Em números
Confira a ficha técnica com os principais dados do modelo:
Motor: Iveco FPT 13l com seis cilindros
Potência/torque: 560 cv/255 kgfm (1.000 rpm)
Câmbio: 16 marchas automatizado
Dimensões: 7,11 m (C), 2,82 (L), 3,9 m (A)
Preço: R$ 390.650*
C: Comprimento total; L: Largura total; A: Altura com climatizador no teto alto.
* Valor de acordo com a tabela Fipe do mês de junho.
Presente nas estradas brasileiras desde agosto do ano passado, o Iveco Stralis Hi Way 560, topo da gama de extrapesados da marca, tenta se firmar como uma nova opção para os frotistas que buscam conforto e robustez. Para isso, o modelo aposta no bem-estar proporcionado pelo maior espaço da cabine e pela força do motor Iveco FPT de 13 litros, com Turbo Compressor de Geometria Variável (VGT). Com esta tecnologia, o bloco gera até 560 cv de potência e 255 kgfm de torque a partir das 1.000 rpm, o que dá capacidade mais que suficiente para o bitrem de nove eixos vencer o caminho.
Por meio do mecanismo turbo compressor, o motor regula automaticamente a expansão e contração de combustível, conforme a força demandada pelo caminhão. Segundo o engenheiro de vendas da Iveco Vicente Lopes Garcia Filho, o VGT tem como vantagens a redução do número de troca de marchas e a otimização do uso de combustível. O Stralis 560 vem com câmbio automatizado de 16 velocidades para a frente e duas para a ré.
Entre os demais recursos que proporcionam a economia de combustível e redução dos gastos estão os sistemas de freio motor, de série, e o Intarder, que vem apenas como opcional. O primeiro mecanismo usa a potência do próprio bloco para diminuir a velocidade sem que o condutor coloque o pé no freio. No caminhão, a potência empregada para isso é de 415 cv. Já o Intarder é um dispositivo auxiliar que utiliza o óleo da caixa de câmbio para este mesmo fim. Ao todo, ele gera 978 cavalos de potência.
Por dentro e por fora
Além do motor, o Stralis 560 chega ao mercado com mudanças na cabine. O banco do motorista é equipado com sete regulagens diferentes, tendo como novidade a adaptação dos apoios lombares, que dão mais conforto e diminuem os impactos das imperfeições da estrada. Os dois assentos são revestidos em couro. Para acompanhar o incremento nas opções de preenchimento dos bancos, o volante pode ser adaptado segundo a preferência do condutor.
Na parte interna, o modelo registrou um aumento nas dimensões. A altura do assoalho até o teto alcança 1,9 metro. Já a cabine cresceu para 2,5 m de largura e 2,25 m de comprimento. Neste mesmo espaço, o bitrenzão oferece uma cama de 2,3 m de comprimento e 84 centímetros de largura.
Para uma melhor visualização dos recursos, o painel de controle do ar-condicionado e do rádio ganhou em ergonomia e ficou mais próximo do motorista. Por outro lado, o computador de bordo apresenta ao motorista o monitoramento do consumo, da velocidade média e do desgaste das lonas de freio.
Outra novidade do novo Stralis está no visual do modelo, a começar pela cor laranja exclusiva, que chama a atenção de quem passa por ele nas rodovias. No quesito aerodinâmica, o caminhão ganhou defletores de ar maiores nas laterais, que reduziram em 2% o consumo de combustível.
O jornalista viajou a convite da Iveco
Com Marina Silva isolada, agenda ambiental de Lula patina antes da COP-30
Paraná e São Paulo lançam alternativas ao Plano Safra para financiamento do agronegócio
De Silveira a presos do 8/1: sete omissões da pasta de Direitos Humanos de Lula
Dino vira peça-chave para o governo em menos de um ano no STF
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião