aro 17 e botão overbooster, que aumenta o torque do carro.
Com uma dianteira que remete ao Punto e traseira que lembra os carros da Alfa Romeo, o Bravo não parece, mas tem 4,30 metros de comprimento; 1,79 m de largura; 1,50 m de altura e entre-eixos de 2,60 m. Aparentemente pequeno, o porta-malas engana já que sua capacidade é de 400 litros, superando os seus principais concorrentes Hyundai i30 e Ford Focus. A Fiat planeja emplacar 1.500 unidades mensais do modelo, sendo 55% na versão Essence, 40% na Absolute e apenas 5% na T-Jet.
Motorizações
O responsável por tirar da inércia as duas primeiras versões (Essence e Absolute) do Bravo é o motor E-torq 1.8 16V, que estreou em julho no Fiat Punto e substitui o Powertrain do Stilo. Esta unidade de força é capaz de gerar 132/130 cv com etanol/gasolina a 5.250 rpm. Seu torque máximo é de 18,9/18,4 kgfm alcançado a 4.500 rpm. De acordo com a Fiat, o motor já disponibiliza 93% de seu torque aos 2.500 giros, o que garante arrancadas mais vigorosas. Ainda segundo a montadora, a velocidade máxima do motor 1.8 16V é de 193 km/h com etanol e 191 km/h com gasolina.
Já a variante esportiva do hatchback traz sob o capô o motor turbo 1.4 16V T-Jet, o mesmo que equipa Linea e Punto em suas versões mais "ferozes". Movido apenas a gasolina, este propulsor desenvolve 152 cv de potência e 21,1 kgfm de torque a 2.250 rpm. Porém do lado direito do motorista há uma tecla OVB overbooster que, quando acionada, garante uma sobrepressão no motor e eleva o torque da unidade de força para 23 kgfm a 3.000 rpm. Com esta função ativada a direção elétrica volta para a esportividade e fica mais firme. De acordo com dados da marca, a configuração T-Jet leva os 1.370 kg do Bravo de zero a 100 km/h em 8,7 segundos. A velocidade máxima anunciada é de 206 km/h.
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