O Bravo tem 4,30 metros de comprimento e apresenta uma dianteira que remete ao Punto e uma traseira que lembra os carros da Alfa Romeo| Foto: Fotos: Divulgação/Studio Cerri
A versão top de linha, com motor turbo 1.4 T-Jet, só chega no primeiro trimestre do próximo ano
Design do interior foi inspirado nos veículos de Gran Turismo
Fiat Bravo Absolute vem equipado com motor nacional 1.8 16V E.torQ
Sistema GPS, rádio e computador de bordo em uma tela no centro do console
O novo modelo oferece até espelhos retrovisores rebatíveis
Porta-malas com 400 litros é superior aos dos concorrentes
Confira a lista de preços sugeridos pela Fiat

Com a intenção de tomar o lugar do Stilo, lançado em setembro de 2002, e abocanhar uma fatia mais ge­­nerosa no mercado de hatches mé­­dios, a Fiat começa a vender o Bra­­vo em três versões e com duas opções de motor: E.TorQ 1.8, com câmbio mecânico e Dualogic; e 1.4 T-Jet, com câmbio de seis marchas. Mais em conta, o modelo Essence custará a partir de R$ 55.200. Além da versão de entrada, o motorista po­­derá optar pela intermediária Absolute ou pela top de linha T-Jet. Esta última só chegará no pri­­mei­­­ro trimestre de 2011, custando a partir de R$ 67.700.Entre os principais equipamentos de série do Bravo destacam-se air bag duplo, ar-condicionado ma­­nual, direção elétrica com função City e rodas de liga leve de 16 po­­legadas. Há ainda faróis de ne­­bli­­na que acendem automatica­men­­­te em manobras (sistema cor­ne­­ring), freios a disco nas quatro ro­­das, rádio CD/MP3 player, espelhos retrovisores elétricos, levantamento de todos os vidros com apenas um toque no botão, volante com regulagem de altura e profun­di­­dade, acionamento elétrico da tam­­pa do taque de combustível e an­­coragem Isofix para assento infantil.

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Já a lista de itens opcionais inclui faróis com lâmpadas de xe­­nônio, sensor de pressão dos pneus, teto solar elétrico Skydome, espelho retrovisor eletrocrômico, sensores crespuscular e de chuva e equipamento de som com subwoofer. Há ainda rodas de liga leve de 18 polegadas, bancos revestidos de couro, além de air bags laterais, ti­­po cortina e para os joelhos do mo­­torista.

Entre as novidades tecnólogicas que podem ser incorporadas por conta do cliente está o Rádio NAV, sistema que integra o controle do GPS, do rádio com som e MP3 e das funções do computador de bordo em uma tela com 6,5 polegadas. Para a versão T-Jet, o motorista contará com sistema de controle de estabilidade (EPS), rodas exclusivas aro 17 e botão overbooster, que aumenta o torque do carro.

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Com uma dianteira que remete ao Punto e traseira que lembra os carros da Alfa Romeo, o Bravo não parece, mas tem 4,30 metros de comprimento; 1,79 m de largura; 1,50 m de altura e entre-eixos de 2,60 m. Aparentemente pequeno, o porta-malas engana já que sua capacidade é de 400 litros, superando os seus principais concorrentes Hyundai i30 e Ford Focus. A Fiat planeja emplacar 1.500 unidades mensais do modelo, sendo 55% na versão Essence, 40% na Absolute e apenas 5% na T-Jet.

Motorizações

O responsável por tirar da inércia as duas primeiras versões (Essence e Ab­­solute) do Bravo é o motor E-torq 1.8 16V, que estreou em ju­­lho no Fiat Punto e substitui o Po­­wer­­train do Stilo. Esta unidade de força é ca­­paz de gerar 132/130 cv com etanol/gasolina a 5.250 rpm. Seu torque máximo é de 18,9/18,4 kgfm al­­cançado a 4.500 rpm. De acordo com a Fiat, o motor já disponibiliza 93% de seu torque aos 2.500 giros, o que garante arrancadas mais vigorosas. Ainda segundo a montadora, a velocidade máxima do motor 1.8 16V é de 193 km/h com etanol e 191 km/h com gasolina.

Já a variante esportiva do hatchback traz sob o capô o motor turbo 1.4 16V T-Jet, o mesmo que equipa Linea e Punto em suas versões mais "ferozes". Movido apenas a gasolina, este propulsor desenvolve 152 cv de potência e 21,1 kgfm de torque a 2.250 rpm. Porém do lado direito do motorista há uma tecla OVB – overbooster – que, quando acionada, garante uma sobrepressão no motor e eleva o torque da unidade de força para 23 kgfm a 3.000 rpm. Com esta função ativada a direção elétrica volta para a esportividade e fica mais firme. De acordo com dados da marca, a configuração T-Jet leva os 1.370 kg do Bravo de zero a 100 km/h em 8,7 segundos. A velocidade máxima anunciada é de 206 km/h.